妖怪 YÔKAI
妖怪 Yôkai (também 化物 Bakemono) é um termo que freqüentemente é usado para representar fantasmas, aparições, espectros, demônios, monstros e duendes. Porém, o termo que para nós ocidentais enfatiza somente uma entidade externamente, para o japonês tem também um caráter das facetas más da natureza humana. Por isso, ao palavra Yôkai, pode ser definida como um fenômeno anormal ou uma entidade, e seria correto dividirmos em duas distintas categorias de Yôkai: fenômenos misteriosos (Yōkai Genshō 妖怪現象) e os monstros específicos como demônios, duendes, aranhas gigantescas, ou outros (Yōkai Sonzai 妖怪存在). Esse último enfatiza o estado mental e emocional do ser humano.
O Japão é rico de mitos, lendas e com uma gra nde variedade de monstros. Como na maioria das culturas, estes monstros, são criações da imaginação humana. Essas formas se assemelhavam a pessoas, animais ou objetos comuns. Na forma humana, talvez uma das características mais comum de um monstro era o exagero de alguma parte da anatomia. Por exemplo, quando prolongado o pescoço de uma mulher, de forma que se assemelhe a uma cobra, resulta em um monstro chamado 轆轤首 Rokurokubi (ou Hitôban 飛頭蛮), ou o nariz longo que é representado na figura de um ser metade homem e metade corvo, chamado 天狗 Tengu. Outra característica, como vimos acima no Tengu, é a combinação de seres humanos com animais, ou ainda, espécies de animais misturadas.
Até mesmo, objetos corriqueiros podem ganhar vida, freqüentemente somada com membros humanos, face, etc. Isto acontece, pelo fator cultural da crença que, como as pessoas, animais e inclusive objetos inanimados, ao envelhecerem, são inclinados a se tornar mais próximos a um Yôkai. Por exemplo, a Kitsune ou raposas não podem executar os seus truques de forma astuta, até que eles tenham centenas de anos. Igualmente, objetos inanimados com muito tempo estão sujeito a se tornar o domicílio de espíritos que o animaram, dando-os vida. Tais objetos monstruosos parecem inanimados na maioria do tempo, mas emergem a noite ou quando as pessoas não estão próximas com Yôkai.
O 傘化け Kasabake é um popular exemplo de um objeto Yôkai.
Monstros japoneses alcançaram um cume de variedade, criatividade e popularidade provavelmente durante o inicio do período de 江戸 Edo, entretanto eles permanecem populares ainda hoje, especialmente em desenhos animados, revistas em quadrinhos e filmes.
妖怪百物語 Yôkai Hyaku Monogatari ou 妖怪大戦争 Yôkai Daisensô e o desenho animado 河童のクゥと夏休み Kappa No Ku To Natsu Yasumi são exemplos de filmes sobre os Yôkai.
Porém, em tempos atrás, no Período de 平安 Heian, a variedade de monstros era escassa. Os poucos tipos principais de monstros eram o 鬼 Oni, 天狗 Tengu, 河童 Kappa, 狐 Kitsune e 狸 Tanuki. Durante o recente período de Kamakura, a variedade de Yôkai começou a se expandir.
Começarei com textos sobre esses mais conhecidos, das variedades clássicas de Yôkai, citados acima.