歴史 REKISHI

(História)

O 浅山一伝流 Asayama Ichiden Ryû como a maioria dos 古流 Koryû (estilo antigo) esteve parcialmente perdida ou envolvido em mistério.  É conhecido que havia várias filiais do Ryû em várias partes de Japão.

A tradição foi fundada possivelmente na Era 永禄 Eiroku (1558 – 1570) por 朝山 (一伝斉) 一傳斎重晨 Asayama Ichidensai Shigetatsu. Ichidensai transmitiu a sua tradição então pelo país. Porém, os registros históricos para esta linhagem estão obscuros. A tradição foi no começo apenas classificada como somente arte de 当身 Atemi (golpes) e 逆手 Gyakute (torções). Ichidensai é o terceiro filho de 浅山玄蕃源の吉忠一了斎 Asayama Genban Minamoto No Yoshitada Ichiryosai, um 軍師 Gunshi (estrategista) a serviço de 赤井悪右衛門景遠 Akai Akuemon Kageto, o senhor do distrito de 天田 Amada e 氷上 Hikami, com 70,000 石 Koku (medida antiga) de terra.

Iwatakitera Hyogo Prefecture Tamba Buddha Acala

岩瀧寺 兵庫県丹波市 石仏・不動明王 Ganryûji Tanba - Prefeitura  Hyogo - Fudô Myôô

 
De acordo com a lenda, na idade de doze anos, Ichidensai rezou ao deus 不動明王 Fudômyôô no 岩瀧寺 Ganryû Ji (santuário na aldeia de Asayama) em 丹波 Tanba (atual Prefeitura 兵庫 Hyogo ), teve um sonho com a visão de Fudô Myôô, o qual resultou em uma milagrosa iluminação e isso subseqüentemente a criação de Asayama Ichiden Ryû. Próximo ao santuário é encontrado uma placa com dizeres da tradição Asayama:

 

浅山一伝斎壁書

Asayama Ichiden Toki Hekisho

 

img 0

武芸は其身の慎 - Bugei Wa Goshin No Makoto

(A arte marcial é para pessoas humildes)

心掛けは手柄の基 - Kokorogake Wa Tegara No Ki

(Manter a prontidão é fundamental)

心遣いは分別のいろは - Kokorozukai Wa Bunbetsu No Iroha

(Tenha zelo e discernimento na escrita)

堪忍は忠孝の下地 - Kan'nin Wa Chūkō No Shitaji

(Perseverança e lealdade devoção é uma fundação)

短気は未練の相 - Tanki Wa Miren No Sō

(Suscetibilidade e obstinação são mútuas)

がさつは臆病の花 - Gasatsu Wa Okubyō No Hana

(Rudeza é a covardia da flor)

 
Alguns relatos apontam que ele estudou uma escola de 剣術 Kenjutsu chamada 信刀流 Shintô Ryû (escola da espada verdadeira) antes de fundar o próprio Asayama Ichiden Ryû. O Ryû foi transmitido no domínio de 会津藩, Aizu Han pelo Clã de 田中 Tanaka que serviu como conselheiro ancião do senhor do domínio. Esse fato realmente compartilha com a idéia de conexão ao 大東流合気柔術 Daitô Ryû Aikijujutsu (também teve sua origem nessa região), pois, existem muitas semelhanças técnicas.
 

Na era 明治 Meiji (1868-1912) o 12º Sôke do Ryû 田中保 Tanaka Tamotsu transmitiu 免許皆伝 Menkyô Kaiden para 大倉久次郎直行 Ôkura Kyujiro Naoyuki se tornando o 13º Sôke do Ryû. Ele era um pequeno guerreiro com apenas 4 Shaku e 8 Sun (147 cm) de altura e pesava 11 Kan (41.25 kg). Contudo ele era um expert, com um Dôjô em 小石川 Koishikawa, Tokyo. Ôkura foi também amigo de 治五郎嘉納 Jigoro Kano (criador do Judô), e teve muitos discípulos vindo da 講道館 Kodokan (primeira organização de Judô). Ele teve dois alunos avançados, 足立惟正 Adachi Yuishô e 永沼経行 Naganuma Tsuneyuki. Ôkura casou sua única filha com Naganuma e o apontou como o 14º sucessor da Ryû.  Naganuma Tsuneyuki então transmitiu o Menkyô Kaiden a seu segundo filho 永沼良行 Naganuma Yoshiyuki, mas, por razões pessoais, 上野貫天心 Ueno Takashi, que era um estudante avançado é quem foi dotado com a genealogia de 16º Sôke. Após Tsuneyuki morrer Yoshiyuki retornou a ensinar alguns alunos.

No décimo segundo mês do vigésimo nono ano da era de 昭和 Showa (1954) Ueno intitulou 佐藤金兵 Sato Kinbei como 17º sucessor da escola.

Sato Sensei faleceu em 1999. Mas, Kinbei era um professor prolífico que ensinou para muitas pessoas na arte de Asayama Ichiden Ryû.

Durante o tempo de sua sucessão, Ueno compilou com escrita e ilustrações os Denshô da Ryû para permitir uma coerente transmissão das técnicas dessa escola. Ueno Sensei entregou Menkyô Kaiden a vários estudantes, entre eles: 岩城英男象水 Iwaki Hideo Shôsui, 種村匠刀Tanemura Shôtô, 古林正雄 (澄水) Kobayashi Masao (Chôsui), 大木二郎 Oki Jiro, 初見良昭 Hatsumi Masaaki, 尾上政美 Onoue Masami, 竹内信義 Takeuchi Nobuyoshi, 藤田西湖 Fujita Seiko.

Ueno Takashi foi um estudante de Takamatsu Toshisugu e o professor de Hatsumi Masaaki durante os meados dos anos 50, antes do Sensei Hatsumi iniciar seu treinamento com Takamatsu Sensei.

Originalmente o currículo foi dividido em seções de 天之巻(剣法)Ten No Maki (Kenjutsu), 人之巻(棒術)Jin No Maki (Bôjutsu) e 地之巻(体術)Chi No Maki (Taijutsu).

Não se sabe ao certo, mas, a partir da transmissão de Naganuma Sensei somente é ensinado a seção 地之巻 Chi No Maki.

傳系 DENKEI

(Linhagem de transmissão)

 

 

朝山三五郎一傳斎 Asayama Sangoro/重晨 Shigetatsu Ichidensai (永禄 Eiroku 1558-1570)
十代未知 Dez gerações desconhecidos
田中保 Tanaka Tamotsu
大倉久次郎直行 Ôkura Kyujiro Naoyuki
永沼経行 Naganuma Tsuneyuki (Kiyoyuki)
永沼良行 Naganuma Yoshiyuki
上野貴 Ueno Takashi 岩城英男象水 Iwaki Hideo Shosui
佐藤金兵 Sato Kinbei - 神長成佳 Kaminaga Shigemi 
匠刀種村 Shotô Tanemura