鎖鎌 KUSARIGAMA

 

KUSARIG3

 

O 鎖鎌 Kusarigama (foice e corrente) é uma arma tradicional do Bujutsu, mas que possivelmente ficou popular por intermédio da lendária história do combate entre 宮本武蔵Miyamoto Musashi e 宍戸梅軒 Shishido Baiken. 

Kama

kg 04

O Kusarigama é uma arma composta criada da combinação de duas outras armas, o 根飛/魂飛Konpi (corrente lastreada em uma extremidade) e a Kama (foice), uma ferramenta agrícola. No entanto, por causa da falta de estrutura para aguentar golpes de espada ou outras armas cortantes, o Kama usado para combate recebe o nome de 陣鎌 Jingama (foice de batalha) que é uma variedade do Kama preparada ou confeccionada para combate.

Outra arma mais antiga, chamada de  距跋渉毛 KyogetsuShôge, pode ter sido a precursora do 鎖鎌 Kusarigama, mas, não há relatos históricos para comprovar tal fato. Platão disse: “A necessidade é a mãe da invenção”, o Kusarigama, assim como várias outras armas usadas no Japão Feudal, provavelmente foi desenvolvido pela necessidade de sobrevivência. Essa arma tem a vantagem da versatilidade, podendo ter uma vantagem em áreas abertas, com o uso da corrente lastreada e seu razoável alcance, como também em ambientes fechados, com o uso da foice. No entanto, não implica que a corrente somente possa ser usada para longas distâncias, pois com a manipulação correta pode ser bem eficiente próximo de um adversário, para golpear com seu 分銅 Fundô (lastro) ou envolve-lo com o 鎖 Kusari (corrente). Além disso, alguns Kusarigama são desmontáveis, dando ao usuário a escolha conforme as necessidades.

Kusgama1Não foram incomuns objetos e ferramentas do cotidiano serem usadas para defesa em circunstâncias casuais, e quando percebidas com potencial para armas de combate eram modificadas para tal. Assim foi com o desenvolvimento do Kusarigama, se tornou muito mais pesada e mudou sob todos os aspectos de uma ferramenta para uma arma. Comparado com a foice de agricultura, o Jigama tem uma lâmina mais robusta e, muitas vezes, um cume e fio como espadas. Com o passar dos tempos, muitos estilos dessa arma foram desenvolvidas e é possível distinguir entre os vários estilos de acordo com o ponto ao qual a corrente é acoplada a foice. Onde a corrente é conectada a foice que determina como a arma tem que ser manipulada. Por exemplo, quando a corrente é unida à base da empunhadura é preciso duas mãos para usá-la efetivamente; quando a corrente é fixada no topo da lâmina, pode ser manipulada com uma mão (contanto que a corrente não seja muito longa), deixando a outra mão livre, uma vantagem que não deve ser subestimada. 

kusarigama 2

Há vários pontos de fixação da corrente: com a corrente presa à base do cabo (頭 Kashira); fixada na parte detrás da lâmina;  presa no meio do cabo; com a corrente presa na base superior do cabo, etc. Uma exceção rara é o Kusarigama do Shinken (ou Shinmi) Musô Ryû que aparentemente tem a corrente fixada no meio do cabo.

Além do ponto de fixação da corrente, o seu comprimento varia consideravelmente de um Ryüha para o outro, e tem grande importância em seu manuseio. Os tipos de Kusarigama, com corrente mais longa, são usados com duas mãos.

b0287744 20305360

 

 A Kusari pode ficar recolhida na mão direita, na extremidade do Fundô, ou recolhida na mão esquerda, a que segura o Kama.  Alguns Ryûha usam a medida da ponta do dedo da mão direita até a mão esquerda quando ambos os braços estiverem estendidos perpendicularmente ao corpo. Com uma dimensão menor é preferido usar uma mão para manipular o Kama e a corrente lastreada, no entanto a segunda mão está livre para recolher a corrente para uma defesa, entre outras possibilidades.

Kusarigama kiraku

O tamanho e forma da Kusarigama dependem do 流派 Ryûha (estilo) ou preferência do usuário. Um bom exemplo é o Kusarigama do 気楽流 Kiraku Ryû. A lâmina tem 12 centímetros e o cabo tem aproximadamente 36 centímetros com 3 centímetros de diâmetro, reforçado com anéis férreos forjados e com proteção extra para a mão provida por um guarda de metal. A corrente tem 108 centímetros.

Kusarigama ichi

 

O 一心流 Isshin Ryû é outra tradição que usa um Kusarigama muito distinto, uma escola que é dito frequentemente ser a pioneira de Kusarigamajutsu. A foice usada nesse Ryûha tem uma lâmina reta relativamente longa de duplo-fio com uma ponta angulada, uma característica que faz a arma satisfatória para apunhalar. Já nessa versão do Isshin Ryû, a corrente é fixada à base do cabo.

 

Também existe uma variante provida com lâmina similar a 片鎌槍 Katakamayari (lança com uma lâmina lateral).

Outro Kusarigama que requer domínio melhor do Kusarijutsu (arte da corrente) era provido com duas correntes lastreadas aproximas da lâmina. Alguns expoentes prendiam um perto da lâmina e o outro à base do cabo. 

Kusarigama5 

O 分銅鎌 Fundôkogama é uma espécie de Kusarigama com um Kama ligeiramente menor que média e com um gancho pequeno, como um Jutte, em seu cabo que ainda é usado pelo 柳生心眼流 Yagyü Shingan Ryü.

 

sui o ryu0649

O 9º Sôke 福原新左衛門景則 Fukuhara Shinzaemon Kagenori criou Masaki Ryû Fukuhara Ha Kusarigamajutsu, em parte baseado no 正木流万力鎖 Masaki Ryû Manrikigusari que foi passado desde então como uma tradição separada para cada Sôke do 水鷗流居合剣法 Suio Ryu Iai Kenpô.O Kama dessa tradição tem uma forma bem peculiar, mais assemelhado a um machado.

 

 

kg 005

Na tradição de Togakure Ryû Ninpô foi usado um tipo de Kusarigama para combate em campo, o 大鎌Ôgama era uma variação com tamanho exagerado comparado aos convencionais.

 

kg ogama

 

Embora muitas das 忍具Ningu (ferramenta Shinobi) fossem consideradas 隠し武器 Kakushibuki (armassecretas) por alguns Ryüha, elas eram claramente identificáveis como armas, se mostradas, e não poderiam ser carregadas facilmente sem chamar a atenção. Por outro lado, ferramentas agrícolas poderiam ser transportadas por espiões, disfarçados de fazendeiros, sem despertar suspeita. Dois tipos de Kusarigama que são relacionados ao Ninja são o 大鎖鎌 Ôkusarigama e o 鎖鎌 Kakushi Kusarigama. 

O Kusarigamajutsu foi ensinado por vários Ryüha de Bujutsu, normalmente como uma parte do currículo. Tecnicamente, 鎖鎌術 Kusarigamajutsu combina Kamajutsu, Kusarijutsu e Fundôjutsu. Kamajutsu é a arte que foca no uso da foice (鎌Kama), Kusarijutsu no uso da corrente (鎖Kusari) e Fundôjutsu recorrem ao uso do lastro ou peso (分銅Fundô ou 重り Omori) para atacar o corpo ou arma de um oponente.