TAIBAI YINJING

神機制敵太白陰經

Shenji Zhidi Taibai Yinjing

(太白陰經 Taibai Yinjing)

 

 

TaibaiNada é conhecido sobre o autor desta obra, 李筌Li Quan, a não ser que ele aparentemente segurou um posto de nível provinciano do exército e foi ativo durante pelo menos vinte anos (aproximadamente de 745 a 765). Assim, ele deve ter experimentado a guerra devastadora que engolfou a China durante a rebelião de 安禄山An Lushan (755-763) e testemunhou a erosão subsequente do poder de Tang. Ele era um astuto já que era profundo estudante dos assuntos militares e os textos marciais clássicos, mas só o 太白陰經Taibai Yinjing e seus comentários sobre a Arte da Guerra de 孫子Sunzi (na edição 石家庄Shijiazhuang) sobreviveram intactos. Porém, o 通典Tongdian e outros textos posteriores adotam muitos capítulos na sua totalidade, e também são preservados numerosos parágrafos curtos dos seus trabalhos perdidos em tais compilações como o 太平御覽Taiping Yulan. 

 

De acordo com a observação no prefácio do autor, datado 759, o título recorre ao planeta Vênus (太白Taibai) que governa assuntos militares e a lua (Yin) que é associado com atacar e matar. O livro foi concebido como um trabalho sutil que discute os aspectos etéreos e não ortodoxos da arte militar em lugar de táticas de campo aberto simplistas. Os prolongados cem capítulos ao todo, suas dez seções categóricas de extensões variadas constituem um verdadeiro repositório de teoria militar e prática de Tang. Embora abrindo com uma contemplação do Céu e Terra, e imediatamente enfatiza segundo a função e necessidade do esforço humano sem o qual qualquer vantagem do ambiente será desperdiçada. Ainda, mais que qualquer trabalho prévio, o Taibai Yinjing é penetrado pelos conceitos de 陰陽Yin Yang e assim é enfatizado o informe e o oculto, entretanto não porque Li Quan foi cativado de doutrina mística. Ao invés, ele emprega um vocabulário sem igual para investir em novos meios de conceitualização de guerra, um que enfatiza o ser insondável para efetuar vitória inesperada com mínimo esforço e despesa, em consonância com o pensamento de 孫子Sunzi. 

 

Embora as táticas estejam surpreendentemente ausentes, o livro é semelhante ao 太公六韜Taigong Liutao em abrangência, com muitos capítulos que focalizam em conceitos importantes e declarações pungentes das escrituras militares clássicas, especialmente a Arte de Guerra, 呉子Wuzi e 六韜Liutao. Porém, o tema definindo ao longo dos capítulos discrepantes é a necessidade por flexibilidade, par empregar métodos não ortodoxos para obter vantagens espaciais e temporais que permitirão poder estratégico para subjugar o inimigo. A embasamento para campanhas militares vitoriosas é um som, liderança nacional virtuosa que harmoniza as pessoas e os une nos empreendimentos dos estados. Junto com isto, uma organização militar eficiente com comando de superlativo e técnicas de controle, métodos provados por motivar os homens, e conhecimento completo de todos os aspectos da ciência militar deve ser criada. Adequadamente, há discussões extensas de formações e desenvolvimentos, enquanto planejando, preparação (inclusive logísticas e avaliação do campo), armas e equipamento (como vadear rios e para guerra incendiária e aquática), assuntos médicos e veterinários, recompensas e castigos, as qualificações de lideres, organização militar, e criação de forças de elite. 

 

Embora alguns deles tenham um caráter de pastiche, os capítulos são interiormente consistentes e razoavelmente bem integrados. Porém, há uma disjunção principal entre a primeira parte do livro, enquanto incluindo 60 por cento do material asperamente, e as quatro seções finais que inclui capítulos sobre sacrifícios tal como a figura marcial lendária 蚩尤Chiyou, numerosos métodos prognósticos, indicações de calendários dos dias auspiciosos, e até mesmo técnicas para Fisiognomia de homens e cavalos. Enquanto os clássicos militares escritos antes do Taibai Yinjing em grande parte adotam a ênfase de Sunzi no trato humano, isto marca uma surpreendente mudança. Se estes conteúdos foram acumulados pelo próprio Li Quan ou simplesmente remendaram através de mãos posteriores por causa da orientação etérea que penetra os capítulos anteriores é desconhecido, mas eles iniciaram uma tendência certamente para incluir quantias vastas de tal material especulativo nos trabalhos subsequentes. Embora também esmagadoramente detalhassem sobre como sugere que estes métodos nunca pudessem ter sido contemplados, muito menos consultado, em reais contextos do exército, estes capítulos proveem uma fonte notável para estudar os princípios que está por baixo dos sistemas divinatórios. O mesmo extenso também indica que aqueles prognósticos fizeram um papel muito maior que previamente imaginado, enquanto explicando sua condenação veemente talvez no 尉繚子Weiliaozi.