槍 YARI

 

jodangamae

 

槍 Yari (lança) e 鉾 Hoko (arpão) são armas com uma peça pontiaguda fixada a um cabo longo. Essas armas frequentemente aparecem comoYarinobubun armas especiais em mitos e lendas, mas na verdade elas também foram usadas como armas importantes em fatos históricos. Em sentido geral, qualquer vara de madeira ou bambu com uma ponta aguçada, pode ser considerado uma lança e têm sido usadas como armas pelos humanos desde os tempos antigos. Inicialmente, simplesmente apontando uma de suas extremidades, depois fixando pontas de osso ou pedra no período Paleolítico, e provavelmente usada de forma semelhante a um arpão. Com a invenção das ferramentas de metal, as lanças foram gradualmente produzidas, primeiro de cobre e bronze, e depois de ferro.

As 槍 Yari (lanças) apareceram pela primeira vez na história japonesa por volta do período 弥生 Yayoi. As principais armas na época não eram lanças, mas sim os predecessores das lanças, como o 鉾 Hoko (arpão), 楯 Tate (escudo) e 弓矢 Yumiya (arco e flecha). No 藤氏家伝 Tōshi Kaden (uma crônica do antigo clã 藤原 Fujiwara, compilado em dois volumes por 藤原 仲麻呂 Fujiwara no Nakamaro e 延慶 Enkei, completado entre 760 e 766.), há uma passagem que diz que o Imperador 天武 Tenmu, que estava bêbado em um banquete, enfiou uma lança no chão.

A palavra Yari começou a ser usada no final do período 鎌倉 Kamakura (1185-1333), mas no início do período moderno ela se referia exclusivamente 茎式 Keishiki (estilo espiga ou Nakago), e aqueles com 袋穂 Fukuroho (ponta de encaixe) eram chamados de 鉾 Hoko para distingui-los. Os caracteres para Yari são geralmente 槍, 鎗 ou 鑓 tem sido usado e para Hoko existem 鉾, 戈, 鋒, 戟, 桙, 槍.

Enquanto um Hoko é segurado no centro do cabo e aplicado 片手突き Katate Tsuki (estocado com uma mão), um Yari é caracterizado por ser segurado com 両手 Ryōte ambas as mãos perto da parte inferior do 柄 Tsuka (cabo) e deslizado para frente e para trás ao estocar. Portanto, o cabo é caracterizado por ser liso, sem grumos como o 糸巻 Itomaki (enrolado com fita) de uma 鉾 Hoko ou a 蛭巻 Hirumaki (técnica para reforçar os cabos envolvendo finas placas de metal em forma de espiral) de uma 薙刀 Naginata. Ele entrou em uso a partir do final do período 鎌倉 Kamakura, à medida que a guerra de infantaria se desenvolveu, e no final do período 室町Muromachi ele se tornou amplamente usado por Samurai de alta e baixa patente. No período Edo, ele se tornou um símbolo do status de um Samurai, e sempre foi exigido que o portador da lança o carregasse ao sair oficialmente.

 

Fukuroho

 

As principais armas naquela época eram a 薙刀 Naginata e a grande espada japonesa chamada 太刀 Tachi, e a lança, que tinha sido a principal arma até então, desapareceu do campo de batalha.

Foi durante o período 安土桃山 Azuchi-Momoyama (aprox. 1558-1600), também conhecido como período 戦国 Sengoku, que as lanças começaram a ser usadas no campo de batalha. À medida que o combate mudou de 騎馬戦 Kibasen (combate a cavalo) para 徒歩戦 Tohosen (combate a pé), as lanças substituíram as Naginata como arma principal.

Durante o período 江戸 Edo, as lanças passaram a ser usadas como uma ferramenta para mostrar o status do 大名 Daimyō. Nesse contexto, a 槍術 Sōjutsu (arte com lanças) foi estabelecida como uma arte marcial, e diversas 流派 Ryūha (escolas) surgiram em diferentes regiões.

As Yari são amplamente classificadas em cinco tipos, dependendo do formato da lâmina: 大身槍 Omiyari (lança grande), 菊池槍 Kikuchi Yari, 鎌槍 Kamayari (lança em forma de foice), 袋槍 Fukuroyari (lança em forma de encaixe) e 管槍 Kudayari (lança em tubo).

