石の宝殿 ISHI NO HÔDEN
Um megálito pré-histórico em Hyogo
O 石の宝殿 Ishi-no-Hoden é uma construção megalítica, ou seja, uma grande construção rústica com pedras de grande porte, localizada na cidade de 高砂 Takasago na prefeitura de 兵庫 Hyôgo (perto de 姫路 Himeji).
A criação da pedra é atribuída à civilização 縄文 Jômon (ca. 14000-1000 aC - a mais antiga civilização humana pré-histórica conhecida, que também está ligada à mais antiga cerâmica descoberta).
A pedra tem 5,6 metros de altura, 6,5 metros de largura e 7,5 metros de profundidade com um peso de 500 toneladas. Isso torna a pedra maior do que qualquer uma das pedras usadas na Grande Pirâmide de Gizé; a maior delas pesava 80 toneladas, enquanto as típicas grandes pedras de base dessa pirâmide tinham de 6 a 10 toneladas.
A pedra 宝殿 Hoden (literalmente significa "mansão do tesouro") foi esculpida na encosta da montanha circundante (a montanha é chamada de 宝殿山 Hodenyama). A pedra existe enquanto os arredores foram extraídos, o que é diferente de outros megálitos famosos (como Stonehenge, as estátuas Moai da Ilha de Páscoa ou o granito de Aswan da pirâmide de Gizé) que eram misteriosos antes dos desafios logísticos de transportar as pedras.
Mais tarde, a civilização japonesa se desenvolveu na área de 関西 Kansai (considerado a capital espiritual e cultural) e um santuário Shintoísta, 生石 Oushiko, foi construído para venerar a pedra. O santuário de Oushiko foi construído em torno da pedra e homenageia o deus 大国主神 Okuninushi no Kami (mais conhecido como "大己貴神 Ōnamuchi no Kami"), o deus da construção nacional, agricultura, medicina e governante do mundo invisível da magia. De acordo com a mitologia shintoísta do santuário, o deus Okuninushi lançou o desafio de construir um castelo, mas durante a primeira noite alguns espíritos locais usaram a distração para se rebelar, então Okuninushi deixou o projeto inacabado como é visto hoje.
O Ishi no Hoden parece flutuar em um lago de água. A lagoa é uma trincheira que é cortada em torno da pedra e estreita a base para que uma saliência de pedra fique suspensa acima da água. Este aspecto da pedra lança uma imagem poderosa sobre a cena.
Um ponto interessante da lagoa é que, apesar de parecer rasa, ela não secou, mesmo em épocas de grande estiagem. Isso parece ser devido à água subterrânea que existe quando a pedra é cortada na terra bem abaixo do pico da montanha. As informações do Santuário de Ôshiko afirmam que o nível da água sobe quando a maré sobe (o mar é visível da montanha). Por causa disso, a água foi creditada com propriedades mágicas; inclusive sendo eficaz contra qualquer tipo de doença.
Em 6 de outubro de 2014, juntamente com outros locais históricos, foi registrado como um local histórico nacional sob o nome de 石の宝殿及び竜山石採石遺跡 Ishi No Hōden Oyobi Tatsuyama Ishi Saiseki Iseki.
O Ishi no Hoden do Santuário Oishi, o Shiogama do Santuário Shiogama na Prefeitura de Miyagi e o Tensakahoko dos terrenos periféricos do Santuário Kirishima Higashi na Prefeitura de Miyazaki são referidos coletivamente como os Três Maiores do Japão.
Ishi no Hoden é uma das três pedras misteriosas do Japão. As outras duas são o 天逆鉾 Ama no Sakahoko em 高原 Takaharu (um monumento em forma de lança que se projeta do topo de uma montanha) e o 四口の神釜 Yonku no Shinkama em 塩釜 Shiogama (estranhos tonéis de pedra). O Ishi no Hôden é o único mistério dos três que está localizado em Kansai.
Um marcador de pedra indicando onde o Imperador Taisho (que reinou de 1912-1926)
uma vez escalou o Monte. Hoden. Mt. Hoden sobe até 65 metros acima do nível do mar.
Essas cordas Shimenawa são frequentemente vistas no Japão,
colocadas em torno de "Shintai" (corpos espirituais / objetos de adoração).
A pedra parece pairar sobre a água.
Tama-iwa (Pedra da alma)
A pedra vista da trilha de caminhada que circunda o santuário.
Por causa do espaço íngreme e estreito com a vegetação, é difícil ter uma boa visão da pedra de um só ângulo.
- Clique nesse Link para visualizar a pedra em vídeo.