平衡 HEIKÔ (Equilíbrio)

平衡 HEIKÔ (EQUILÍBRIO)

equilbrioOs princípios da Dureza ( Gô) e Suavidade ( Jû), Força ( Kyô) e Fraqueza ( Jaku) estão presentes em nossas vidas cotidianas sem que percebamos. Todas as decisões que tomamos todos os dias, certas ou erradas, são influenciadas por essas qualidades e definem o caráter do ser humano. Decisões essas que podem ser as mais simples, como o jeito que se conversa com uma pessoa às mais complexas, como criar um filho para o mundo.

Como dito, estão ligadas à nossa vida e não existe uma fórmula perfeita, um padrão a se seguir. Deve-se buscar um equilíbrio perfeito entre dureza e suavidade, força e fraqueza a cada situação.

Como um professor, que ensina aos alunos em uma sala de aula, que às vezes precisa da Dureza para manter a disciplina e bom comportamento, mas também é necessária ter a Suavidade para entender que cada um tem uma forma de interpretar o que está sendo passado e assim ser flexível o suficiente para transmitir de modo mais compreensível sua lição.

Um pai, que cuida de um filho, precisa da Força para ampará-lo em momentos difíceis lhe dando conselhos e orientando na busca da iluminação e também precisa da Fraqueza quando se rende a um simples sorriso a encorajá-lo a seguir em sua eterna busca pela felicidade.

Na vida, assim com na prática do 武道 Budô, não é diferente, essas quatro qualidades são constantemente estampadas na arte marcial para representar seus princípios fundamentais, como no conto do “Carvalho e o Junco”, representando a Dureza e a Suavidade. O artista marcial precisa da Dureza de um Carvalho equilibrado com a Suavidade (Flexibilidade) do Junco para ter uma boa base marcial, estar livre para criar e dessa forma preparar uma pessoa mais fraca (Fraqueza) a superar a mais forte (Força).

Texto escrito pelo Shôdan Felipe Cervantes