SHUKÔ

手鉤 SHUKÔ

 

shukou

 

shukou_tekagiO Shukô pode ser classificado de duas maneiras: 隠し武器 Kakushi Buki (armas ocultas) e 忍具 Ningu (instrumentos/ferramentas Ninja), exclusivos dos Ryûha de Ninjutsu foi por muito tempo guardado em segredo por essas escolas. É uma arma semelhante à garra de um felino, feitas de metal e couro, eram usados para escalar obstáculos e eficazmente usados no combate corpo-a-corpo ou contra armas como a Katana.

 

 

 

Os guerreiros de 戸隠流 Togakure Ryû eram especializados em algumas armas tekagi2específicas, conhecido como 三法秘伝 Sanpô Hiden “Três modelos secretos”. Um desses três instrumentos era o 手鉤 Shukô ou Tekagi, literalmente traduzido como: “Gancho de mão” Atualmente encontra-se dois objetos com a mesma pronúncia, o 手工 Shukô que indica as algemas de mão usadas pela polícia, escrita com caracteres diferentes e outro que tem a mesma pronúncia e caracteres (手鉤 Shukô) que é um gancho com cabo, freqüentemente usado para manipular pescados. Ainda encontramos o termo 手虎 Shuko (mão de tigre) comumente e erroneamente usado para nomear essa arma.

 

 

 

tekoukagiO 手甲鉤 Tekkô Kagi é uma variação do Shukô e foi usada por algumas escolas de Ninjutsu, difere do Shukô pela disposição dos ganchos.

 

O Shukô usado em conjunto com o 足鉤 Sokkô (também Ashikagi ou Ashikô) que são ganchos usados nos pés, são ferramentas usadas para facilitarem escaladas em árvores. Porém, possivelmente seu uso mais comum foi no combate, pois seu efeito destrutivo e psicológico e assustador. No uso em 昇天の術 Shoten No Jutsu (arte de escalar), o praticante requer grande habilidade e anos de prática.

 
Ningu3
ASHIKÔ                                               SHUKÔ                                                 NEKODE
 
 
 

Há uma arma semelhante chamada 猫手 Nekode ou mão de gato, que consiste em dedais com unhas de metal, esses dedais eram colocados separadamente em cada dedo. Essa arma se tornou peculiar pelas Kunoichi (mulheres femininas), pois eram ocultas e usadas facilmente, sendo que as unhas femininas são armas naturais.

 

 

 

Wagh_NakhA origem do Shukô, como na maioria das armas usadas pelos guerreiros do Japão é imprecisa. Porém, existe a hipótese de ela ter surgido de uma arma antiga oriunda da Índia, chamada de Bagh Nakh ou Wagh Nakh. É importante ressaltar que os instrumentos usados pelos guerreiros Shinobi eram multifuncionais e isso fazia qualquer objeto uma arma eficaz e mortal nas mãos desses guerreiros, ou seja, pode ter surgido de uma adaptação de ferramentas do cotidiano em essa eficiente arma.