KUKISHIN RYÛ DAKENTAIJUTSU

 
 

歴史 REKISHI

(História)

 

 

A tradição de 九鬼神伝流 Kukishinden Ryû é oriunda do 九鬼神流 Kukishin Ryû, um 綜合武術 Sôgô Bujutsu (arte militar integral). Por tanto, a história do Kukishinden Ryû é a mesma até a Era  乾元 Kengen (1302).

 

Originou-se diretamente do 澄水流打拳體術 Chôsui Ryû Dakentaijutsu (馗神澄水流打拳體術 Kijin Chôsui Ryû Dakentaijutsu). O Chôsui Ryû foi formulado primeiramente por 大伴古麿  Otomo Furumaro/Komaro, que estudou com 鑒真 Jianzhen ou Kanjin (monge  budista, que chegou ao Japão da China por volta de 749 – 757). 名和新三郎基長 Nawa Shinzaburo Motonaga reavivou os ensinamentos antigos deste Ryû, que estava quase perdido e, como tal, se tornou o primeiro Sôke do 澄水流 Chôsui Ryû. O 3º Sôke do Chôsui Ryû, 大国鬼三太清澄  Ôkuni Onimita Kiyosumi (um filho de 大国鬼源太 Ôkuni Onifujita ou Ôkuni Onigenta guarda de 後醍醐 Go Daigo), renomeou para 馗 Kishin (Kijin) Chosui Ryû.

 

Kiyosumi trabalhou com Nawa Hoki No Kami Kenchô, Shuri No Suke Kiyoshi e Kojiro Nagato No Kami. Estes homens eram os vassalos do clã de 菊池 Kikuchi. Ôkuni Kiyosumi deu o título a 越前守 Echizen No Kami. 11º Sôke de Kishin Chôsui Ryû 占部宿禰兼貞 Urabe Sukune Kanesada, também estudou uma forma de 拳法 Kenpo chinês de um guerreiro, que escapou para o Japão da dinastia Tang na China. Urabe ensinou este Kenpô a Sonjinshi Yoshihide que em troca acrescentou isto ao Chôsui Ryû e foi conhecido como Dakentaijutsu. Em 1349, Era de 正平 Shôhei, com o nome mudado para 出雲冠者義秀/出雲冠者義照 Izumo Kanja Yoshihide/Yoshiteru, (nome adquirido de sua cidade natal Izumo), é citado como fundador de ambas tradições Kukishinden Ryû e Shinden Fudô Ryû.

 

O nome 九鬼 Kuki foi concedido pelo imperador 後醍醐天皇 Go-Daigo Tennô a 隆眞薬師丸 Kurando Yakushimaru, por havê-lo resgatado do seqüestro de 足利 尊氏 Ashikaga Takauji na época de 鎌倉 Kamakura da Era 延元 Engen (1336). O Imperador considerou que Kurando lutou como Deuses Demônios durante o resgate e foi denominado como Kuki. Logo, Kurando fundou a escola com o nome de Kukishin Ryû.

 

O 11º Sôke 大国小源太幸久 Ôkuni Kogenta Yukihisa do Kukishinden Ryû é relatado como sendo o introdutor de Kukishinden Ryû 杖術 Jôjutsu, que foi desenvolvido usando suas habilidades em Kukishin Ryû Bojutsu, Hanbojutsu e Kenpô.

Acredita-se que o 12º Sôke 風間新九郎秀近 Kazama Shinkuro Hidechika nomeou o Ryûha como Kukishinden Happô Bikenjutsu. Conforme os relatos ele era bastante qualificado em Biken (espada secreta) e pode ser a razão para o nome. Há 8 modos (Happô) mais espada (Biken) para um total de 9 estilos.

Acredita-se que do 六尺棒術 Rokushakubojutsu foram criados o Jô, Hanbô e também Sôjutsu e Naginatajutsu. Do Hanbô, foram criados Kenjutsu e Juttejutsu. Tradicionalmente, o Jô não é uma arma ofensiva. Os kata são uma combinação de Bô e Kenjutsu.

 

No século XVII, o 13º Sôke do Kukishinden Ryû, 大国鬼平重信 Ôkuni Kihei/Onihei Shigenobu de Izumo (proprietário do Menkyo Kaiden de Kukishin Ryû e também Sôke de Chôsui Ryû Dakentaijutsu), ensinou o sistema de Kukishin ao 3º Sokê de Takagi Yôshin Ryû, 高木源之進英重 Takagi Gennoshin Hideshige (que, depois de um confronto amigável, se tornaram amigos). Em troca, Takagi Gennoshin ensinou técnicas de Bôjutsu, Naginatajutsu e Shurikenjutsu. Ôkuni se tornou o 4º Sôke do Takagi Yôshin Ryû depois da morte do seu amigo Takagi Gennoshin. Por um curto período, estas duas escolas foram ensinadas juntas por Ôkuni, mas antes de  sua morte, Ôkuni dividiu as escolas. O Kukishin Ryû, ele classificou de Hon Tai Kukishin Ryû Bôjutsu e, depois se tornou Kukishinden Ryû Taijutsu (com Chôsui Ryû Dakentaijutsu) e, o Takagi Yôshin Ryû e Chôsui Ryû seguiram em outra direção (o Takagi Yôshin Ryû também teve o Bôjutsu de Kukishin Ryû).

