お辞儀 OJIGI

Zarei

お辞儀 OJIGI

 

Outro dia, buscando por nostalgia, assisti a série Cobra Kai. Eu era um adolescente quando assisti o primeiro filme da saga Karate Kid, um filme de “artes marciais” e drama romântico norte-americano de 1984. Já nessa época eu ficava incomodado com a forma que os personagens do filme se cumprimentavam, mantendo o contato visual, e pior com as faces e cabeças verticalizadas. Porém, não podia esperar muito de um filme atuado por pessoas, que na maioria, não eram praticantes de 武道 Budō. Por essas lembranças, resolvi escrever sobre a importante arte da reverência.

礼法 Reihō é um termo que literalmente significa a maneira de reverenciar, é a forma mais representativa de etiqueta, e se curvar para tal é conhecida por お辞儀 Ojigi.

Originalmente, o ato de oferecer a cabeça, que era um dos pontos mais vulneráveis, a um oponente superior era uma forma de mostrar que não havia hostilidade. Diz-se que foi introduzido na China antes do período 奈良 Nara (710-794 d.C.) e foi formalizado como etiqueta Samurai na Idade Média, tornando-se uma forma de demonstrar respeito aos outros.

Quanto mais profundamente você se curvar, maior será o respeito que você demonstrará. Ao fazer uma reverência em pé, as mais simples envolvem inclinar a parte superior do corpo para frente em três estágios:

blog240409c

 

  • 会釈 ESHAKU (leve reverência)

Eshaku é ​​a inclinação mais leve. Esta é uma leve reverência realizada com as costas retas e a parte superior do corpo inclinada para frente a partir da cintura em cerca de 15 graus. Parece natural se você mirar seu olhar em um ponto cerca de 1,5 m à frente de seus pés. Tenha cuidado, uma leve inclinação da cabeça não é considerada uma reverência e pode parecer desleixada. É usado ao cruzar com pessoas no escritório, ao fazer contato visual com alguém à distância, ao entrar ou sair de uma sala de conferência ou recepção e ao oferecer chá aos visitantes.

  • 敬礼 KEIREI (reverência)

A saudação também é chamada de 中礼 Chūrei (reverência média) ou 普通礼 Futsurei (reverência normal) e é a reverência mais frequentemente usada. Em termos gerais, quando as pessoas dizem "お辞儀 Ojigi ou curvar-se", elas geralmente estão se referindo a uma reverência média. Fique em pé e incline a parte superior do corpo para frente a partir da cintura em cerca de 30 graus. Seu olhar deve estar de 50 a 60 centímetros à frente dos seus pés. Seja educado e lembre-se de falar primeiro e depois fazer uma reverência. É usado em todos os tipos de situações, como ao lidar com clientes, cumprimentar superiores, parceiros de negócios e clientes, dar boas-vindas e despedir-se de visitantes e após o término de uma reunião.

  • 最敬礼 SAIKEIREI (Inclinação mais profunda)

Reverência mais profunda também é chamada de 丁寧礼 Teineirei (reverência polida) e é considerada a reverência mais educada. Fique em pé, incline o tronco para frente a partir da cintura em cerca de 45 graus e faça uma reverência profunda. Olhe para os pés e levante-se mais lentamente do que o normal. É usado para expressar desculpas, gratidão e em ocasiões cerimoniais. Fazer muitas reverências pode fazer com que a outra pessoa se sinta desconfortável e causar uma má impressão, então você precisa ter cuidado.

No Japão, existe uma tradição de reverência desde os tempos antigos. Aparentemente, isso foi escrito como 跪礼 Kirei (reverência de joelhos) e como 跪伏礼 Kifukurei (reverência de joelhos prostado), ou como 匍匐礼 Hofukurei (reverência de rastejar), hoje conhecido pelo nome de 土下座 Dogeza (ajoelhar-se no chão, prostrar-se).

Na verdade, se curvar não é exclusivo do Japão. Aparentemente, o ato de "curvar-se" tem um histórico de ser feito como um sinal de respeito a um Deus em várias religiões e crenças ao redor do mundo.

