Assim como as artes marciais e religião foram trazidas para o Japão da China durante a 唐朝  Dinastia Tang, o Jûnan Taisô possivelmente estava dentro do repertório de conhecimentos que os militares e religiosos fugidos da China trouxeram ao país do Sol nascente. Os exercícios do 柔軟体操 Jûnan Taisô assemelham-se aos Ásana do योग Yôga, oriundos da Índia.

 
São calistenias, ou seja, exercícios suaves de flexibilidade e condicionamento do corpo. O Jûnan Taisô contribui para suplementar velocidade (habilidade) e sensibilidade necessária para a aplicação efetiva das técnicas do Taijutsu. A força é produzida através da flexibilidade. Os músculos e juntas são exercitados para acentuar suas qualidades de elasticidade natural, e não exagerar, esforçando ou distendendo como é feito em muitas modalidades marciais ou desportivas.
Em nossa sociedade ocidental tentamos excessivamente desenvolver qualidades físicas de forma forçada (não natural), levando o corpo além de suas limitações e necessidades a base de princípios “Duros”. Os exercícios básicos do Jûnan Taisô juntamente com uma dieta equilibrada proporcionam força, flexibilidade e uma saúde geral, até mesmo para as pessoas de idade avançada.
 
O sistema muscular pode ser desenvolvido de duas maneiras:

 
  • Músculos Fracos – pode-se fortalecer através de vigorosos exercícios repetitivos. Este tipo de exercício é caracterizado pela rápida contração e o relaxamento dos músculos e eventualmente produzindo uma sensação de fadiga localizada ou geral.
 
  • Músculos Retesados – podem tornar-se mais maleáveis (flexíveis) através de exercícios de extensão relaxados, popularmente conhecidos hoje pela versão contemporânea do YOGA Hindu, este tipo de condicionamento é caracterizado pelas posturas sustentadas por vários segundos, alongando os músculos e juntas, enquanto relaxa específicos músculos, permitindo estender até o limite natural para um corpo saudável.