天狗倒しTENGUDAOSHI

Tengudaoshi 2

天狗倒しTENGUDAOSHI

 

天狗倒しTengudaoshi é um fenômeno sonoro descrito comumente nas profundezas da floresta e montanhas. É caracterizado pelo som estrondoso, semelhante de uma grande árvore caindo e suas as vibrações atingindo o solo. É relatado também que frequentemente, é acompanhado por uma forte rajada de vento.

Tengudaoshi geralmente é presenciada por pessoas que passam muito tempo nas montanhas, como lenhadores e praticantes de 修験道  Shugendō. O som das árvores sendo cortadas e caindo no chão tarde da noite vem das profundezas das montanhas e pode durar por algum tempo. Às vezes, os lenhadores sentem as criaturas sacudindo suas cabanas de dormir durante a noite. No entanto, pela manhã, não há sinal de árvores caídas ou qualquer evidência do que poderia ter causado o barulho.

Tengudaoshi ocorre em todo o Japão, e dependendo da região varia sua classificação e atribuição das muitas forças sobrenaturais. Como o nome sugere, geralmente é acreditado que seja o trabalho dos 天狗Tengu que fazem suas casas nos topos das árvores e nas profundezas dos vales das montanhas. Além dos Tengu, também podem ser atribuído esse fenômeno aos 妖怪 Yōkai (fantasma, aparição, monstro, duende). Diz-se que 狸 Tanuki (cão guaxinim) chuta pedras em humanos com suas patas traseiras ou bate nas árvores com suas caudas, causando esses sons misteriosos. 狐  Kitsune (raposa) e 狢 Mujina (texugo) às vezes também são culpados, outras vezes também é dito ser os sons dos 神 Kami (espirito) da montanha.

Outros nomes comuns para esse fenômeno incluem 古杣 Furusoma (velho lenhador, usado na maior parte de 四国Shikoku), 空木返しSorakigaeshi e 空木倒しKarakidaoshi (que se referem a árvores sendo derrubadas do céu) e 杖突 Tsuetsuki (golpe de cajado, que soa como árvores sendo atingidas por bengaladas). Diz a lenda que o fenômeno é obra do fantasma de um velho lenhador. Ele estava cortando árvores ilegalmente quando foi esmagado até a morte sob uma árvore que caiu. Seu fantasma agora assombra as montanhas, causando sons fantasmagóricos de corte de madeira.