É verdade que a reverência é uma visão comum nas principais religiões, como o cristianismo, o islamismo e o budismo. No entanto, a cultura de pessoas se curvando umas às outras diariamente é exclusiva do Japão, Korea e China. No passado, as pessoas só se curvavam diante de deuses e Budas.

Então, no período 鎌倉 Kamakura (1185-1333)​, quando os 武士 Bushi (Samurai) começaram a governar o país, a prática de curvar a cabeça para outras pessoas também passou a ser praticada. Essa mudança ocorreu porque a sociedade Samurai dava grande importância ao sistema de classes e ao sistema de ordens.

A sociedade Samurai, que foi estabelecida após guerras e lutas armadas, manteve a estabilidade social por meio dessas regras rígidas. Em tais sociedades, a reverência é altamente especializada. Pode ser usado dependendo da situação e do relacionamento interpessoal.

Por exemplo, 小笠原流 Ogasawara Ryū, um dos métodos de etiqueta dos Samurai, existem nove níveis de saudação chamados 九品礼 Kuhonrei. A chave para decidir qual usar depende do formato da sua mão e da profundidade da inclinação da sua cabeça.

kuhonrei

O 目礼 Mokurei, que é permitido apenas para o Imperador e o 将軍 Shogun, é uma reverência que envolve simplesmente mover os olhos para baixo.

Da mesma forma, a reverência 首礼 Shurei, que é realizada apenas pelo Imperador e pelo Shogun, envolve abaixar levemente a cabeça.

指建礼 Shikenrei é uma reverência feita ao ouvir alguém de posição mais alta.

Da mesma forma, o 爪甲礼 Sokōrei é executado ao ouvir alguém de posição mais alta.

折手礼 Sesshurei é um ritual realizado apenas por pessoas de alto status.

拓手礼 Takushurei é usado em cerimônias realizadas entre pessoas do mesmo status e na cerimônia do chá.

Uma reverência profunda a alguém do mesmo status é chamada de 双手礼 Soshurei.

Uma reverência profunda a um superior é chamada de 合手礼 Goshurei.

A forma de respeito aos deuses e Budas é 合掌礼 Gasshorei (oração com as mãos juntas em prece).

Estes são apenas exemplos de 座礼 Zarei (saudação sentada) realizados em uma 座敷 Zashiki (sala de Tatame).

Quando você sai ao ar livre, a etiqueta é diferente.

Por exemplo, durante o período 江戸 Edo, quando a procissão de um senhor feudal passava, todos se ajoelhavam no chão e se curvavam. Na realidade, a maneira correta de sentar é a chamada ヤンキー座り Yanki Suwari (posição sentada Ianque) ou うんこ座り Unko Suwari, cócoras com as mãos no chão.

 

FJqv63ZVUAAQ ge

yanki2      yanki3

Imagem1

 

Nas práticas marciais, a reverência 座礼 Zarei (sentada) ou 立礼 Ritsurei (em pé), com ou sem armas, podem ser bem variadas conforme a 流派 Ryūha ou estilo. Também existem maneiras distintas das reverências formais simples do cotidiano, dos Kata (forma pré-estabelecida) e para o combate real. Podemos ver tradições que usam posturas como 矢倉礼 Yagurarei e 土下座 Dogeza, 片膝 Katahiza, 半座礼 Hanzarei ou 陣中礼 Jinchurei (reverência com um joelho em campo de batalha), algumas tradições mais antigas usam reverências fazendo 印相 Insō ou gestuais de mãos, influência das disciplinas chinesas e religiões, também formas como 蹲踞 Sonkyō do Sumō e Kendō. É importante valorizarmos o respeito e humildade no caminho marcial e na vida, como também valorizar os detalhes e segredos contidos nas tradições que foram trazidos até os dias atuais.

Imagem2

 

Kitoryu zarei

 

sonkyo

 

A polidez é mostrar gratidão aos outros e boas maneiras de etiqueta no Budō e um caminho para o aperfeiçoamento.