vitruviano

 

Feldenkrais

 

O Método de Feldenkrais é um sistema educacional que foi desenvolvido por 40 anos de pesquisa e criado pelo Ph.D Moshé Pinchas Feldenkrais, físico nascido na cidade ucraniana de Slavuta, engenheiro mecânico, pedagogo e artista marcial.

O método baseasse na educação somática ou movimento do corpo, enquanto desenvolve a expansão e refinamento no uso da própria consciência. É indicado para esses que desejam melhorar seu repertório de movimentos (dançarinos, músicos, artistas), como também esses que desejam reduzir dores ou limitações de movimento, ou mesmo para melhorar o bem-estar geral e desenvolvimento pessoal.

O método usa movimentos como um veículo primário para desenvolver a consciência, é diretamente aplicável a desordens que surgem dos movimentos restringidos ou habitualmente pobres. Mas, como um processo para ganhar consciência, o sistema reivindica ampliar as escolhas de uma pessoa e respostas a muitos aspectos de vida: emoções, relações, tarefas intelectuais; e se aplica a qualquer nível, desde a desordem severa até o desempenho altamente profissional.

O Método Feldenkrais assegura que não há nenhuma separação entre a mente e o corpo, aprendendo a se movimentar melhor, naturalmente melhorará o bem-estar global da pessoa em muitos níveis.

O Método de Feldenkrais é freqüentemente considerado como um complemento à medicina, porém, os profissionais de Feldenkrais geralmente não consideram seu trabalho como "tratamento" ou "cura", porque eles não estão trabalhando da forma dos médicos convencionais. Em vez de trabalhar diretamente em uma mudança no corpo físico, eles trabalham com o sistema nervoso e a capacidade de descobrir novas escolhas e possibilidades.