捕物三道具 TORIMONO SANDOGU

捕物三道具

Torimono Sandogu

Das muitas armas adaptadas e criadas para imobilizar e capturar os suspeitos sem causar danos letais, o 捕物三道具 Torimono Sandogu ficou bem conhecido pela sua eficiência.  Era um conjunto de três bastões especiais, que possuíam as características corretas para tal necessidade, manter a distância segura e evitar muitos danos ao capturado. Nesse período, o declínio da classe guerreira foi um estopim que direcionou muitos soldados desempregados ao crime e, por esse motivo, a captura de um Samurai, ainda com elevado respeito perante a sociedade, não era uma ação simples e passiva.

Sandogu

As três armas eram o 袖絡み Sodegarami (enganchar manga), o 刺股/刺叉 Sasumata (bastão com forquilha) e o 突棒 Tsukubô (bastão de detenção). Estes instrumentos eram comumente exibidos e fixados em frente aos postos dos magistrados ou Machibugyô. Essas armas também foram levadas a muitas procissões, especialmente quando havia desfiles para escoltar os prisioneiros pelas ruas, na maioria para execução.

kansetsukan

Obviamente que existiram outras ferramentas de defesa e capturas que completavam um pequeno arsenal usado no 警察術 Keisatujutsu (técnicas policiais), entre elas têm: 鉄鞭 Kanamuchi/Kanemuchi, 熊手 Kumade, 十手 Jutte,  鉄刀 Tetto, 兜割 Kabutowari, 萎えし Naeshi ou 萎しNayashi, 鎖分銅 Kusarifundô ou 万力鎖 Manrikigusari, 鉄扇 Tessen, 手慣らし Tenarashi, etc. No entanto, cada delegacia de polícia feudal ou 番所 Bansho foi exigida manter esse conjunto básico

para qualquer perturbação pública, e nas mãos de uma equipe qualificada, estes bastões poderiam manter facilmente um adversário mais violento à distância, até que fosse imobilizado. Os bastões também forneciam a vantagem estratégica de proteger os oficiais dos golpes de outras armas como o Katana (espada) ou outras armas mais curtas.

Esses bastões foram confeccionados de madeira muito dura e seu comprimento variava, mas normalmente tinha entre 6 e 7 shaku (aprox. 2 metros). As extremidades de cada uma das três armas eram forjadas em ferro, para resistir grande esforço, e a fixação do 中心 Nakago ou 茎 Kuki (espiga)  era semelhante às outras armas como o Yari (lança) e a lâmina do Katana. Também foram, frequentemente, fixados ao redor do bastão tiras de metal enfileirado com muitos espinhos afiados e que tinham o objetivo de auxiliar no objetivo desses instrumentos, arrastar até o solo para facilitar a imobilização e captura.