 

Kataho

 

1. A 大身槍 Omiyari é uma lança com uma ponta longa. O comprimento do cabo é mais curto e grosso que a ponta, o que o torna mais fácil de manusear. Quanto mais longa a ponta de uma lança, mais poderosa ela se torna, mas também é mais pesada e se torna mais difícil de manusear. Portanto, somente guerreiros com força muscular e de braço fortes poderiam se tornar mestres dessa lança.

 

2. A lança Kikuchi é feita de uma 短刀 (adaga) com um cabo longo acoplado. A lâmina é curta e tem apenas um gume. Existem várias teorias sobre quem inventou a lança Kikuchi, mas a visão geralmente aceita é que ela foi inventada por 菊池武重 Kikuchi Takeshige, um 武将 Busho (comandante militar) que atuou do final do período 鎌倉 Kamakura até o período 南北朝 Nanbokucho. De acordo com uma teoria, Kikuchi Takeshige lutou ao lado de 新田義貞 Nitta Yoshisada, que mais tarde destruiria o shogunato Kamakura, na Batalha de 箱根 Hakone 竹ノ下Takenoshita, que é considerada o primeiro ato do colapso do governo 建武 Kenmu, e diz que ele usou uma lança Kikuchi para derrotar as forças inimigas. O comprimento da lâmina da lança Kikuchi varia dependendo do dono, um soldado médio carregava uma lança Kikuchi com cerca de 6 Sun (aproximadamente 18 cm). Por outro lado, o capitão carregava uma com cerca de 1 Shaku (cerca de 30 cm) de comprimento, chamada 数取り Kazutori (contagem). Dizem que a razão pela qual o comprimento varia dependendo do usuário é para que o número de soldados possa ser determinado rapidamente.

 

3. A 鎌槍 Kamayari tem a forma de uma foice presa na lateral da ponta. Embora tenha um formato único, a parte em forma de foice não servia apenas para cortar as pernas do oponente, mas também para evitar que o corte fosse muito profundo. Existem vários tipos de 鎌槍 Kamayari, dependendo de como elas são fixadas, como a 片鎌槍 Katakamayari (lança de foice única) e a 十文字槍 Jumonjiyari (lança em forma de cruz). Entre elas, há vários tipos de lanças em forma de cruz, como a 片鎌十文字槍 Katakama Jumonji (em forma de cruz com diferentes comprimentos de lâminas à esquerda e à direita) e a 千鳥十文字槍 Chidori Jumonji (uma lança em forma de cruz que lembra um pássaro decolando) também classificado como 上鎌十文字 Agari Kama Jumonji. No entanto, como o custo de fabricação dessas lanças em forma de cruz era maior do que o das comuns, diz-se que apenas os 武将 Bushō (comandantes militares) de classe 大将 Taishō (generais) as usavam.

 

4. Uma Fukuroyari (lança com a ponta de encaixe) é uma Yari com uma haste tubular (a parte que se encaixa no cabo). Contanto que alguém tivesse a ponta da lança, poderia fixar a sua em qualquer lugar. Dizia-se que ela era útil ao se envolver em combate com inimigos em movimento.

 

5. 管槍 Kudayari é uma lança com um tubo de ferro preso ao cabo. O tubo encaixado no cabo facilita a pegada, resultando em uma estocada rápida, e por isso às vezes é escrito como 早槍 Hayayari (lança rápida). 近松門左衛門 Chikamatsu Monzaemon, um dramaturgo 浄瑠璃 Jōruri (tipo de recitação dramática acompanhada de Shamisen e associado ao teatro de marionetes japonês) e 歌舞伎 Kabuki (teatro tradicional de drama e música) ativo durante o período 江戸 Edo, é conhecido por ter dito: 花であれば桜、魚であれば鯛、槍であれば管槍、人であれば武士が最も優れている "Das flores, a flor de cerejeira é a melhor; dos peixes, o Pargo; das lanças, a Yari, e das pessoas, o Samurai é o melhor." Isso indica que a Yari era a mais forte de todas as lanças.

 

Kuda

 

Alguns formatos de pontas de lanças.

Yarigata