鳶口と手鉤 TOBIGUCHI E TEKAGI

 

鳶口と手鉤 TOBIGUCHI E TEKAGI

 

Quando estudamos a origem da gama de armas usadas nas artes marciais, é notório que a maior parte delas foram ou ferramentas, seja de agricultura, marcenaria, jardinagem, entre outros ofícios, ou ferramentas adaptadas para serem usadas como Tobiguchi2arma. Nesse texto falarei sobre dois tipos representantes desse exemplo, o 鳶口 Tobiguchi (bico de gavião) e o 手鉤-手鍵 Tekagi (gancho de mão). O 鳶口 Tobiguchi foi inicialmente concebido como um gancho de fogo, aqui no Brasil conhecido como “’gancho croque” para bombeiros. Ao combater incêndios, ele poderia ser empregado para derrubar partes em chamas, partes perigosas e condenadas de um edifício ou para arrastar objetos para longe do fogo. Era mais prático com o gancho, mas também podia ser usado com uma picareta. O Tobiguchi básico consistia em um cabo de madeira dura de aproximadamente 45 centímetros de comprimento com uma pequena lâmina semelhante a uma picareta presa na parte superior. Alguns modelos tinham cabos longos, como um Bô, e outros eram reforçados com anéis de metal forjado.

 

Em épocas em que as casas eram construídas de madeira, papel e palha, um incêndio poderia ser desastroso. Geralmente oTobiguchi combate a incêndios era da responsabilidade dos Samurais em tempos de paz e até mesmo do 大名 Daimyô (senhor feudal) que tinha uma unidade sob seu comando. E mesmo durante o incêndio era importante que os Samurai pudessem estar preparado para a possibilidade de alguém se aproveitar da situação e atacar, assim eram instruídos a se armarem antes de sair para supervisionar nas atividades de combate a incêndios, e os Tobiguchi podiam ser usados pelos Samurais e Daimyô para tal propósito.  Para isso, os Tobiguchi foram preparados para serem usados como arma, era também um símbolo de comando, usado para emitir ordens e sinalização, e muitas vezes era ricamente decorado. Em geral, os Tobiguchi do Daimyô tinham uma picareta menor, enquanto os dos Samurai eram mais sóbrios e funcionais, os Tobiguchi eram frequentemente usados em brigas entre plebeus, ganhando o nome de 喧嘩鳶 Kenkatobi (gavião de luta). Os membros dessas unidades também podiam usar Tobiguchi equipado com um gancho em forma de L, para que pudessem funcionar como Jutte. Esta variedade foi chamada de Tobijitte 鳶十手 ou 手鍵十手 Tekagijitte

 

Tekagi2Uma outra ferramenta muito parecida, inclusive também é classificada as vezes como Tobiguchi, é o 手鉤Tekagi3 Tekagi. O Tekagi e uma das ferramentas mais versátil que conheço, ela tem cabos de comprimento variados e inclui um gancho em sua extremidade. Seu uso pode ser visto também como o do Tobiguchi, mas em jardinagem para raspar e limpar raízes, como 漁具 Gyôgu (equipamento de pesca) que pode ser utilizado para arrastar peixes grandes nas embarcações ou para transportá-los no mercado, podia ser chamado de 鯨鈎 Kujirakagi (arpão de baleia), no campo para apanhar 俵 Tawara (fardo de palha, geralmente para carregar arroz)  ou em armazéns para transportar cargas que são pesadas ​​e não tem onde segurá-las, para levantar ou arrastar Tatame,  em marcenaria para locomover troncos ou tabuas pesadas, enfim, poderia dar outros exemplos, mas já está ratificado a sua versatilidade.

 

Parece não ter havido nenhum 武術流派 Bujutsu Ryûha especialmente focado no uso do Tobiguchi ou Tekagi como arma, mas a lógica dita que essas ferramentas armas seriam usadas da mesma maneira que um 鎌 Kama (foice), 陣鎌 Jingama (foice de batalha), 鎌槍 Kamayari e similares. Para a atividade de espionagem dos 忍び Shinobi, o Tekagi podia ser de grande utilidade, como facilitar a escalada, alavancar tabuas, portas, janelas para observar ou infiltrar, apanhar algo a longa distância, aplicar em combate em último caso ou qualquer outro uso que sua versatilidade mostrasse.