鎖分銅 KUSARI FUNDO

 
 

Jodan

鎖分銅

KUSARI FUNDO

Pouco se sabe sobre a origem da corrente de metal; o ferro foi descoberto na China em 2.000 A.C., porém somente séculos mais tarde foram usados com maior abundância quando se descobriu como extraí-lo do seu minério e fundi-lo. Possivelmente somente após o século XII a corrente tenha sido exportada para o Japão. A partir daí muitas armas foram criadas por necessidade e outras acidentalmente ou adaptadas com ela. Muitas dessas armas são conhecidas e utilizadas para treino nos dias atuais, enquanto outras se perderam no tempo e não mais foram vistas. Uma delas, pouco conhecida e treinada em raríssimas escolas marciais é o 鎖分銅 Kusari Fundo (corrente lastreada), também conhecida como 萬力鎖 Manrikigusari (corrente com força de 10.000), uma simples corrente (鎖Kusari) de vários comprimentos (normalmente entre 45 cm a 90 cm) e lastreada com um peso (分銅Fundo) em cada extremidade. Pouco se sabe sobre a origem da corrente de elos e, conseqüentemente, dos artefatos que a utilizavam. Possivelmente a maioria das armas conhecidas hoje com corrente foram anteriormente usadas com corda em seu lugar. 


A confecção da corrente era uma obra minuciosa e trabalhosa. É sabido que a corrente deve ser forte o bastante para resistir as forças sujeitada a ela. Tradicionalmente, as correntes que foram usadas como armas ou para conter criminosos foram fabricadas por um processo especial conhecido como 沸かし付けWakashitsuke, literalmente, "separar e unir." O chavão que uma corrente só é tão forte quanto sua ligação mais fraca é verdade, assim ao fazer correntes para armas, foi tomado grande cuidado para assegurar que cada ligação fosse forjada e martelada perfeitamente. Existem Kusari de vários comprimentos (normalmente entre 45 cm a 90 cm) e lastreada com um peso (分銅 Fundo) em cada extremidade. Pouco se sabe sobre a origem da corrente de elos e, conseqüentemente, dos artefatos que a utilizavam. Possivelmente a maioria das armas conhecidas hoje com corrente foram anteriormente usadas com corda em seu lugar.

O processo de fundição e forja era semelhante a de outras armas como o Katana. Primeiro, o ferro era martelado e achatado em folhas planas. Com um 鏨Tagane (ferramenta de corte) as folhas eram cortadas em tiras muito finas, após essas tiras eram unidas formando uma vareta longa que foi então enrolada ao redor de uma barra de metal, cortadas e suas extremidades aquecidas em uma forja de carvão.  Cada anel teve que ser feito deste modo e havia um cuidado para que os anéis já forjados não fossem expostos para aquecer novamente, assim estes eram cobertos e protegidos com lama.

De acordo com um documento histórico, há um tipo similar ao Kusari Fundo chamado 根飛 ou  魂飛 Konpi (Kon significa “Raiz ou espírito” e Pi “voar”) que foi usado como arma na Era da corte de 吉野 Yoshino (ao redor 1350 d.C.). Existe ainda outra arma que possivelmente tenha sido oriunda da Konpi chamada 錕平 Konpei, e outras formas foram criadas posteriormente com diversos nomes como o  玉鎖 Tamagusari, 分銅鎖 Fundogusari, 両分銅鎖 Ryôbundo Kusari, 袖鎖 Sodegusari, 鎖十手 Kusarijutte, 千鳥鉄 Chidorigane, 鎖竜咤 Kusariryûta, 鎖打棒 Kusari Uchibô 微塵 Mijin e inclusive o Manrikigusari e cada qual foi desenvolvido e utilizado de acordo com a arte marcial praticada.

konpi

魂飛 KONPI

konpei

平 KONPEI

tamagusari

玉鎖 TAMAGUSARI

kusari_uchibou

鎖打棒 KUSARI UCHIBÔ

Mijin

微塵 MIJIN

chidorigane

千鳥鉄 CHIDORIGANE

kusarijutte

鎖十手 KUSARIJUTTE

No 古武道 Kobudô de 沖縄 Okinawa também existe uma variação chamada スルジン Surujin (originalmente uma corda ou corrente mais longa que o Kusari Fundo lastreada em uma extremidade com um peso e na outra, com algum tipo de empunhadura, lâmina ou espeto) Essas armas são classificadas como 隠し武器 Kakushi Buki (armas marciais secretas).

Poucos dados e informações contundentes sobre essa obscura arma foram encontrados, e quando algum fato é descrito em documentos e preservado até os nossos dias, acaba sendo naturalmente o tutor da origem dessa arma.

