十手 JUTTE ou JITTE

Jutte_Kamae

十手

JUTTE ou JITTE

As armas do antigo Japão eram muitas e variadas. Com o passar dos tempos, muitas armas vieram representar classes e ideias sociais diferentes. Isto é, claro que sem uma generalização, mas a espada era normalmente associada com a classe alta, enquanto o Naginata se tornou associada como arma de mulher. Até mesmo a lança era, até certo ponto, associada com classes religiosas e o Jutte se tornou um símbolo de autoridade policial.

Essa associação do 十手 Jutte ou Jitte como é também transcrito, com autoridade não veio da noite para o dia. A própria arma tem, em primeira inspeção, pouca recomendação. É curta, e assim limita seu usuário para técnicas principalmente defensivas. É um porrete de ferro ou aço com um gancho atravessado próximo ao cabo. Porém, o simples gancho atravessado é o que faz esta arma mais potente do que o esperado.  O Jutte foi popular porque podia aparar o golpe de uma espada afiada e poderia desarmar um agressor sem danos sérios. Essencialmente para uma defesa ou contenção da arma de um transgressor, o comprimento do 

sai.jpgJutte exigia para o usuário que ficasse extremamente perto. Por isso, o domínio de métodos como 真剣白刃取りShiraha Shinken Dori (técnicas de defesa desarmado contra espada) e 逮捕術 Taihojusu (arte de capturar), eram fundamentais.

O Jutte é também muitas vezes confundido, pelos leigos, com o 釵 Sai, uma arma de 沖縄 Okinawa usado no 古武道 Kôbudô.

Como descrito anteriormente, o Jutte consiste em uma vara de metal que pode ser cilíndrica, quadrada, hexagonal ou octogonal e é normalmente provido com um gancho em forma de “L” conhecido como 太刀もぎの鈎 Tachimogi No Kagi (literalmente. "gancho arrancador de espada") ou somente 鈎 Kagi. Esse gancho ou aforquilha ao lado e perto do 柄 Tsuka ou 握柄 Nigirie (cabo) do Jutte permitiu ser usado para apanhar e travar as lâminas de armas afiadas, como também para espetar ou golpear.

Existem algumas versões que têm uma guarda de mão ou 鐔 Tsuba pequeno sem gancho, outros com dois ganchos, como também alguns com Kagi e Tsuba.  O Kagi também poderiam ser usados para emaranhar as roupas ou dedos de um oponente. O 握柄 Nigirie normalmente era embrulhado com couro, pele de Arraia ou provido com argolas de metal, entre outros. Os mais especiais tiveram cabos construídos como de uma espada e até mesmo, foram proporcionadas para modelos com 鞘 Saya (bainha).

Jut_parts

Existiu uma variedade enorme de modelos de Jutte, e especialistas reivindicam ter tido aproximadamente duzentos tipos usados no período de Edo. O comprimento variou de 25 a 28 centímetros para o curto, chamados de 懐十手 Futokorojitte (Jutte de peito ou bolso), 腰十手 Koshijitte e 腰指 Koshizashi (de  quadril), pois pode-se ser escondido facilmente no 懐 Futokoro (dobra do quimono) ou inserido na frente ou atrás do 帯 Obi e ser puxado rapidamente. Haviam de 55 a 64 centímetros mais longo, porém, antes do período Edo, modelos alcançavam medidas entre 70 a 90 centímetros. Alguns Jutte mais longo foram usados mais para lutar com criminosos armados e perigosos ou 浪人 Rônin (Samurai sem senhor) e foi chamado 戦闘用十手 Sentôyôjitte (Jitte/Jutte usado para combate). O comprimento Ideal do Jutte tem que prover proteção suficiente, e quando seguro em Sakate ou agarre inverso, o 棒身 Bôshin (vara de metal) contra o antebraço, sua 端 Haji ou ponta deve estender, pelo menos, ao cotovelo.

Assim, a polícia japonesa feudal usou o Jutte para desarmar e prender os suspeitos sem matança desnecessária. Eventualmente, o Jutte também veio a ser considerado um símbolo de status oficial.

Outros Samurai de alta-posição também carregou o Jutte como seu distintivo de oficial específico, mas, é improvável que usasse o Jutte de fato para propósitos de autodefesa, eles eram frequentemente mais decorativos que o funcional levado pela polícia e os seus assistentes.

