面頬 MENPO

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面頬 MENPO

 

O 面頬 Menpo é um 面具 Mengu (ferramenta para a face) um equipamento de proteção anexado à armadura, especificamente no 兜 Kabuto (capacete da armadura) para proteger o rosto, e apareceu pela primeira vez no final do período 平安 Heian (794-1185). Depois disso, diz-se que se generalizou do final da era 室町 Muromachi (1336-1573) até as eras 安土桃山 Azuchi e Momoyama (1558-1600).

ToseigusokuNesta época, apareceu o 当世具足 Toseigusoku, que tinha mobilidade e robustez. No 戦国時代 Sengoku Jidai (período de guerras civis) vários artistas e trabalhos apareceram (百花繚乱 Hyakkaryōran) nos Menpo, e outros 武具 Bugu (equipamento de guerra).

A pesar de ter sido amplamente utilizado desde o final da era Muromachi até a era Azuchi-Momoyama, sua história é surpreendentemente antiga, acredita-se que na segunda metade da era Heian, uma ferramenta facial chamada 半首Happuri foi usada. No entanto, foi somente nas Dinastias do Norte e do Sul que as Menpo (面具 Ningu) se desenvolveram independentemente. Diz-se que são semelhantes a "mascára" usado no 猿楽 Sarugaku (Noh - forma de teatro popular no Japão durante os séculos 11 a 14), que foi estabelecido no período Muromachi.

A característica das Menpo, como o 目の下頬 Me No Shitabo (olhos expostos) e 総面 Sômen (face total), que cobrem a maior parte do rosto, exceto os olhos, são as que têm uma expressão mais rica.

Usar uma Menpo com expressão brava mexe com o espírito de luta do usuário, e usar uma Menpo com uma expressão desproporcional risonha no campo de batalha embaraça o inimigo. O Menpo também desempenhou o papel de máscara como disfarce ou para ocultar a identidade do usuário no campo de batalha.

 

TIPOS DE MENPO

As Menpo podem ser classificadas em cinco tipos: 半首 Happuri (meio pescoço), 額当 Hitaiate (testeira), 半頬 Hanbô (meia bochecha), 目の下頬 Menoshitabô (parte inferior das bochechas e dos olhos e 総面 Sômen (face total).

Acredita-se que Happuri deu origem as Menpo. Este foi dividido em Hitaiate e Hanbô, e posteriormente evoluiu e derivou para a Men No Shibô e Sômen.

 

半頭 HAPPURI ou 半首 HATSUMURI

hatsumuriÉ a máscara mais antiga.

Diz-se que apareceu na segunda metade do período Heian, e também é descrito no 保元物語 Hôgen Monogatari (é uma Gunki Monogatari ou crônica de guerra japonesa que relata os eventos e figuras proeminentes da 保元の乱 Hôgen no Ran ou Rebelião Hōgen) e o registro militar 太平記 Taheiki (Crônica da Grande Paz) o período de guerra entre as Dinastias do Norte e do Sul.

Embora tenha diminuído desde a era Muromachi, a reprodução se tornou popular no periodo 江戸 Edo, quando a tendência da nostalgia aumentou.

Geralmente o material usado era o ferro, e diz-se que o Hatsumuri tinha a superfície laqueada, mas também foi feito de couro.

Além disso, alguns dos 絵巻物 Emakimono (papiros ilustrados) têm um Hatsumuri desenhado com “絵韋 Egawa” (pele de veado com um padrão desenhado por tingimento), então várias decorações foram adicionadas.

 

額当 HITAIATE

HitaiateA testeira é um equipamento de proteção para a testa.

Presume-se que as Menpo foram derivadas e desenvolvidas do Hatsumuri acima mencionado para as Hanbô e as Men No Shitabo, descritas mais adiante. Especula-se que tenha evoluído, mas, no processo, essa parte foi deixada para trás para proteger a testa, que era protegida pelo Hatsumuri.

