MON URAWAZA
O emblema usado pela UWBK ou Urawaza Bugeikai é oriundo dos Kamon dos clãs do Japão. Sua simbologia tem vasta interpretação, é conhecido em Japonês como 九曜 Kuyō ou 九執 Kushitsu. Em Sânscrito: Navagraha e em Chinês: Jiǔ Yào.
Graha (do sânscrito ग्रह gráha - agarrar, segurar) é um "influenciador cósmico" sobre os seres vivos da mãe Bhumidevi (Terra). Na astrologia hindu, os Navagraha são alguns desses grandes influenciadores. Todos os navagraha têm movimento relativo em relação ao plano de fundo das estrelas fixas do zodíaco
Separadamente podemos interpretar alguns do significados:
Os CÍRCULOS (〇 ou 丸 MARU) – Para o japonês, o zero é escrito com um círculo, diferente da forma usada no ocidente. Esse círculo tem o significado de perfeição e pureza.
Existem oito círculos pequenos que representam o 八方 Happô ou todos os lados, como também, o infinito representado no algarismo 8 horizontalmente ().
O círculo maior representa o centro e a soma com os outros oitos círculos, formando nove, representa um número místico de grande poder e indestrutível.
Dentro do círculo central, encontramos o caracter 裏 URA, basicamente esse Kanji representa o nome de nosso clã, 裏技 Urawaza. Porém, o termo Urawaza foi usado a muitos séculos atrás para designar a prática, do que hoje conhecemos como Ninjutsu. O termo Ura no Budô significa o que é secreto, o que não podemos ver.
A CORES - Representam os três estágios de graduação, Branco (白い Shiroi) para o iniciante que passará por dez níveis (級 Kyû), Preto (黒い Kuroi) ao adepto avançado que também passará por dez níveis (段 Dan) e Vermelho (赤 Aka) para o praticante que alcança o nível máximo, o mestrado.
Os BAMBUS ou 竹 Take, tem uma gama de significado no Oriente, vejamos alguns:
Sua estética simples e ao mesmo tempo perfeita, retidão, resistência e flexibilidade, podem representar, metaforicamente, os conceitos do Budô.
O bambu é flexível e forte, resistindo as mais fortes ventanias, mostrando-nos que não devemos nos opor à realidade da vida, mas, sermos fortes, resistindo para tornar nossa vida plena. O bambu é forte e resistente, servindo para construção de quase tudo que pudermos imaginar, assim como devemos ser em nosso caminho, 不動心 FUDÔSHIN.
Entre os nós do bambu é oco, vazio. Representando a atitude de nos tornamos vazio a cada dia. Quando estamos cheios, não sobra espaço para nada, nos tornamos arrogantes e ignorantes. Se cultivarmos a capacidade de, a cada novo dia, tornamos como os gomos do bambu, poderemos absorver tudo que a vida tem para nos oferecer, pois sempre haverá espaço.
A retidão sem igual do bambu, a perfeição do seu projetar-se para o alto, assim como seus nós, os quais simbolizam os diferentes estágios do caminho e nosso itinerário interior, nosso crescimento e a evolução em direção à meta.
No Japão, o bambu é uma planta de bons auspícios ou sorte, pintar o bambu é considerado não só arte como também um exercício espiritual.