日本刀の歴史 NIHONTÔ NO REKISHI (História da espada japonesa)

 

日本刀の歴史

NIHONTÔ NO REKISHI

(HISTÓRIA DA ESPADA JAPONESA)

 

Rock

 

Primitivas espadas de pedra.

As pessoas do período 縄文 Jômon produziram espadas de pedra para caçar, lutar e rituais religiosos. As espadas eram com extremidades cegas, impossível de cortar. Estas espadas eram principalmente usadas para apunhalar ou golpear.

 

 

 

bronze_sword

 

 

Espadas de bronze.
 

 

Foram importadas espadas de bronze da China e   substituíram as espadas de pedra. Elas eram usadas   para lutar e caçar. A alta qualidade na decoração das   espadas de bronze era um símbolo do status para os   aristocratas. Devido à relativa suavidade do bronze,  estas espadas não eram robustas e não podiam ser   afiadas corretamente. A alta taxa de corrosão não  permitiu a boa preservação. A única pista sobre os   guerreiros foi visto antes do período de 飛鳥 Asuka dos sobreviventes 埴輪 Haniwa.

 

chokuto

 

Espadas de aço (Período 飛鳥 Asuka, 538 - 710)


É acreditado que a arte de forjar espada de aço veio da China e Coréia, mas os detalhes são desconhecidos. Nós sabemos que no séc. V espadas de aço já foram feitas no Japão. Estas eram retas, com um único-fio chamado 直刀 Chokutô. Algumas pesquisas mostram também que essas espadas podiam ter fios duplos. O método de endurecer o aço que é tão típico das espadas japonesas foi somente usado no século VI.

 

 

 

 

 

 

Era de 平安  Heian (794 - 1184).

kogarasu

A era da espada reta durou até o século VIII. Então o estilo predom inante de guerra mudou da luta a pé a luta a cavalo. Foi para facilitar na luta a cavalo que as espadas foram encurvadas (o termo 反り Sori é usado para designar a curvatura de uma lâmina). Estas espadas de único-fio curvadas foram chamadas 太刀 Tachi. Havia muitas formas intermediárias entre Chokuto e Tachi. Os mais comuns destes eram 小鴉丸

nakago

 

 

Kogarasumaru (uma espada curvada, duplo-fio) e Kenukigatatachi. O termo 日本刀 Nipponto ou Nihonto (literalmente “espada japonesa”) normalmente é usado para espadas com curvatura. Por esta epóca também foi criado o método de forjar uma espada com superfície exterior dura e o interior macio. Foi também nesta época habitual ter a assinatura do artesão.

 

 

 

 

 

katana_ibuki

Era de 鎌倉 Kamakura (1184 - 1333)

No período de 鎌倉 Kamakura é conhecido freqüentemente por ser a idade dourada de Nihontô. Por ter um governador militar, este forçou quase to dos os melhores artesões a trabalhar para a corte e por isso a confecç ão das espadas nesta época alcançou um notável progresso.

As espadas típicas de Kamakura eram mais largas que antes, com pequena diferença na largura entre o topo e a base da lâmina. O 切先 Kissaki (a ponta) era freqüentemente do tipo 猪首 Ikubi, “pescoço de Javali”.

No fim do período de Kamakura teve as duas invasões dos mongóis (1274 e 1281) por Kublai Khan. O encontro com as armas novas e táticas dos mongóis demonstrou um pouco da fraquezas na Tachi. Por exemplo, a ponta era facilmente quebrada e não podia ser consertada. Estas experiências afetaram o desenho das espadas posteriores.

 

 

 

Era de 南北朝 Nanpokuchô (1334-1393)

Este foi um período de muitos conflitos e a guerra continua fez com que a necessidade na confecção por espadas alcançasse uma grande escala (Tendo também como conseqüência muitas espadas de má qualidade). Com os soldados a pé (足軽 Ashigaru), elevaram uma vez mais a importância das espadas muito longas, satisfatório para serem devastadoras quando usado com duas mãos. Alguns deste 大太刀 Ôdachi ou 野太刀 Nodachi tiveram lâminas de mais um metro de comprimento (120-150 cm). Algumas espadas com lâminas de mais de dois metros existiram, mas estas eram cerimoniais. Muitos destes Ôdachi foram encurtados depois e usadas como um 刀 Katana.

oudachi

 

 

Era de 室町 Muromachi (1394-1595)

 

Depois de um período curto de paz, batalhas como a de 応仁 Onin fez com que o país inteiro ficasse em um estado constante de guerra durante quase cem anos, as espadas desta era podem ser divididas a três grupos:

 

  • Início MUROMACHI (1394-1466)

Com o crescente uso dos exércitos, os soldados montados ficaram cada vez mais raros, e a força principal dos exércitos consistiu de Ashigaru (soldados a pé). Enquanto ainda foram feitos muitos Tachi, o tempo do Katana já estava aparecendo. Lâminas mais curtas eram mais fáceis de portar e mais rápidas para sacar. O Sori (curvatura da lâmina) aumentou como as lâminas confeccionadas e projetadas para ser usado a pé. A maioria das espadas era de 69,7 - 72,7 cm de comprimento e estreitando para a ponta. Se aproximando ao fim deste período quase todas as espadas produzidas eram 打ち刀 Uchigatana (espada de combate).