No entanto, ao contrário da Menpo e da Men No Shitabô, a Hitaiate não é mais usada. Uma possível razão para isso é que as 眉庇 Mabisashi (viseiras) dos Kabutos (capacetes) evoluíram para proteger a testa, eliminando a necessidade do uso de testeira.

tatami

No período Edo, o 畳額当 Tatami Hitaiate foi criado, no qual várias placas de ferro eram dobradas em uma só cobrindo a testa.

 

半頬 HANBÔ

hanbooOs Hanbô são máscaras que cobrem as bochechas e o queixo, mas não o nariz.

Ao contrário do Hatsumuri, que possui uma "peça a parte" para proteger a garganta. No 小具足 Kogusoku (refere-se a qualquer parte além do corpo principal da 鎧 Yoroi (armadura), 兜 Kabuto (capacete) e 袖 Sode (mangas), também o termo é usado para classificar alguns estilos de Koryû) convencional o Hanbô tem a proteção 喉輪 Nodowa (protetor da garganta) fixado para cobrir uma lacuna até o 胸板 Munaita (peito). Esta forma com um colar foi adotada na Menoshitabô.

Os tipos de Hanbô incluem 猿頬 Sarubô (bochechas de macaco), 燕頬 Tsubakurobô (bochechas de andorinha) e 加賀頬 Kagabô (bochechas Kaga), algumas eram feitas no formato da boca e outras não.

Além disso, as Kagabô são geralmente as menores e também são chamadas de 顎当 Agoate (apropriado para mandíbula) porque têm um formato que protege apenas as mandíbulas.

 

目の下頬 ME NO SHITABÔ

MenoshitaboPode-se dizer que a diferença entre a Hanbô e a Menoshitabô é a presença ou ausência do nariz.

A Menoshitabô mais antiga que sobreviveu foi feita no início do período Muromachi. Sua maior característica é ter uma expressão rica.

Por ser um 武具 Bugu (equipamento de guerra) usada no campo de batalha, muitos tinham expressões que de alguma forma davam um impacto psicológico tanto no inimigo quanto de quem a usava. Algumas formas eram: 烈勢面 Retsuseimen (expressão de raiva vigorosa), 笑面 Emimen (cara sorridente). Além disso, outras várias formas foram produzidas, como o 翁面 Okinamen (velho) e o 天狗面 Tengumen (Tengu), 盤若 Hannyamen, etc.

Na maioria eram feitas de ferro e algumas feitas de couro. Ao fixar um bigode em volta da boca, expressa o poder militar.

A boca na parte inferior é vazada para tornar mais fácil respirar e falar no campo de batalha e além disso, para reduzir o peso, por esse motivo também foi eliminando a parte acima dos olhos.

Embora uma das razões dessa máscara se tornar cada vez mais popular como obra de arte foi a riqueza da gravura do metal e alto preço de sua produção, mas não deixou de fornecer funcionalidade como uma utensilio de guerra.

 

総面 SÔMEN

somenExistem dois tipos de face total, uma com nariz e outra sem nariz.

O primeiro tem o formato de 半首 Hatsumuri e 半頬 Hanbô combinados, e o segundo acrescenta uma parte que protege os olhos e a testa (região frontal) na Menoshitabô, fazendo com que cubra todo o rosto como uma máscara. E um Shide (colar) é preso sob a mandíbula. Ao cobrir o usuário sem nenhuma brecha, pode-se dizer que o poder de defesa é alto.

No entanto, ainda havia dúvidas quanto à conveniência, como o fato de que usar máscara completa na batalha tornaria a batalha mais cansativa do que o necessário e a visibilidade seria reduzida. Portanto, diz-se que não se espalhou amplamente.

Na era Edo, no período de tranquilidade e rtelativa paz na sociedade, os artesões das armaduras criaram aspectos altamente decorativos para competir por tecnologia. Era popular não como armadura, mas como obra de arte.