SHONINKI

 

SHŌNINKI

 

densho

O 正忍記 Shōninki é certamente uma das mais excepcionais obras sobre a tradição Ninja e pode ser traduzido como “escritura do verdadeiro Shinobi” ou “autêntica escritura do Shinobi”.  Foi escrito no ano de 1681 por 名取三十郎正澄 Natori Sanjūrō Masazumi (também conhecido pór 藤一水子正武 Fujinoissuishi Masatake, 名取三十郎正武 Natori Sanjūrō Masatake ou 藤林正武 Fujibayashi Masatake), um detentor da tradição Ninja da província de 紀州 Kishū. Foi composto em três volumes: 正忍記初巻 Shôninki Shokan, 忍記中巻 Shôninki Chûkan e 正忍記下巻 Shôninki Gekan.

 

Esse 忍兵の秘書 Ninpei No Hisho (Documento secreto de estratégia Shinobi), como é encontrado no prefácio da obra, descreve os métodos e estratégias de espionagem Shinobi da tradição 名取流 Natori Ryû (também conhecida por 紀州流 Kishû Ryû), a qual se acredita ser de uma ramificação de 楠流 Kusunoki Ryû, e por esse motivo é classificado também como 新楠流 Shin Kusunoki Ryû (novo Kunosoki Ryû). Ainda em sua obra é descrito com o nome de 当流 Tô Ryû ou 當流 Tô Ryû, que pode ser interpretado como “nossa corrente” ou “estilo autêntico”.

 

Estratégia, psicologia, neurolinguística, fisiognomonia, manipulação, ocultação, disfarce, decepção, magia, filosofia e espiritualidade são alguns dos temas dessa inestimável obra e que pode ser considerado um manual que resume as técnicas utilizadas pelos agentes de espionagem ou Ninja da tradição de Kishu Ryû. Acredita-se que os membros do clã pertenciam a uma das linhagens principal de Iga Ryû, que foram obrigados a escapar da batalha de 天正伊賀の乱 Tenshô Iga no Ran,  uma invasão responsável pelo 大名 Daimyô  (Senhor feudal)  織田 信長 Oda Nobunaga.

 

Em resumo, de 1579 a 1581 houve tentativas de invadir e dominar a região de 伊賀 Iga (atual prefeitura 三重 Mie, considerada a terra natal dos Shinobi), uma região sem muita importância, mas que a reputação dos habitantes era respeitada e temida. À primeira tentativa, que na verdade foi uma rebelião dos Ninjas de Iga, abateram as forças de 織田信雄 Oda Nobuo (filho de Nobunaga) que tinha ordenado um retentor de seu pai, 滝川 一益 Kakigawa Kazumasu, como 普請奉行 Fushin Bugyô (oficial de construção) para reconstruir o castelo 円山 Maruyama abandonado pelo 北畠具教 Kitabatake Tomonori, com intuito de formar uma base para futuro domínio. Com a humilhação da derrota, Oda Nobuo então decidiu que invadiria Iga e se vingaria. O seu plano foi de atacar com 12.000 homens pelas melhores três passagens, mas os Ninja de Iga tinham colhido informações antecipadas e facilmente evitaram o ataque e derrotaram o exército de Nobuo.

 

Mesmo com o descontentamento da atitude precipitada de seu filho, o experiente Daimyô 織田信長 Oda Nobunaga não podia deixar de limpar seu nome e é acreditado que ele próprio conduziu um ataque com 40.000 soldados, divididos em tropas, simultaneamente por seis caminhos diferentes indicadas por um nativo do vilarejo de 柘植 Tsuge chamado 福地伊予 Fukuchi Iyo. Tal ato não pode ser evitado pelos habitantes que tiveram suas famílias massacradas e os remanescentes foram obrigados a escapar para outras regiões.

 

No término desse documento é descrito o porquê foi escrito tal manuscrito, e indica certa apreensão com a imagem da “classe espiã”, da arte e também com o uso dessas habilidades de forma inapropriada para as futuras gerações, já que o autor rompe a regra principal do Shinobi, o anonimato.

 

“O tratado escrito acima certamente não é o caminho que moldamos para nós mesmos, e nunca deveríamos ter escrito esses segredos. Contudo, foi necessário ser escrito porque as pessoas dizem que o Shinobi, como eles são chamados, têm habilidades estranhas e peculiares e, conscientemente e habilmente, eles enganam as pessoas. Considerando isso, se você for confrontado por alguém enquanto executa a arte do Shinobi, poderia ser difícil de esconder suas próprias habilidades. Eu suponho que todo aspecto dos segredos mais profundos foi escrito aqui. Deve-se dominar estas habilidades com o devido respeito. A menos que se saiba o fundamento do caminho do Shinobi, você não pode antecipar os resultados de seus ambientes. Você deve manter ativa a arte do Shinobi dentro de você, mas não enganar o povo e as pessoas com suas habilidades.

Esse Shoninki é o puro e supremo segredo da arte do Shinobi de nossa escola. Embora desde os tempos antigos de nossos anteriores mestres, foram herdados este livro e a arte, que foram escritas exclusivamente ao único filho da família, e a ninguém mais. Agora, a pedido incisivo do herdeiro, e mediante a isto dou tudo em totalidade para ele. Você deveria dominar essas habilidades refinadamente e com devido respeito e exibir esse manual a qualquer um sem permissão rígida é totalmente proibido.”

(奥書 Okugaki - parágrafos finais da obraShoninki )

Se tiver o interesse em ler essa obra em português, acesse: http://ninpeinohisho.blogspot.com.br/