  • Metade MUROMACHI (1467-1554)

Como a mobilidade de tropas ficou estrategicamente mais importante, as espadas se tornaram mais curtas. A maioria das espadas fabricadas neste período era de 60-65 cm de comprimento e teve todo o comprimento da lâmina plana.

Este era o auge da Katana. A Katana é uma espada relativamente curta que é levada no 帯 Obi (faixa) com a extremidade cortante para cima. Deste modo é possível puxar a espada e cortar em único movimento. (A Tachi foi levada pendurada no quadri com a extremidade cortante para baixo).

Tachi

A necessidade sempre crescente para espadas também significou que todas as espadas não foram fabricadas com os mesmos altos padrões de qualidade. O termo 数打物 Kazu Uchimono foi usado para denotar as espadas produzidas em massa das espadas de qualidade. Nessa época chegou a ser exportadas 100 mil espadas a dinastia 明朝 Ming na China.

  • Fim MUROMACHI (1555-1595)

No 12º ano de 天文 Tenmon (1543) a face da guerra no Japão foi mudada. Este ano os portugueses apresentaram armas de fogo pela primeira vez ao Japão.

Imparcialmente as recentes armas não seriam tão necessárias, pois levava muito tempo para as carregar. 織田 信長 Oda Nobunaga os usou com grande efeito na batalha de 長篠 Nagashino em 1573. As tropas montadas do 武田氏 clã Takeda (conhecidas por ser o melhor no país) foi dizimada rapidamente por um grupo de pistoleiros.

As tropas montadas eram impotentes. O campo de batalha pertenceu a formações apertadas de Ashigaru, armado com armas. A armadura ficou pesada e grossa para proteger de balas. Adequadamente as espadas ficaram mais longas, mais pesadas e mais robustas para competir com a armadura.

Quando Oda Nobunaga caiu finalmente, o país foi unificado por 豊臣 秀吉 Toyotomi Hideyoshi, e a longa era de guerra terminou.

 

Era de 江戸 Edo (1596-1867)

Época que foi criado uma sociedade feudal centralmente governada que durou virtualmente inalterado por centenas de anos.

As espadas se tornaram mais refinadas por esta época. As matérias-primas ficaram disponíveis mais facilmente e os ferreiros puderam trocar habilidades e experiências. No período 元禄 Genroku (1688 – 1704) a fabricação de espadas foi um negocio próspero, sendo usado muitos metais de cores variadas para produzir uma decoração mais estética as espadas. Assim as espadas se tornaram algo mais relacionadas à situação social do guerreiro e parte dos costumes, do que arma para combate.

Como a diferença entre as espadas produzida antes e durante o período de Edo é tão grande que as pessoas diferiram de “espadas velhas” e “espadas novas”.

 

As espadas são divididas freqüentemente por idade:

 

上古刀 Jokôtô (espadas antigas) - 795

古刀 Kôtô (espadas velhas) 795 - 1596

新刀 Shintô (espadas novas) 1596 - 1624

新々刀 Shinshintô (espadas mais novas) 1624 - 1876

現代刀 Gendaitô (espadas contemporâneas) 1876-1953

新作刀  Shinshakutô (espadas modernas) 1953 -

Como um longo período de guerra foi substituído por longo período de paz, um grande número de Samurai se achou repentinamente redundante. Muitas das escolas de 剣術 Kenjutsu nasceram por esta era. (Acredita-se que tiveram mais de 600 escolas diferentes).

 

Tempo moderno (1868 -)

Nihontou

Quando shogunato de 徳川 Tokugawa caiu finalmente, o imperador 明治 Meiji levou o poder, começou o tempo de modernização conhecido como restauração Meiji. O Samurai foi privado do seu privilegio antigo - inclusive o direito de portar o 大小 Daishô, o par de espadas que tinha sido o símbolo de sua classe.

Sem mercado para espadas as maiorias dos ferreiros tiveram que achar alguma outra fonte de renda. Com crescente militarismo e fim das guerras espadas foram uma vez mais necessárias, a maioria destas foram produzidas em massa nas fábricas.

Um golpe adicional veio quando os americanos proibiram a fabricação de espadas depois que os Japoneses perderam a guerra. Também aproximadamente 400 mil espadas historicamente e artisticamente importantes terminaram no E.U.A. A arte da espada japonesa estava na beira de extinguir.

Afortunadamente em 1953 as fabricas de espadas se tornaram legalizadas novamente e a tradição quase morta ainda pode ser reavivada. Ainda havia os velhos mestres vivos que poderiam ensinar a próxima geração. Atualmente há poucos ferreiros em atividade, produtoras de espadas que se igualam até mesmo em beleza e qualidade, ou melhor, que as produzidas no passado.

Evolução e mudanças do Katana:

Evol_katana