やくざ YAKUZA

 

893

 

ヤクザ

 

Yakuza

 

ヤクザYakuza, também conhecida como 極道Gokudō (libertino), são os membros degrupos de organização criminosos transnacionais originários do Japão. Embora não há documentações que comprovem com certeza acerca da origem das organizações Yakuza, é certo que tenham sua formação em meados do período 江戸 Edo(1603 – 1868). Foi nesse período que 徳川家康 Ieyasu Tokugawa unificou o país, terminando séculos de guerra civil e se tornando o primeiro grande 将軍 Shôgun. No entanto, o Japão não era, contudo estável, pois essa relativa paz na nação significou 500.000 Samurai desempregados. Muitos Samurai uniram-se aos comerciantes (atividade crescente nas grandes aldeias e cidades) e tornaram-se administradores, outros cortesãos ou burocratas. Alguns mantiveram o contato com as artes marciais como professores e filósofos. Mas nem tudo eram histórias de sucesso, pois sem ter mais a quem servir, muitos desses homens com séculos de orgulho, honra e cultura guerreira, se depararam dentro de uma sociedade medieval rígida em um período de dois séculos de isolamento autoimposto, com poucas oportunidades, além das oferecidas nas lutas de rua, roubo e terror.  Uma degradação que terminou se tornando um problema social.

Muitos destes 浪人 Rônin (lit.  "homem onda”, porém, é uma expressão idiomática que significa "vagabundo" ou “homem vagante", alguém que está sem uma casa) formaram gangues de bandido chamados o 旗本奴 Hatamotoyakko (vassalos do Shôgun). Os Hatamotoyakko perambulavam as zonas rurais aterrorizando e roubando os cidadãos locais.

Apesar de esses grupos parecerem ser os verdadeiros antecessores do Yakuza, hoje, eles próprios, não se identificam com o Hatamotoyakko, mas como os seus inimigos históricos, o 町奴 Machiyakko (os criados da cidade). Os Machiyakko eram nativos e Rônin que formaram grupos para se defender dos ataques frequentes do Hatamotoyakko. Como o Yakuza de hoje, os Machiyakko eram adeptos jogadores e desenvolveram uma relação íntima com os seus líderes que podem ter sido um precedente para a ampla rede de sindicatos dos modernos Yakuza. Os aldeões admiravam os Machiyakko que afrontaram os Hatamotoyakko, e eles os veneraram como os heróis do povo, comparados a figura do Robin Hood no Ocidente.

 

2511341681 1E embora seja compreensível que os modernos Yakuza se comparem como bandidos honrados, escolhendo os Machiyakko como seus antepassados espirituais, um conexão histórica direta de ambos os grupos é improvável, pois desapareceram antes do final do século XVII, logo as constantes repressões pelo Shogunato. Ainda que os Machiyakko provavelmente executaram alguns atos honrados, eles eram na verdade, envolvidos em atividades criminais e sua reputação não veio das suas ações, mas das lendas e obras do século XVIII em qual são retratados como campeões dos fracos. 

Provavelmente, conforme estudiosos, os Yakuza surgiram após a metade do século XVIII. Eram os membros empreendedores de um mundo de criminosos medieval que hoje são visto como os verdadeiros antepassados do Yakuza moderno: o 博徒 Bakuto (tradicional jogadores) e o 的屋Tekiya (os mascates de rua).

Diferentemente, da maioria das transmissões ancestrais japonesa, a conexões não eram feitas através de linhagem sanguínea, mas por adoção. Tão distintivos sejam os hábitos destes dois grupos, que a polícia japonesa ainda hoje classifique a maioria dos Yakuza como Bakuto ou Tekiya, embora, um terceiro grupo, o 愚連隊 Gurentai (os pinta-bravas), foi incluído depois da II Guerra Mundial. 

Cada grupo tinha sua sociedade e território com seu próprio 組長 Kumicho (chefão). Além disso, cada grupo teve sua própria estrutura de aliança distinta, modos de comportamento, códigos, valores, e jargão. Adicionalmente, os graus de ambos os grupos eram largamente preenchidos com os mesmos tipos de pessoas, pobres, sem terras, delinquentes e os banidos ancestrais chamados de 部落民 Burakumin, que era as pessoas que trabalharam com animais mortos, como trabalhadores de curtumes ou em ocupações "sujas", como empreendimento. É Finalmente, o Bakuto e Tekiya que cada qual aderiu em área especificas para que eles pudessem operar dentro do mesmo pequeno território sem conflito: o Bakuto operava ao longo das rodovias ocupadas e cidades; enquanto o Tekiya trabalhou nas ruas, mercados e feiras.

As primeiras gangues de Bakuto, antes da sua organização estrutural, foram recrutadas pelos funcionários do governo Tokugawa, que foram responsáveis por projetos de irrigação e construção. Estes esforços de construção requereram grandes pagamentos em dinheiro para os trabalhadores, dinheiro que os funcionários do governo planejaram reaver contratando os Bakuto para jogar com os trabalhadores.

Os Bakuto também foram responsáveis pela influência da tradição aos modernos Yakuza como centros de jogos, め Yubitsume (dedo-cortado), 入墨 Irezumi (tatuagem) e o primeiro uso da palavra Yakuza.

 

O termo Yakuza é derivado da possível pior mão dentro do jogo 花札 Hanafuda: uma mão que consiste nas cartas 八Ya (8), 九Ku (9) e 三3 (Za). A combinação perdedora de Ya-Ku-Za foi usada amplamente entre as gangues de Bakuto para denotar algo inútil, e foi aplicado depois aos jogadores deles. Durante anos a palavra Yakuza foi limitada as gangues de Bakuto, mas chegou a ser usados pelo público para aplicar a ambos Bakuto e gangues de Tekiya.

O poder do Yakuza impetrou em todas as áreas da vida econômica do Japão e política. Composto aproximadamente 3.000 gangues, com mais de 80.000 membros. E apesar de sobreviverem a 暴力団排除条項 Bōryokudan Haijo Jōkō (lei Anti-gangue do Japão e outras medidas do governo em 1992), quando a gama das atividades tradicionais deles estiveram um pouco reduzidas, eles compensaram alterando para tipos mais sofisticados de crime e expandindo as suas operações no estrangeiro, principalmente para Sudeste da Ásia, partes de América Latina, e as estimativas norte-americanas de que a renda anual de atividades criminais deles é de mais de 70 bilhões de dólares, com uns 500 milhões de dólares localizados no EUA.

.

 “Os Yakuza não são criminosos” explica um chefão de Tokyo. “Os criminosos são antissociais, impatrióticos e indisciplinados, como animais. Os Yakuza não são animais selvagens. Temos uma tradição e obedecemos à lei. É nossa lei, mas ainda assim é lei.”

(Cap. 3-  Yakuza No Michi - do livro Yakuza diary)