鎧と戦闘 YOROI TO SENTÔ

Kaisha2

YOROI TO SENTÔ

(Combate e armadura)

 

As guerras no Japão durante do período 平安 Heian (794-1191) ao período 戦国 Sengoku (1467–1573) até o início do período 江戸 Edo (1603–1868) certamente foram palcos de grandes batalhas campais e o uso de armaduras foi fundamental para o sucesso e sobrevivência dos guerreiros. A execução prática das técnicas de combate com armas e 鎧 Yoroi (armadura) foram fortemente influenciadas por mudanças nas táticas de campo de batalha e, ainda mais importante, por mudanças no tipo de armadura e equipamentos bélicos usados.

As armaduras mudaram e evoluíram com o tempo, um Yoroi completo podia pesar de 15 a 30 kg, com os equipamentos complementares (espadas, arco com aljava e flechas, etc) podia alcançar até 40 kg. Um exemplo era o 大鎧 Ôyoroi usado por guerreiros de alto escalão do período Heian e projetado principalmente para combate montado que era bastante pesado e desajeitado, restringindo bastante os movimentos do guerreiro depois de desmontar. No mesmo período o 胴丸 Dōmaru foi usado como armadura para armas leves. No início, não atraiu muita atenção por ser um equipamento de proteção usado por Samurai de classe baixa, mas com o passar do tempo e a mudança dos estilos de luta, ele foi valorizado não apenas pelos Samurai de classe baixa, mas também pelos de alto escalão.

Assim como as armaduras e armas, os métodos de luta no campo de batalha também seguiram a mesma vereda evolutiva conforme a necessidade, foram classificados por diversos termos como: 鎧組討ち Yoroi Kumiuchi, 甲冑組討ち Kacchû Kumiuchi, 捕手腰廻小具足 Torite Koshimawari Kogusoku, 戦場組討ち Senjô Kumiuchi (combate em campo de batalha) ou alternativamente como 合戦組討ち Kassen Kumiuchi, entre outros. Já o combate com espadas foi conhecido como 介者剣法 Kaisha Kenpô ou 介者剣術 Kaisha Kenjutsu, igualmente também a prática do uso do Katana em combate sem a armadura é chamada 素肌剣術 Suhada Kenjutsu (esgrima com pele nua).

Desta forma, qualquer dessas classes levaram em consideração a luta contra um oponente dentro de um ambiente bastante limitado. Essas limitações aparecem na dificuldade em se mover rapidamente, mobilidade débil e poucos locais ou espaços que trazem efeito mediante a um golpe, corte ou estocada.

Os locais mais eficientes para atingir são principalmente as cavidades da armadura, como olhos, pescoço, axilas, partes internas das coxas e braços,etc. Também alguns locais para serem golpeados tinham a necessidade de aproximação e manipulação para expor o local, como o 草摺 Kusazuri, 喉輪 Nodowa e 兜 Kabuto (veja aqui), e assim quase sempre, o combate corporal terminava no solo, onde um dos 武士 Bushi teria maior controle em finalizar a luta usando um 鎧通し Yoroidoshi ou um 短刀 Tantô, por exemplo.

O grande avanço das armas, armaduras e métodos, no entanto, ocorreu durante o 戦国時代 Sengoku Jidai (período de guerra), nesse período a 当世具足 Tôseigusoku ou "armadura moderna" foi amplamente usada. Essa couraça relativamente leve, cheia de proteções para braços e pernas, era mais fácil de movimentar-se, permitindo o uso eficaz. de habilidades de luta tecnicamente mais “refinadas”.

Atualmente existem muitas tradições remanescente que contêm em seu currículo essas práticas de combate com armaduras, alguns exemplos são: 九鬼神流 Kukishinden Ryū, 柳生心眼流 Yagyu Shikage Ryū, 天真正伝香取神道流 Tenshin Shoden Katori Shintô Ryû, 浅山一伝流 Asayama Ichiden Ryû, 伯耆流 Hôki Ryū Koshi no Mawari, 竹内流 Takenouchi Ryū, entre outros.