É o caso do Manrikigusari da 正木流 Masaki Ryû (única escola remanescente especializada nessa arma). Outras escolas incluíram seu uso no currículo como é o caso da 明府真影流 分銅鎖術 Meifu Shinkage Ryû 手裏剣術 Shurikenjutsu - Fundo Kusarijutsu,  気楽流柔術 Kiraku Ryû Jûjutsu, 南蛮一品流 Nanban Ippon Ryû, 鏡心明智流柔術 Kyoshin Meichi Ryû Jûjutsu, 戸田流兵法 Toda Ryû Heihô (棒術 Bôjutsu・半棒術 Hanbôjutsu・短棒術 Tanbôjutsu・鉄扇術 Tessenjutsu・剣術 Kenjutsu・隠し武器術 Kakushibukijutsu), 新道流柔術 Shindo Ryû Jûjutsu, 疋田陰流 剣術 Hikida Ryû Kenjutsu entre outras.

Há relatos que o idealizador dessa arma foi um Samurai da época do clã 大垣 Ôkagi, habilidoso espadachim com licenças de 薙刀術Naginatajutsu, 鎖鎌術 Kusarigamajutsu e 鎖分銅術 Kusari Fundôjutsu(万力鎖 Manrikigusari) de  唯心一刀流 Ishin Ryû e 古藤田一刀流 Kotoda Itto Ryû Bujutsu chamado 段之進正木 俊光 Dannoshin Masaki Toshimitsu, nomeado sentinela chefe para a proteção do portão principal (大手門 Otemon) do Castelo de 江戸Edo (東京Tokyo). Eram responsabilidades de 正木Masaki e seus discípulos, vigiar contra a intrusão de bandidos e outros inimigos. Masaki percebeu que se houvesse uma tentativa de invasão ao portão, certamente resultaria em derramamento de sangue desnecessário.

As convicções de Masaki ditaram que tais batalhas sangrentas não deveriam acontecer, pois mancharia de sangue um importante e famoso portão considerado um local sagrado, contudo, o portão do castelo deveria ser defendido a todo custo. Com isso Masaki, durante algum tempo, estudou que tipo de arma seria mais apropriado. Por razões desconhecidas ele decidiu que o uso de uma corrente seria de alguma forma muito satisfatória, não só para defender contra inimigos desarmados, mas também armados. Assim ocorreu o nascimento do 萬力鎖 Manrikigusari.

Masaki então ensinou as técnicas de corrente aos seus discípulos e estudantes de espada, e fundou o 正木流 Masaki Ryû. Em pouco tempo essa arma tornou-se proeminente em todo Japão. Pessoas surgiram de todos os cantos do país para conhecer e aprender as técnicas e segredos do Manrikigusari. É relatado que antes de Masaki apresentar ou ensinar suas técnicas de Manrikigusari a qualquer interessado, sempre instruía o adepto que o Manrikigusari não era para ser aplicado desnecessariamente e que só deveria ser utilizado com retidão. Masaki advertiu que a pessoa que o utilizasse para o mal, se destruiria física e espiritualmente. É dito que Masaki se curvava em forma de respeito ao apresentar o Manrikigusari, e com uma oração buscava transmitir um espírito bom nisto antes de apresentá-lo a alguém. Em seguida foi adotada a arte de Manrikigusari aos Samurais da Sede de 大垣 Ogaki.

Hoje a Masaki Ryû é encabeçada pelo 10º Sôke (sucessor), 名和弓雄 Nawa Yumio que recebeu a tradição de seu avô 9ª Sôke 名和義政 Nawa Yoshimasa (um samurai do domínio de 美濃 Mino - 大垣 Ogaki encarregado da segurança regional) que introduziu uma arte complementar, chamada 江戸町方十手捕繩扱樣 Edomachikata Jutte Torinawa Atsukaiyou (arte do porrete bifurcado e corda para aprisionar) no programa de Masaki Ryû.

Nawayumio

É sabido que os Ninja praticaram um método aparente ao Kusari Fundo, o 忍び手拭い術 Shinobi Tenugui No Jutsu (técnicas de Ninjutsu de empregar uma toalha curta como uma arma) embrulhando uma pedra no fim ou no centro da toalha e carregavam esta arma ao redor de sua cintura ou escondendo-a dentro de sua roupa, como também a arte de usar o 下げ緒 Sageo (corda de segurança da bainha “鞘 Saya” da espada) atado a alguma arma ou objeto.

Um golpe com um Kusari Fundo é devastador; a força gerada no giro dessa corrente lastreada é realmente impressionante e fatal. Por esse motivo, hoje ao treinar em um 道場 Dôjô (sala de treino) é aconselhado usar o 鎖稽古 Kusarigeiko (arma de treino), uma corda com nós nas extremidades ou 帯 Obi (faixa). Isto nos faz alcançar segurança e habilidade para usar a real arma ou objetos triviais como arma para autoproteção.