Jutte1Geralmente o Jutte tem uma 紐 Himo (corda e ornamento) atado ao 紐付け環 Himotsukekan ou 環 Kan (argola) do 握柄 Nigirie ou 柄 Tsuka (cabo). Alguns especialistas acreditam que o Himo, conforme sua cor, indicava o nível ou representava a posição social do portador. Como os Jutte dos policiais do feudo eram feitos sob encomenda e reservadamente, eles não estavam freqüentemente sujeito a regulamentos oficiais, com isso dificulta a confirmação das cores usadas ou seus significados.

Muitas fontes classificam as cores e significados de formas diferentes, porém, geralmente é assumido que o preto era usado por assistentes não-Samurai, vermelho para 同心 Dôshin (polícia do período Edo) e púrpura para 与力 Yoriki (sargento da polícia). 

jutte_019

Outras fontes informam que regulamentos especificaram que 町奉行 Machibugyô usavam Himo de cor purpura, o 与力 Yoriki de cor vermelho, o 同心 Dôshin azul, o 小者 Komono (servo, menino de recados em uma família Samurai) de cor verde e o 岡引 Okappiki (policial secreto particular) de cor amarela. Já os assistentes que não fossem do casto Samurai não eram permitidos usar qualquer Himo. O Himo de cor branca foi usado pela unidade policial especial contra incêndio premeditado, 火付 Hitsuke Dôshin e roubo organizado, o 盜賊改め Tôzoku Aratame. Também é bastante possível que as cores dos Himo fossem mudadas conforme as estações do ano.

A corda atada ao Jutte poderia fazer um papel importante, assim ao ter a intenção de fazer uma apreensão, um policial foi permitido fixar um 捕り縄 Torinawa (corda de captura) no Jutte. Na captura de um transgressor, podia facilmente desatar o Torinawa de seu Jutte e amarrar seu prisioneiro com técnicas de 捕縄術 Hojôjutsu (arte de amarrar)

Ao contrário do que alguns autores reivindicam, o Jutte não é uma “arma nova” ao japonês. Ficou muito em evidência durante o período de Edo (1600 - 1869), mas, é muito mais antigo. Uma ideia popular é que o Jutte evoluiu comumente de uma arma de campo de batalha chamada de 鉢割 Hachiwari ou 兜割 Kabutowari (rachador de capacete), acreditada ter sido projetado por 五郎入道正宗  Gorô Nyûdô Masamune, um ferreiro renomado. Mas também, outras teorias são relatadas, como sendo originada de alguma arma chinesa antiga ou mesmo que tenha sido inventada pelo renomado 宮本武蔵 Miyamoto Musashi.kabutowarikosirae01 thumb

 

O 鉢割 Hachiwari ou 兜割 Kabutowari era uma barra de metal curvada, pontuda com um gancho perto da base do cabo. Usado pelos guerreiros Samurai igual a um punhal, era provavelmente usado como uma arma para aparar, contendo com a mão esquerda enquanto brandindo a espada na mão direita, ou perfurando o corpo entre as frestas das armaduras.  Mais ainda a origem do Jutte continua um mistério.

 

O termo 十手 Jutte é habitualmente traduzido literalmente como “Dez mãos” ou “Mão que vale por dez”. Porém, muitos outros nomes foram atribuídos a essa arma.

O Jutte foi conhecido por uma gama de nomes, listar todos seria impossível, mas, alguns dos mais conhecidos incluem: Jitte (十手, 実手, 實手, 術手), Jittei (十挺, 十丁), Koppu (骨斧), Tebô (手棒), Tekkan (鐵簡, 鉄幹), Kesan (卦算), Tettei (鐵挺, 鉄挺, 鉄梯), Ginbô (銀棒), Tesshaku (鐵尺), Jittetsu (實鐵), Juttô/Jjittô (十當), Sakate (賢手), e Tenki (轉木).

Alguns dos nomes recorrem a objetos como peso de papel férreo e outros artefatos semelhantes à arma. Já outros nomes não têm muitos significados, são simplesmente combinações de caracteres com a mesma leitura do nome original da arma. Antigamente, as pessoas nem sempre souberam a combinação de caracteres corretos e escreviam outro com o mesmo som.

Uma lenda antiga do Jitte ou Jutte é que a arma deu para seu usuário a força de dez mãos, assim foi escrito com os caráteres 十手, significando "dez mãos." Outra combinação com o mesmo som é 術手, mas o significado não é conexo.


Uma história antiga do Jitte ou Jutte é que a arma deu para seu usuário a força de dez mãos, assim foi escrito com os caráter 十手, significando "dez mãos." Outra combinação com o mesmo som é 術手, mas o significado não é conexo.