金継ぎ KINTSUGI

Kintsugi

金継ぎ KINTSUGI

“Kintsugi” é simplesmente uma técnica de restauração que repara peças danificadas, como quebras, lascas e rachaduras com pó de metal, como ouro. A cultura de valorizar as coisas, que é transmitida no Japão desde os tempos antigos, está chamando a atenção de todo o mundo, principalmente na agenda de sustentabilidade e reciclagem. Essa técnica de reparo tradicional japonesa também é chamada de "金繕い Kintsukuroi".

Nesse método de reparar utensílios de cerâmica que quebraram, racharam ou lascaram, é usado a laca para unir. A laca é obtida da árvore 漆 Urushi (Toxicodendron vernicifluum), quando seca, é inofensiva ao corpo humano e tem um efeito endurecedor muito forte. Pode-se dizer que é um forte adesivo natural.

No Kintsugi, as “cicatrizes” são tratadas como cenário e as rachaduras são decoradas com pó de ouro e prata. O nome dado ao método usando prata é 銀継ぎ Gintsugi. O Kintsugi é realizado com base na filosofia de dar nova vida ao item, considerando o dano como parte da história do item, ao invés de descartá-lo.

Além do uso da laca Urushi, também podem ser usados materiais naturais como arroz e farinha de trigo, pedras de amolar e pó de madeira. Portanto, a cerâmica restaurada por 金継ぎ Kintsugi, 銀継ぎ Gintsugi, 漆継ぎ Urushitsugi pode ser usada novamente com segurança para comer e beber. Acredito que o verdadeiro apelo e beleza do Kintsugi é que ele não apenas restaura a forma e a torna mais glamorosa, mas também restaura o propósito original da cerâmica usando Urushi e tornando-a utilizável novamente na vida cotidiana.

 

歴史 REKISHI

Como foi dito, o Kintsugi é uma técnica tradicional do Japão antigo e tem uma história profunda. Existem várias teorias sobre a sua história, mas diz que a técnica Kintsugi tal como a conhecemos hoje nasceu há mais de 400 anos, durante o período 安土桃山 Azuchi-Momoyama (1558-1600) ao período 江戸 Edo (1603-1868)​, durante a cerimónia do chá. No entanto, a restauração usando Urushi (laca) pode ser encontrada desde o período 縄文 Jomon (14000-1000 aC). A cerâmica escavada em sítios arqueológicos foi envernizada ou restaurada usando Urushi como adesivo.

No 茶の湯 Chanoyu a perfeição do estilo de cerimônia do chá é chamado “侘び茶 Wabicha”, que foi aperfeiçoado por 千利休 Sen no Rikyu (1522-1591) e minimiza o desperdício. Esse estilo continua até hoje na cerimônia do chá e permanece profundamente enraizado na cultura japonesa. Naquela época, a cerimônia do chá era apreciada como hobby por pessoas ricas e poderosas, como senhores feudais e comerciantes. O conceito 侘寂 Wabisabi que é o senso estético na arte japonesa centrado na aceitação da transitoriedade e da imperfeição é oriundo do Wabicha. ​

Por exemplo, 織田信長 Oda Nobunaga, um senhor da guerra do período Azuchi-Momoyama e famoso como senhor feudal, usou a cerimônia do chá para fins políticos. Diz-se que Oda Nobunaga, que era um grande colecionador de utensílios de chá, proibiu seus lacaios de realizar cerimônias de chá livremente. Somente aqueles que fizeram grandes conquistas em batalha receberam utensílios de chá e foram autorizados a realizar cerimônias de chá. Por causa disso, muitos dos vassalos aspiravam a realizar cerimônias do chá e se esforçavam para melhorar suas realizações. Os utensílios de chá dados a ele por Oda Nobunaga em troca de suas conquistas tornaram-se um símbolo de riqueza e poder.

Com a popularidade da cultura da cerimônia do chá, nasceu o método Kintsugi. Mesmo que você o manuseie com cuidado, ele pode rachar ou lascar. A ideia de consertar tais vasos e usá-los com cuidado foi a base para o Kintsugi que é praticado hoje.

Quando ouvimos a palavra “Kintsugi”, geralmente pode-se pensar que o ouro é usado para reparos, mas na verdade é a “laca” que age como um adesivo. O ouro é muito caro e custará muito se você o usar para reparos. No entanto, como a laca é realmente usada para adesão, não há necessidade de se preocupar com o custo. O ouro é usado apenas ligeiramente como decoração, mas também é usado "pó de ouro". O "pó de ouro" custa menos que o ouro, por isso é mais viável.