BUGEI NO SOTSUGYÔ

武芸の卒業

Bugei No Sotsugyô

Graduação nas Artes Marciais

 

menkyo

O sistema 段 Dan e 級 Kyû, conhecido e usado atualmente nas disciplinas marciais, assim como as faixas coloridas e uniformes, não eram usado nas artes marciais tradicionais, onde havia somente o sistema chamado  免許 Menkyo (licença) através de 巻物 Makimono (papiro ou documentos manuscrito). O sistema de Dan-Kyû começou aproximadamente em 1887, com a divulgação do Gendai Budô (artes marciais modernas), especificamente um método de graduação do Judô, que foi adotado pelas outras disciplinas. O sistema Menkyo (licença) é dividido em 初伝 Shoden (目録 Mokuroku), 中伝 Chûden (Chû-Gokui), 奥伝 Okuden (極位Gokui), 免許 Menkyo (指南 Shinan Menkyo) e 皆伝 Kaiden (允可 Inka).
Comumente os praticantes dos Koryû (estilos antigos) eram licenciados como Shoden, Chûden, Okuden, Menkyo, e finalmente após receber todos os níveis precedentes receberá o 免許皆伝 Menkyo Kaiden, significando literalmente, "licença total da transmissão." Contudo, cada Ryûha seguia seus próprios critérios para licenciar os praticantes. A licença total ou Menkyo Kaiden implicava que o praticante alcançou todos os conhecimentos, técnicos e filosóficos, da tradição. Aquele que recebia o Menkyo Kaiden podia fundar seu próprio ramo da escola transmitida por seu mestre ou continuar sem alterar seus ensinamentos. A licença podia ser passada entre membros da mesma família, como é o caso de 家伝 Kaden ou 一子相伝 Isshi Shôden (de pai para filho), como também para outros que não tinham linhagem sanguínea.

Tanto o sistema antigo como o moderno estão vinculados aos métodos de ensinamento, no entanto, olhando pelo ponto de vista e perspectiva do 武術 Bujutsu ou Ciência marcial, no qual o foco era a decisão entre a vida e a morte ou sobrevivência, não é possível ignorar que o senso deste sistema na personalidade do discípulo seja o ponto principal, o mestre por prudência, não deveria transmitir descontroladamente todas as técnicas e conhecimentos, sem antes ter observado a técnica, os atos e caráter do discípulo.

Ainda que o 現代武道 Gendai Budô ou Artes Marciais contemporâneas sejam oriundos dos 古流 Koryû (tradições antigas), seu desenvolvimento foi em época de paz e com objetivo de evolução espiritual e física ante a perfeição das técnicas aplicada como desporte, não havendo mais as mesmas preocupações que na transmissão de técnicas e conhecimentos bélicos usados para matar na sobrevivência. Assim, desde o inicio da prática é revelado a totalidade das técnicas, nada muda nas técnicas, somente a execução evoluciona ao mesmo tempo em que o praticante refina e se transforma. O progresso se estrutura de maneira que corpo e espírito evoluem. Os graus (Dan ou Kyû) são os símbolos desta evolução.

No entanto, com a globalização das culturas, mesmo algumas tradições antigas absorveram e mesclaram ambos os métodos de licença e graduações relatadas. Assim, gradativamente o adepto tem seu desenvolvimento técnico e espiritual representado pelos graus modernos de Kyû e Dan e, conjuntamente, ao alcançar determinados níveis, ele poderá receber os cerificados de licença, conforme a tradição antiga. Apesar de serem muito particulares as aplicações e requisitos dessas graduações, frequentemente a licença Shoden pode ser conferida ao 2º ou 3º Dan, Chûden ao 4º ou 5º Dan, Okuden ao 6º ou 7°, Kaiden ao 8º ou 9º, e Menkyo Kaiden ao 10º.

 

級 Kyû (nível)

段 Dan (grau)

初伝 Shoden (transmissão inicial)

中伝 Chûden (transmissão mediana)

奥伝 Okuden (transmissão secreta)

免許 Menkyo (licença, certificado, permissão)

皆伝 Kaiden (transmissão total)