五大 GODAI - 五行 GOGYÔ
Dentro das crenças tântricas tibetanas é ensinado que todos os aspectos físicos da existência têm origem da mesma fonte e pode classificar-se em cinco manifestações principais dos elementos. Essencialmente existem cinco elementos para classificar duas teorias conhecidas:
- 五大GODAI (os cinco grandes) como uma filosofia japonesa no qual eles aparecem primariamente como os 5 componentes fundamentais de todos os fenômenos relativos, correspondendo ao que, em um nível, nós chamaríamos atualmente de matéria, ligação, termodinâmica, cinese e espaço. Não é possível dividir os elementos, porque eles são completamente interdependentes, eles são indivisíveis. Nós apenas nos referimos a eles como se estivessem separados, a fim de trazer uma base didática.
- 五行 GOGYÔ (as cinco fases) como um sistema chinês no qual eles aparecem em um sentido mais dinâmico, correspondendo as quatro fases gerais de todos os ciclos de vida e um estado fundamental subjacente, isto é, crescimento inicial, maturação, decomposição e reabsorção no todo, que está ocorrendo em todos os tipos de níveis e sobre todos os tipos de escalas de tempo, desde o molecular até a duração de uma vida humana. No entanto, também sua origem é oriunda de sistemas indianos e tibetanos que remontam a mais de 2.500 anos.
五大 GODAI
A estrutura conceitual conhecida como Godai ou "os cinco elementos" é comum em muitas modalidades marciais, terapêuticas, artísticas, religiões e sistemas espirituais japonesas.
Estes cinco elementos são: 地 Chi (Terra), 水 Sui (Água), 火 Ka (Fogo), 風 Fu (Vento/Ar) e 空 Ku (Vazio/ Céu/ Éter/espaço).
Tudo no universo é percebido como uma manifestação desses cinco grandes “blocos de construção” elementares. Nada na existência é visto apenas como um elemento ou outro, mas como uma combinação complexa de graus dos cinco.
A cada elemento, é claro, estão ligadas as muitas qualidades e atributos.
Por exemplo:
CHI - Terra (predominantemente associada à teimosia, estabilidade, fisicalidade, gravidade) dá solidez;
SUI - Água (predominantemente associada à emoção, defensividade, adaptabilidade, flexibilidade, flexibilidade, adaptabilidade, magnetismo) mantém as coisas juntas;
KA - Fogo (predominantemente associado à paixão, imparabilidade, agressão, energia térmica) aquece ou se transforma;
FU - Vento/Ar (predominantemente associado à vontade, Indescritibilidade, evasão, benevolência, compaixão, sabedoria, eletricidade) é responsável pelo movimento;
KU - Vazio/Céu/Éter (predominantemente associado a poder, criatividade, espontaneidade, Inventividade, Reação Nuclear) se conecta a fonte criativa.
Terra é força, água - poder, fogo - energia, vento - resiliência, vazio – comunicação.
No sistema Godai, os dedos das mãos podem representar os cinco elementos, o polegar é usado para simbolizar/representar Vazio (poder, criatividade); o dedo indicador está associado ao elemento vento [ar], (vontade, sabedoria); o dedo médio, com elemento fogo (paixão, agressão); o dedo anelar, o elemento água (emoção, adaptabilidade); e o dedo mindinho o elemento Terra (estabilidade, fisicalidade).
Entende-se que - além de obter energia-poder elementar com alimentos, bebidas, calor, luz solar etc. - todos nascemos com níveis específicos de energia-poder de cada um dos cinco elementos: energia elementar “original” - poder; mas como resultado de trauma, choque, experiências negativas, etc., podemos "perder" parte de nosso poder energético dos cinco elementos "original" - ele pode se esgotar, suprimir, reprimir, inibir etc.
Para remediar esta situação, surgiram várias práticas espirituais e terapêuticas que se concentram na recuperação do poder energético elementar original ou pré-natal, bem como no equilíbrio/nutrição elementar.
Através da recuperação, do equilíbrio e da nutrição, fortalecemos e desenvolvemos nosso poder energético dos cinco elementos, e é assim podemos manipular e direcionar melhor o poder energético dos cinco elementos do Céu e da Terra para obter efeitos favoráveis em nosso cotidiano.
Livro sobre 修験道 Shugendô de 1918 escrito por 三井豊興 Mitsui Toyooki, Seção sobre 五大 Godai (cinco elementos).
五行 GOGYÔ
Cinco elementos: refere-se aos cinco modos de movimento físico da 木Moku (madeira), 金Kin (metal), 水Sui (água), 火Hi (fogo) e 土terra. Os pensadores chineses antigos usaram a teoria dos cinco elementos para explicar a formação e a inter-relação de todas as coisas no mundo. Cinco elementos da medicina tradicional chinesa para explicar vários fenômenos na fisiologia e patologia, usam para calcular o destino e prever o futuro, para harmonizar os indivíduos com o ambiente ao redor, entre outros métodos. O Taoismo é uma tradição filosófica e religiosa que enfatiza a vida em harmonia, usando os pricipios do 陰陽 InYo (Yin Yang)
As interações geradoras dos cinco elementos são como a concepção, a gestação, o nascimento e o relacionamento entre mãe e bebê. Esses pares
de elementos estão profundamente ligados e, juntos, implicam sucesso e sorte.
As cinco interações geradoras:
- A madeira alimenta o fogo.
- O fogo forma a terra (vulcões, cinzas, etc.).
- Terra contém metal.
- O metal transporta água (baldes, canos etc.).
- A água alimenta madeira (árvores, plantas, etc.).
As cinco interações dominadoras:
- Fogo derrete metal
- O metal penetra na madeira (cortando, serrando, perfurando, pregando).
- A madeira separa a terra (as raízes das árvores quebram o solo/a rocha).
- Terra absorve água.
- A água apaga o fogo.
Tanto o Godai como o Gogyô tem, de formas distintas, associações de cada Elemento com cores, pontos cardeais, estações do ano, animais do zodíaco, símbolos, sentimentos, divindades, sons, órgãos, etc.