刀剣押形 TŌKEN OSHIGATA
Depois de obter uma espada, a primeira coisa que você deve fazer é aprender como administrá-la e armazená-la. Para aprofundar seu conhecimento, você pode jogar 押形 Oshigata e 入札鑑定 Nyūsatsu Kantei (um registro onde você pode descobrir o 刀鍛冶 Katanakaji (ferreiro) e a 時代 Jidai (época) da espada observando seu 刀剣の反り Tōken No Sori, 地鉄 Jitetsu (metal base), a 焼刃 Yakiba (têmpera da lâmina), etc.
Oshigata é um método de copiar o desenho e o formato da lâmina de uma espada no 紙 Kami(papel) usando 墨 Sumi (tinta).
Diz-se que o Oshigata começou a ser praticado no período 室町 Muromachi, curiosamente outro método semelhante, 魚拓 Gyotaku (a arte de fazer gravura de peixes) foi usada no período Edo.
No início, o Oshigata era geralmente feito por meio de esboços e era usado como mero material documental e não como peça de valor artístico.
Mais tarde, o 拓本 Takuhon, uma técnica pictórica para copiar com mais precisão a aparência de objetos tridimensionais, foi inventada na China, e a aplicação de fricções levou à exclusiva 刀剣押形 Tōken Oshigata (impressão ou carimbo de espada) do Japão, que é uma técnica para copiar a forma de uma espada. 刀剣押形 Tōken Oshigata passou a ser utilizado como forma de registrar com precisão, como fotos e desenhos, as lâminas que enferrujam facilmente devido à umidade e se danificam facilmente.
As espadas eram frequentemente queimadas ou perdidas devido à guerra ou ao fogo, e era extremamente difícil na época transmitir com precisão informações sobre grandes espadas para as gerações futuras. No entanto, com a criação do Tōken Oshigata, mesmo que a espada real seja perdida, seu tamanho, forma, desenho, podem ser transmitidos às gerações futuras.
Além disso, é possível registrar a 茎 Nakago (haste da espada) que está gravado com um 銘 Mei (inscrição) que inclui o nome do fabricante e a data em que a espada foi feita, útil como uma forma eficaz de detectar 贋作 Gansaku (falsificações) comparando espadas reais.
Existem dois tipos de Tōken Oshigata: 全身押形 Zenshin Oshigata (impressão completa), em que a lâmina inteira é copiada, e 部分押形 Bubun Oshigata (impressão parcial), em que apenas uma parte da lâmina, como o 鋒 Kissaki ou 茎 Nakago, é copiado.
Hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia fotográfica, existem câmeras que podem registrar 刃文 Hamon (padrões de têmpera nas lâminas das espadas), que antes eram difíceis de projetar. Portanto, você pode pensar que não há necessidade de se dar ao trabalho de registrar espadas em Oshigata. No entanto, fazer Oshigata também proporciona treinamento para observar espadas.
Além disso, 刃中の働き Hachū No Hataraki (diversos padrões que ocorrem no interior da lâmina devido à quantidade de argila cozida aplicada na lâmina durante o endurecimento da espada, bem como à textura e composição do ferro base) são mais fáceis de entender do que as fotos, e você pode aprender sobre a apreciação da espada apenas olhando para elas. Ela passou a ser avaliada novamente em termos de transformação.
Desta forma, embora as formas prensadas sejam materiais de arquivo, elas também podem ser vistas como artifícios de 刀剣鑑賞 Tōken Kanshō (apreciação da espada) e também podem ser usadas para treinar o olhar perspicaz.
Existem duas maneiras principais de fazer fricções: 湿拓 Shittaku (fricção úmida) e 乾拓 Kantaku (fricção seca).
A fricção úmida envolve umedecer papel ou pano, aplicar tinta no objeto antes que ele seque e copiá-lo, enquanto a fricção a seco envolve esfregá-lo com um lápis ou tinta sólida.
A fricção, praticada desde o período 室町 Muromachi, é a fricção úmida, introduzida na China, e a fricção a seco é um método desenvolvido no Japão durante o período 明治 Meiji. Além disso, existem classificações mais detalhadas de construção a seco, incluindo 間接拓 Kansetsutaku (indireta) e 直接拓 Chokusetsutaku (direta).
A impressão indireta é um método de colocar 和紙 papel Washi ou outro material em cima do objeto que você deseja copiar e depois esfregar tinta sólida por cima. A impressão direta envolve aplicar tinta diretamente no objeto e pressioná-la no papel, semelhante a uma impressão.
No final do período 江戸 Edo, a tinta sólida chamada 石華墨 Sekkaboku começou a ser usada e, a partir do período 明治 Meiji, os Tōke Oshigata 刀剣押形 ou carimbos de espadas também foram feitos com 鉛筆 Enpitsu (lápis).
A 石華墨 Sekkaboku foi originalmente inventada na China para copiar a caligrafia dos monumentos no papel, por isso pode-se dizer que é a tinta perfeita para a Oshigata.