根付 NETSUKE
根付 Netsuke são pequenos botões, feitos de uma ampla variedade de materiais como madeira, marfim, chifres de veado, presas de javali, chifres de búfalo, cerâmica e metais, atualmente vidro, resina acrílica, entre outros. Seus motivos esculpiam temas diversos, pessoas, flora e fauna a 妖怪 Yôkai (monstros e fantasmas), folclore, histórias, etc. Essas pequenas esculturas eram tradicionalmente usados para ajudar a segurar utensílios como o 印籠 Inrô (pote de remédio), 煙草入れ Tabako Ire (carteira de tabaco), 巾着 Kinchaku (saco para dinheiro), 矢立て Yatate (estojo portátil de pincel e tinta) ou outros 提げ物 Sagemono (recipientes portáteis) pendurados no cinto, já que os vestuários tradicionais japoneses como o 小袖 Kosode (roupa de manga curta) e o 着物 Kimono (roupa tradicional), em geral, não possuíam bolsos, e as pessoas que as usavam precisavam de um lugar para guardar seus pertences pessoais. O cordão da qual pendia o utensílio era passada sob o 帯 Obi (cinto) do Kimono e um Netsuke era afixado acima do cinto impedindo-o de cair.
Os Netsuke foram populares no 江戸時代 Edo Jidai (período Edo) do Japão e sua função prática e bem representado nos dois caracteres de seu nome 根 Ne (raiz, cabeça) + 付 Tsuke (aderido, fixado).
Como os Netsuke são muito pequenos e sobrevivem em grande número, rapidamente se tornaram a partir do período明治 Meiji (1868 – 1912) um item de lembrança ou colecionador particularmente popular no Ocidente e em todo o mundo. Apesar de suas origens de emprego entre a vasta variedade de artes e ofícios tradicionais japoneses, ainda hoje o Netsuke está entre os objetos mais comuns encontrados em museus e coleções particulares de arte japonesa.
Juntamente com o Netsuke, o 緒締め Ojime (prendedor de cordão), evoluiu ao longo do tempo de ser estritamente utilitária para objetos de grande mérito artístico e expressão do artesanato extraordinário. Esses objetos refletem outro aspecto comum na cultura japonesa, a contemplação, essa é a diferença entre Netsuke e uma mera escultura pequena. Quando apreciada pode ser visto de cima e de baixo, de frente e ou por trás, e como arte, não há outra escultura que possa se admirada rolando-a na palma da mão, criando uma visão única do mundo ao elaborá-la.
Existem também os 置物 Okimono (esculturas pequenas) que são puramente decorativas e foram feitas muitas vezes pelos mesmos artistas que produziram Netsuke.
Abaixo segue algumas das formas mais comuns:
形彫根付Katabori Netsuke (escultura) é o tipo mais comum de Netsuke. Eles são figuras tridimensionais compactas esculpidas em forma arredondada e tem geralmente em torno de uma a três polegadas de altura.
穴彫根付 Anabori Netsuke (oco) subclasse de Katabori que são esculpidos com um centro oco. Amêijoas são mais comumente os motivos para este tipo de Netsuke.
差根付 Sashi Netsuke (diferente) - Esta é uma forma alongada de Katabori, de comprimento semelhante aos paus e cabaças usados como Netsuke improvisado antes da produção de peças entalhadas. Eles têm cerca de seis polegadas de comprimento.
帯鋏根付 Obi Hasami Netsuke - outro Netsuke alongado com uma parte superior e na parte inferior curvada como uma pinça. Ele fica por trás da Obi com a curva visível acima e abaixo do Obi .
面根付Man Netsuke (máscara) a maior categoria após Katabori . Estes eram frequentemente imitações de máscaras do能楽堂 Nôgakudô (teatro Nô) e compartilham características em comum com ambos Katabori e Manju / Kagamibuta .
饅頭根付Manjû Netsuke (em forma de Manjû), Netsuke redondo, com escultura geralmente feito em relevo, às vezes feito de duas metades de marfim.
柳左根付 Ryūsa Netsuke (vazado) - em forma de um Manjû , mas esculpida como uma renda, para que a luz ultrapasse através do item.
鏡蓋根付 Kagamibuta Netsuke (tampa espelhada) em forma de um Manjû , mas com um disco de metal como uma tampa de uma tigela rasa, geralmente de marfim. O metal é muitas vezes altamente decorado com uma grande variedade de técnicas metalúrgicas.
絡繰り根付 Karakuri Netsuke (Netsuke com mecanismo) qualquer Netsuke que tem partes móveis ou surpresas escondidas.