 

Acredita-se que 大国出雲守重広 Ôkuni Izumo Mori Shigehiro, o 19º Sôke, viveu em meados de 1800 e foi por um período guarda-costas pessoal para alguns dos Imperadores da época. Ele também foi conhecido pelo nome de Chôtei No Kinki Eishi. Durante a era de 安政 Ansei (1850), foi guardião dos recintos sagrados do palácio imperial. Ele foi genro de 戸田英三郎信正 Toda Eisaburo Nobumasa (se casando com sua filha) 27º Sôke de Togakure Ryû.

 

石谷武甥 Ishitani Takeoi, o pai do famoso 石谷松太郎 Ishitani Matsutaro, o professor de Takamatsu, veio da província de 兵庫 Hyôgo. Ele era um estudante da mesma categoria que 藤田久吉 Fujita Hisayoshi, que estudou de 八木幾五郎 Yagi Ikugoro, o 13º Sôke de Takagi Yôshin Ryû. Com isso, o Kukishinden e o Takagi Yôshin Ryû mantiveram juntos. Ishitani e Fujita receberam o Menkyô Kaiden de Takagi Yoshin Ryû (também havia outra pessoa chamada Ishibashi que recebeu Menkyô Kaiden). Fujita chamou a tradição de Takagi Yoshin Ryû e Ishitani chamou de 本體高木揚心流 Hontai Takagi Yoshin Ryû, que é o nome original do Takagi Yôshin Ryû. Depois de 200 anos, o Kukishinden Ryû (Hon Tai Kukishin Ryû), e o Takagi Yôshin Ryu tiveram seu caminhos juntos novamente.

 

Ishitani Matsutaro estudou com seu pai o Kukishinden Ryû e Hon Tai Takagi Yôshin Ryû. Ele também estudou com 大国重治英政  Ôkuni Shigeharu Hidemasa (36º Sôke do 本體道神澄水流九鬼神伝打拳體術 Hontai Kishin Chôsui Ryû Kukishinden Dakentaijutsu), 伊庭登代太郎 Iba Toyotaro (14º Sôke do 九鬼神伝天真兵法 Kukishinden Tenshin Hyôhô) e 15º Sôke de 天真宗傳九鬼神流 Tenshin Sôden Kukamishin Ryû.

 

Ishitani Matsutaro trabalhou como segurança em uma fábrica de fósforo na cidade de 神戸 Kôbe, que pertenceu ao pai de Takamatsu. Foi então, que ele conheceu Takamatsu que já estava estudando o Kotô Ryû, Gyokko Ryû, Shinden Fudô Ryû e outras tradições do seu avô.

 

Takamatsu pediu então a Ishitani que lhe ensinasse o Kukishinden Ryû e outras artes que ele soubesse. Ishitani o aceitou como um estudante e, com o uso de um canto da fábrica e alguns Tatami Ishitani ensinou primeiro para Takamatsu o Hikenjutsu do Kukishinden Ryû.

Nos últimos quinze anos de sua vida, transmitiu a tradição ao atual 宗家 Sôke (sucessor) 初見良昭 Hatsumi Masaaki.

 

傳系 DENKEI

(Linhagem de transmissão)

 

出雲冠者義照 Izumo, Kanja Yoshiteru - filho de Garyu Doshi (永久 Eikyû 1113 - 1118)
出雲小四郎照信 Izumo, Koshiro Terunobu
出雲又四郎照秀 Izumo, Matsushiro Teruhide
出雲文五義照 Izumo, Bungo Yoshiteru
出雲冠者義隆 Izumo, Kanja Yoshitaka
出雲冠者義輝 Izumo, Kanja Yoshiteru  (filho de Izumo Kanja Yoshitaka)
大国鬼三太清澄 Ôkuni, Kisanta Kiyosumi
堤伯耆守律山 Tsutsumi, Hakushi Mori Ritsuzan
栗山右近源長臥房 Kuriyama, Ukongen Nagafusa
有馬河内介正義 Arima, Kawachi No Suke Masayoshi
大国小源太幸久 Ôkuni, Kogenta Yukihisa
風間新九郎秀近 Kazama, Shinkuro Hidechika
大国鬼平重信 Ôkuni, Kihei/Onihei Shigenobu
大戸根左近康正 Otone, Sakon Yasumasu
大戸根源八康秀 Otone, Genpachi Yoshihide
大戸根源五郎康平 Otone, Gengoro Yasuhira
淡路入道近康 Awaji, Nyudo Chikayasu
鞍馬小太郎玄進 Kurama, Kotaro Genshin
大国出雲守重広 Ôkuni, Izumo Mori Shigehiro (弘化 Kôka 1844)
杉野重平太兼光 Sugino, Juheita Kanemitsu
久原源十郎義種 Hisahara, Genjuro Yoshitane
久原小太郎信義 Hisahara, Kotaro Nobuyoshi
石谷武甥正次 Ishitani, Takeoi Masatsugu
石谷松太郎隆景 Ishitani, Matsutaro Takagage
高松寿嗣 Takamatsu, Toshitsugu
初見良明 Hatsumi, Masaaki
 
 

身の備え「勇」を現す「武」の中で、真の極意は「心なりける。

MI NO SONAE YU O ARAWASU BU NO NAKA NI SHIN NO GOKUI WA KOKORO NARIKERU

 

Dentro todas as preparações que o corpo (guerreiro) usa para mostrar coragem, o real segredo é a mente (coração/espírito).

 

大国鬼平重信 Okuni Kihei Shigenobu (15º Sôke Kukishinden Ryû) Séc. XVII.