A Arte da Guerra: Sun Tsu
孫武 Sun Tzu ou Sun Wu, foi um antigo general, estrategista e filósofo chinês que é indicado como o autor da obra intitulada 孫子の兵法 Sonshi No Heihô ou 孫武の兵法 Sonbu No Heihô (A Arte de Guerra), um livro chinês antigo influente em estratégia militar que foi considerado ser um exemplo de conceitos Taoísta. Sun Tzu teve um impacto significante na história chinesa e asiática. Ficou conhecido, não somente como o autor da obra, mas, virou uma lenda. Durante os séculos IX e XX, sua obra cresceu em popularidade e virou um manual prático de estratégia também para sociedade Ocidental, sendo usado nos vários segmentos profissionais. Um livro que discute todos os aspectos da guerra, dos táticos aos humanos. Mostrando em determinados momentos, como todas elas são aplicáveis, não só para guerra, mas também no mundo dos negócios e na vida cotidiana.
Uma grande lição que se tira da obra é que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. Para atingir uma meta, o autor ensina, que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente da ação, o obstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios.
Superioridade numérica isolada não confere vantagem, mas a determinação de um líder sim. A energia deste, será fundamental para a vitória, mas não se trata uma energia cósmica ou religiosa, e sim da vontade de agir e conseguir conquistar objetivos.
(Editora Record, autor: SUN TZU & JAMES CLAVELL)
"Se você não se conhece e não conhece o inimigo, perderá todas as batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você se conhece e conhece o inimigo, não precisa temer o resultado de cem batalhas." (Sun Tzu)