生剥 NAMAHAGE

Namahage1

生剥 NAMAHAGE

 

Na noite da véspera do 正月Shôgatsu (Ano Novo), quando todo mundo está em segurança com as portas fechadas firmemente contra a neve que cai suavemente, uma turma feroz de ogros 生剥 Namahage surge em uma aldeia "desavisada". Usando máscaras e capas de palha de arroz, armados com paus e facas de papelão ou madeira, esses grupos de cinco ou seis Namahage foram escolhidos dentre os jovens solteiros da vila. Rugindo como monstros, normalmente dois ou três, invadem cada casa. "Este ano haverá colheitas e pesca abundante!" eles professam. Então, eles começam a procurar na sala e gritam: "Há alguma criança preguiçosa aqui? Alguma criança que não ouve os pais?" A visita é absolutamente aterrorizante para as crianças. images 3No entanto, o alvo de suas ameaças não são apenas as crianças, mas todos os novos membros da família, como noivas jovens, que precisam ser “mantidos na linha!”. De acordo com a etiqueta tradicional, o chefe da família diverte os visitantes com 餅 Mochi (bolos de arroz) e também o saquê tradicional, pois são representantes enviados pelas divindades da natureza.

O propósito do festival é incentivar as crianças pequenas a obedecerem a seus pais e a se comportarem, qualidades importantes na sociedade japonesa. Os pais geralmente sabem quem são os atores do Namahage, e a cada ano pedem que lições específicas sejam ensinadas aos seus filhos durante sua visita.

As lendas sobre a aparição do Namahage variam conforme as regiões, em 秋田 Akita dizem que na antiga dinastia Han da China, o imperador Wu chegou a península  男鹿半島 Oga-hantô com cinco morcegos para encontrar uma planta medicinal e com ela produzir o elixir da imortalidade. Os cinco morcegos se transformaram em demônios e trabalharam duro para o imperador.

 

Um dia, os cinco demônios perguntaram a ele: “Você poderia nos dar apenas um dia para descansar?” E eles passaram a ter uma folga no dia 15 do ano novo lunar. Neste dia foram para as aldeias e roubaram colheitas, animais e jovens mulheres. As pessoas da vila ficaram perturbadas e ofereceram um acordo ao imperador. Se os demônios pudessem fazer mil degraus de pedra da praia até o santuário de 五社堂 Goshadô, localizado no cume da montanha, em uma única noite antes que o galo cantasse, os aldeões ofereceriam voluntariamente uma jovem todos os anos. Se falhassem, os demônios nunca mais voltariam.

Hamahage oga

 

Construir mil degraus de pedra em uma noite era quase impossível, mas os demônios estavam avançando facilmente. Quando terminaram de construir o 999º degrau de pedra, as pessoas entraram em pânico. Foi então que alguns aldeões conseguiram enganar os demônios imitando o canto do galo da manhã. Os demônios, surpresos, partiram acreditando que haviam falhado.

Ninguém sabe ao certo de onde veio o nome "Namahage”. Uma teoria é que a palavra vem de uma expressão do dialeto falado na região de Akita que se refere às marcas vermelhas ou bolhas que surgem nas mãos e principalmente nas pernas por se sentar perto do 囲炉裏 Irori (lareira central) que são chamadas de “Namomi”. A tradição diz que pessoas preguiçosas costumam ter “Namomi” porque passam muito tempo sentadas ao redor do Irori. Descascar essas bolhas como uma maneira de se manter ocupado ou se proteger contra a preguiça é chamado de Namomihagi (descascar bolhas). A palavra foi pronunciada incorretamente e se tornou "Namahage".