手裏剣術 SHURIKENJUTSU

 

手裏剣術

SHURIKENJUTSU

 

suigetsu_ryu_1

Acredito que uma das armas mais conhecidas, mesmo pelos não praticantes de artes marciais, seja o Shuriken. Esse reconhecimento veio da exposição dos filmes holiudianos Ninja, crescente nos anos 70 e 80. Mas, apesar de ficarem famosas nas mãos dos Ninjas, é um erro comum pensar que essas armas eram exclusivas deles, muitos outros guerreiros usaram lâminas de arremesso e ainda hoje existem escolas especializadas em Shurikenjutsu sem conexão com Ninjutsu.

O termo Shuriken quer dizer uma "lâmina escondida dentro da mão". Shu (手) significa mão, Ri (裏) dentro, atrás, que também pode ser lido Ura, e Ken (剣), geralmente significando "espada", aqui recorre à lâmina ou faca para golpear (lançando). O termo Shuriken é comumente usado para qualquer lâmina de arremesso, mas, pode ser classificados em duas categorias:

車剣 SHAKEN (KURUMAKEN) ou 平手裏剣 HIRASHURIKEN – São as lâminas planas em forma de roda ou estrelas com três ou mais pontas.

棒手裏剣 BÔSHURIKEN – São lâminas ou dardos com uma ou duas pontas.

Possivelmente a popularidade desse tipo de Shuriken em forma estrela de arremesso ou Shaken, não somente deve-se aos filmes Ninjas, mas, pela aparente facilidade de usá-las, diferentemente do tipo dardo ou Bôshuriken, embora menos conhecido, é mais eficiente e de difícil manipulação.

Antigamente essas armas de arremesso eram consideradas armas secretas ou 秘武器 Hibuki e também armas escondidas ou 隠し武器 Kakushibuki. Entretanto outras classificações são usadas conforme a época e estilo.

Assim como a maioria das armas usadas no Japão pelos guerreiros, o Shuriken não tem uma origem definida,  sua origem remonta ao periodo pré-histórico, onde o homem usou pela primeira vez o arremessso de pedras para caçar ou mesmo para derrotar um inimigo. Com a  elvolução do homem, a arte da guerra evoluiu e esses métodos cru de lançar pedras foram transformados nas técnicas de lançar lâminas, como é registrado em volumes famosos da história do Japão.

A menção sobre o uso de armas de arremesso é encontrada em documentos e crônicas como o 平家物語 Heike Monogatari e 義経記 Gikeiki, que fazem referência sobre 石投 Ishinage, ou lançando pedra. Essas pedras foram especialmente amoldadas para ajudar o lançamento e foram posteriormente chamados de 投擲武器 Tôtekibuki (Arma para arremessar no inimigo) e 礫 Tsubute (Pequena pedra). Foram depois feitos Tsubute de “ferro”, e assim chamados de 鐵礫 Tetsutsubute.

Do século VII o documento mais antigo do Japão, 古事記 Kojiki, relata uma passagem onde o Príncipe 日本 (大和) 武尊 Yamato Takeru lança um legume cilíndrico ou 箸 Hashi (pauzinho), dependendo da tradução, nos olhos de um cervo branco, matando-o.

O 日本書紀 Nihon Shoki menciona um instrumento que lança pedras chamado 石弾き Ishihajiki, possivelmente uma funda.

Outro trabalho antigo do século VIII 万葉集, Manyôshû, em uma seção descreve o lançamento de setas, e em outra seção uma pedra plana chamada 礫 Tsubute, como relatado anteriormente.

O 大阪軍記 Osaka Gunki (registro militar de Osaka) contém uma passagem que diz: "Tadamasa se salvou do inimigo sacando o seu 脇差 Wakizashi e lançando como um Shuriken". É dito que Tadamasa criou o primeiro Shuriken depois, chamando-o de 短刀型 Tantôgata.

Porém é acreditado que o termo Shuriken aparece pela primeira vez em crônicas que recorre ao 後三年の役 Gosannen no Eki (Guerra dos últimos Três Anos, eu na verdade foram quatro anos - Heipô - 1083-87). No texto aparece uma passagem que descreve uma lâmina curta escondida na palma e lançada longe "手裏剣に打つ Shuriken Ni Utsu". Mas, existem outras suposições como sendo a possível origem do termo.

São encontradas muitas outras combinações de caracteres para classificar o 手裏剣 Shuriken, por exemplo: 手利剣, 手離剣, 手理剣 e 修裏剣. Como aconteceu em relação a outras armas, antigamente as pessoas nem sempre souberam a combinação dos caracteres corretos. Simplesmente usavam outros caracteres com a mesma pronuncia ou som, mesmo sem algum sentido, ou então compunha a sua própria leitura. Por exemplo, 四寸鉄刀 é lido como Yonsun Tettô, significando "lâmina de ferro de quatro Sun (12 centímetros)", porém, na tradição 立身流 Tatsumi Ryû este é o termo erudito para Shuriken.

Outros termos completamente diferentes usadas durante os séculos incluem: 投剣 Tôken (arremesso de lâminas), 打剣 Daken (lâmina para golpear), 撃剣 Gekiken (lâmina para atacar), 不殺剣 Fusatsuken (lâmina que não mata), 鏢 Byô (dardo), 隱剣 Onken (lâmina escondida), 暗剣 Anken (lâmina obscura) e 三不過剣 Sanbukaken (lâmina que não vai além de três). Acrescentando simplesmente o sufixo 術 Jutsu ao nome da arma provê uma variedade de nomes para 手裏剣術 Shurikenjutsu.

O Shuriken e a as formas de usá-los cresceu fortemente no período de 戦国 Sengoku (Guerras civis) e são encontrados muitos relatos documentados sobre essa arma nesse período. Diferentemente como muitas pessoas pensam essas armas não foram usadas como armas principais, mas sim como armas auxiliares. A efetividade da arma dependeu, em grande parte, da habilidade e o elemento surpresa do usuário. Um número grande de formas foi desenvolvido durante os séculos.

Abaixo segue uma exposição das formas mais conhecidas de Shuriken, porém sua nomenclatura varia conforme a época, região e escola.

Shuriken_gata1

Shuriken_gata2

Shuriken_gata3

Muitas Escolas (Ryûha) tiveram a necessidade em desenvolver e confeccionar seus próprios modelos, vários eram os motivos, como de adaptação aos métodos técnicos, influência de outros estilos, religião ou crença, etc.

Vejamos alguns exemplos:

Shuriken_ryu

Shuriken_ryu2

Shuriken_ryu3

Shuriken_ryu4