MEIKYÔSHISUI

明鏡止水

Meikyôshisui

(Água serena reflete como um espelho limpo - O espelho da alma)

 

Meikyou

Meikyôshisui é um termo composto por duas palavras: 明鏡 Meikyô que significa "um espelho polido" ou limpo, e 止水 Shisui que significa "a água parada" ou serena. Podemos ver que nessa expressão, ambos os termos indicam a ação do reflexo, que tanto o espelho como a água parada fazem igualmente. Podemos dizer que tal conceito é uma analogia para saber qual estado correto nossa mente deveria ter.

 

Este pode ser comparado a um estado espontâneo da mente.  Um espelho quando está sujo ou embaçado, não reflete as coisas como deve, assim não está trabalhando como é suposto que o faça. Igualmente é com a nossa mente, se não estiver clara ou limpa, não trabalhará como deveria e como é suposto. Quando nossa mente não está clara ou limpa, normalmente são coisas más que estão entrando nela, ou seja, uma mente limpa não julgará mal, pois não tem maus pensamentos.

 

A mesma relação pode ser colocada no termo Shisui ou “a água imóvel”. Nossa mente deveria estar como um lago de água tranquila. Assim, como o lago de água parada nos traz a sensação de tranquilidade, calma e paz, e pode refletir, qualquer coisa, nitidamente como um espelho, nossa mente deveria ser como esse lago. Nossos pensamentos desnecessários são como pedras jogadas nesse lago, formando ondulações e distorcendo as imagens refletidas. Então, uma mente como um lago agitado afetaria nosso julgamento e consequentemente nosso comportamento.

 

Ainda podemos pensar no espírito de uma pessoa refletindo sobre as coisas, como à lua que reflete na água ou no espelho, da mesma forma que tudo que passa em frente a um espelho ou sobre a água parada é refletido, o espírito de uma pessoa refletirá tudo que passa em frente. Então, com uma mente vazia, tranquila, nós não produzimos nenhum reflexo. Nós podemos pensar nisto como um estado extremamente atento da mente onde podemos reagir espontaneamente e naturalmente sem se distrair com os pensamentos, e embora nós chamássemos este estado de 無心 Mushin ou “nenhum pensamento”, não significa “não pensar”', significa estar livre de distrações mentais, um estado puro da mente. Isto é simplesmente a mente e o coração que refletem iguais a um lago tranquilo ou um espelho limpo. A mente não tem nem forma nem cor. Usando o visível nós provemos uma metáfora para o invisível.

 

Kanchô Roberto Alves