O 鯱 Shachi ou 鯱鉾 Shachihoko é um ser do folclore japonês com a cabeça de um tigre e o corpo de uma carpa. A crença popular diz que este animal pudesse fazer a chover, e como tal, templos, castelos, portões e casas de Samurai, eram freqüentemente adornados com ornamentos de telhado chamados de 鴟尾 Shibi, na forma de um Shachihoko, para proteger do fogo.
O Kanji para esse ser pode ser pronunciado de dois modos diferentes. Quando pronunciado Shachihoko, recorre ao animal místico mencionado acima, e pronunciado Shachi, normalmente significa Baleia assassina ou também Orca. Porém, é uma fonte de confusão, até mesmo entre o japonês.
Provavelmente derivado do monstro do mar da antiga mitologia Hindu, conhecido em Sânscrito como Makara (japonês 摩竭 Makatsu). De acordo com a mitologia, Makara é um ser híbrido, freqüentemente descrito como uma criatura aquática. Alguns contos tradicionais identificam esse ser como um crocodilo, baleia, golfinho ou tubarão. Mas, comumente é retratado com um corpo de baleia e cabeça de um elefante. A tradição identifica o Makara com o elemento água, a fonte de toda a existência e fertilidade. Na astrologia, é a representação de Capricórnio, um dos doze símbolos do Zodíaco.