HAGAKURE

 

Hagakure

 

葉隠 HAGAKURE

O Hagakure (Escondido pelas Folhas ou Folhas Escondidas,) é um livro escrito por 常朝山本 Jôchô ou Tsunetomo Yamamoto , Samurai nascido em 1659 e falecido em 1719 em 鍋島 Nabeshima, atual província de 佐賀 Saga. O livro é composto de mais de 13 mil sentenças divididas em 11 capítulos que envolvem diversos temas, desde a organização dos utensílios para a Cerimónia do chá até a relação do Bushidô com o budismo zen e foi escrito durante sete anos de conversas entre Tsunetomo e um Samurai mais jovem que o visitava chamado 田代陣基 Tashiro Tsuramoto. Seu manuscrito original se perdeu e as edições modernas são feitas com base em cópias.

(Editora Conrad, Tradução de William Scott Wilson)

“Descobri que o Caminho do Samurai é a morte”. (Yamamoto Tsunetomo)

 

 

葉隠 O HAGAKURE

A Ética dos Samurais e o Japão Moderno


955-2Originalmente o Hagakure era um livro de ensinamentos éticos que pregava a paixão e a liberdade, ditado por 常朝山本 Jôchô ou Tsunetomo Yamamoto , um antigo Samurai, a seus discípulos nos séculos XVII e XVII. Reunindo instruções de ordem moral e prática, noções de história local e o relato de feitos de guerreiros famosos, o Hagakure garantia que o caminho do Samurai é a morte. Por isso mesmo chegou a ser trncafiado em segredo absoluto por 150 anos: representava material subversivo.

No século XX, na década de 30, em meio à febre nacionalista que então se apossou do povo japonês, e graças a uma reavaliação de alguns de seus conceitos, o Hagakure voltou a ser publicado, chegando a influenciar o espírito Kamikaze na 2º Guerra Mundial. Novamente a censura estenderia suas garras sobre ele, acusando-o de conter idéias perigosas.

Este livro de 三島由紀夫 Yukio Mishima, que originalmente é chamado de 葉隠入門 Hagakure Nyûmon (Manual de Hagakure) transporta o famoso manuscrito para tempos atuais. Morto três anos após a publicação desta obra, Mishima via no Hagakure muito mais do que um estudo sobre a morte. Ele o ensinou a buscar uma vida mais digna e a meditar profundamente sobre temas caros aos Samurais, mas, que continuam pertinentes em nosso século acima de tudo materialista: o valor da ação, da força de caráter, da paixão e do amor no dia a dia.

(Editora Rocca, autor Yukio Mishima - Tradução de Waltensir Dutra)