五輪塔 GORINTÔ

 

Gorin

 

五輪塔 GORINTÔ

 

O 五輪塔 Gorintô é um tipo de 塔婆Toba (Pagode ou lápide) usada principalmente como torre memorial ou tumba de cinco partes representando osGorintou cinco elementos: terra, água, fogo, vento e espaço/vazio. Esses pagodes são derivados de túmulos pré-budistas na Índia e são conhecidas como स्तूप Stupa (Sânscrito), são como monumentos comemorativos budistas que geralmente abrigam relíquias sagradas associadas ao Buda ou a outras pessoas santas. O Gorintô tem sua base inferior na forma quadrada e corresponde ao anel da terra (japonês = Chirin 地輪), em seguida tem o anel esférico da água (japonês = Suirin 水輪), encima o anel triangular de fogo (japonês = Karin 火輪), após há uma forma reclinável de meia-lua (japonês = Fuurin 風輪) representando o vento, e no topo, o anel do espaço em forma de gota/joia (japonês = Kuurin 空輪).

五輪塔 Gorintō significa literalmente pagode de cinco anéis ou rodas. Também chamado de五輪Gorin, 五輪石塔Gorinsekitō, 法界塔Hōkaitō, 五輪塔婆Gorintōba ou五解脱輪 Gogedatsurin. Embora muitos exemplos mais antigos sejam encontrados em Kyoto e Nara, os construídos durante o período Kamakura são os mais bonitos, dizem os especialistas em Gorintō. A altura varia de um a quatro metros. Considerados indígenas do Japão e não encontrado em outros países, a maioria dos Gorintō existentes estão em Kamakura (1192-1333) e foram feitos no final do período Kamakura.

Acredita-se que o Gorintō tenha sido adotado pela primeira vez em meados do período平安Heian pelas seitas budistas esotéricas de真言Shingon e天台Tendai. No budismo Shingon, encarna大日如来 Dainichi Nyorai, o Buda cósmico. Dainichi é a principal divindade da reverência entre os seguidores de Shingon, e a parte superior do pagode de cinco elementos - o anel do espaço - corresponde a Dainichi. O Gorintō também simbolizava o Buda e seus ensinamentos, as cinco direções do espaço (quatro direções cardeais e o zênite), os cinco episódios principais na vida do Buda histórico, os cinco Buda do ciclo atual (Skt. कल्प Kalpa), os cinco elementos (Jp. 地 Chi 水Sui 火Ka風Fû 空Kû), (Skt. अA वं Vam रं Lam हंHam खंKham) e uma série de outros agrupamentos de cinco objetos ou idéias. Cada parte do pagode é geralmente inscrita com o caractere sânscrito para o elemento representado. Após o período Heian, Gorintō foram frequentemente usados ​​como monumentos funerários ou relicários. A maioria dos Gorintō tem de dois a três metros de altura; o exemplo mais alto, em 岩清水八幡Iwashimizu Hachimangū, tem seis metros de altura. Grandes exemplos são feitos de pedra (五輪石塔 Gorinsekitō), enquanto os menores são às vezes feitos de outros materiais como o 板五輪塔Itagorintōba (madeira), 粘土輪塔塔 Nendogorintōba (argila) ou 金灯 Kandōrō (metal).

Essas menores são usadas como oferendas votivas e geralmente são feitas à mão por quem as apresenta ao templo. O mais antigo conhecido é o Chūsonji Gorintō, no templo de Chūsonji, datado de 1169. Pode ser visto no 中尊寺釈尊 Chūsonji Shakuson na prefeitura de 岩手県 Iwate. Às vezes, partes de um Gorintō são usadas para decoração em um jardim, e o “anel de água” esférico e o “anel de fogo” trapezoidal às vezes serve como Chōuzubachi 手水鉢 (bacia de lavagem das mãos). Um exemplo desse tipo pode ser visto em桂離宮 Katsura Rikyū em 洛 Kyoto, Período Momoyama (1568-1615). Às vezes, um Gorintō de pequena escala feito de um único bloco de pedra (一石刻成五輪 Issekikokusei Gorintō) também é usado em jardins particulares.

 

ka part Sui part