UM LEGADO VIVO

Togakushi2

 

UM LEGADO VIVO

 

Do vilarejo 信州戸隠 Shinshu Togakure, o Sr. Shimizu, diretor do Centro Cultural Folclórico e o Sr. Yamaguchi, dono de um restaurante de 蕎麦 Soba, vieram à minha casa para me falar da idéia de reformar o antigo prédio cujos arquivos abrigam a História local. Na antiga sede eles planejam incluir uma sala chamada “Ninja de Togakure”. O Sr. Shimizu me disse que depois de ouvir o nome da nossa escola ele ficou muito surpreso com a coincidência e decidiu investigar. Após sua investigação, parece que ele chegou à conclusão de que no ano de 1181 o exército Minamoto para derrotar seu poderoso inimigo, o clã 平家 Taira, chegou a essas montanhas, onde um de seus generais após escanear os arredores decidiu camuflar seu pequeno exército (clã 源氏 Minamoto) rio acima. De acordo com o que o Sr. Shimizu me disse, parece que a batalha foi curta e relativamente fácil para aquele grupo de homens que, camuflados entre as árvores e o rio, derrotou a vanguarda do grande exército do clã Taira. De sua história segue-se que este general Minamoto viveu anteriormente em Togakure e lá ele adquiriu a prática de várias técnicas conhecidas para poder planar como pássaros através das árvores, ou moldar metal à vontade e até mesmo se mover no subsolo.

Após a morte de seu senhor, este general, Ootsuke, mudou-se para a cidade de 伊賀 Iga onde completou sua formação, criando assim o chamado estilo "戸隠 Togakure". A exposição do Sr. Shimizu não só atraiu minha atenção como me surpreendeu, depois de tanto tempo praticando e vivendo para ela, eu mesmo desconhecia uma história tão interessante. Agradeci a ambos os senhores o seu desejo e mostrei-lhes a minha satisfação por poder estar com eles. Sem dúvida, eu disse a eles, seria algo maravilhoso poder construir um monólito ou algo semelhante para celebrar essa união entre a cidade e a Togakure Ryû Ninpô. Acho que hoje, talvez por razões políticas, a cidade foi renomeada para Togakushi, mas minha escola ainda é Togakure, como sempre.

Caso eu decida participar deste projeto, gostaria de deixar claro que uma foto e uma breve explicação abaixo não são suficientes. Se for feita uma sala para o Ninja de Togakure, como me disseram, pedirei que coloquem os mais de 300 painéis que tenho, nos quais serão exibidas as várias armas e utensílios Ninja, com sua explicação clara e específica. Dois ou três filmes devem ser exibidos continuamente ao público em uma tela grande que será fornecida ao centro. Certamente algo assim será mais interessante do que um conjunto de fotos e explicações difíceis. Após essas reflexões, perguntei quando estava planejado abrir o salão Ninja de Togakure, ao que o Sr. Shimizu respondeu que em cerca de cinco ou seis anos. Eu disse a ele que não muito tempo atrás, na famosa loja de departamentos 三越 Mitsukoshi em 新宿 Shinjuku, uma exposição sobre a vida do Ninja havia sido realizada e o número de visitantes atingiu 1.600 pessoas em um único dia, depois o mesmo evento foi realizado em 有楽町 Yûrakuchô e outras lojas de departamentos onde os organizadores o consideraram um sucesso retumbante. Na cidade onde nasci, 野田 Noda, tive a oportunidade de apresentar durante um mês e meio uma exposição sobre Ninja no Museu da Cidade, estimava-se que 2.822 pessoas desta pequena cidade vieram ver o "evento Ninja". Conversando com um conhecido especialista em arte, ocorreu-me perguntar-lhe o que as pessoas procuravam quando chegavam a um museu. Ao qual respondeu que, geralmente, chega-se a uma exposição com a ideia de ver exemplares raros ou peças desconhecidas que não eram utilizadas para a vida quotidiana, mas que a sua elaboração detalhada fazia com que as classificassem, por uma razão ou outra, peças de arte cujo uso prático os privaria de seu valor artístico. Depois de ouvir a opinião dele, confessei que o Ninjutsu deve ser uma arte especial, pois se seu uso prático for retirado deixa de ser necessário e não tem valor.

Texto extraído do livro いま忍者  Ima Ninja de Hatsumi Sensei