根来衆と雑賀衆 NEGOROSHŪ TO SAIKASHŪ
As armas foram introduzidas no Japão em 1543. 根来寺 Negoroji, um templo em 和歌山 Wakayama, foi o primeiro a introduzir. Havia também um grupo de 傭兵 Yōhei1 (mercenários) cuja força principal eram as armas.
O Templo Negoroji na cidade de 岩出 Iwade é o templo principal da 新義真言宗 Shingi Shingonshū (seita Shingi Shingon), um ramo da seita Shingon. Diz-se que começou como um templo chamado 小伝法院 Shoden Hoin construído no 高野山 Koyasan (monte Koya), um 高野山 Sōhonzan (templo principal de uma seita budista). Seu fundador foi 覚鑁 Kakuban em 1130, e mudou para sua localização atual em 1140 (Localizada no norte da província de Wakayama), tornando-se um grande templo com um território de templo de 720.000 石 Koku (unidade tradicional de volume, aprox. 180,4 litros) durante o período 戦国 Sengoku.
津田監物 Tsuda Kenmotsu, um monge do Templo Negoroji, trouxe técnicas de 鉄砲 Teppō (armas) e 火薬 Kayaku (pólvora) de 種子島 Tanegashima2 e pediu a um ferreiro em 門前町 Monzencho (cidade originalmente construída em torno de um templo ou santuário) que as fizesse. Diz-se que a arma fabricada nesta época foi a primeira arma produzida nacionalmente.
O 僧兵集団 Sōhei Shūdan (grupo de monge armados) do Templo Negoroji foi chamado de 根来衆 Negoroshu, e diz-se que a sua força militar chegou a 10.000 homens. Além disso, naquela época, em Wakayama, havia também um grupo chamado 雑賀衆 Saikashū, cuja principal força eram as armas. Eles eram originalmente um grupo nativo de 雑賀庄内 Saika Shonai (atual cidade de Wakayama) e teriam sido um grupo mercenário com até 8.000 armas. Além disso, como a 熊野水軍 Kumanosuigun (Marinha de Kumano) estava ligada à área, não só a navegação e o comércio floresceram, durante emergências, também atuou como 水軍 Suigun (força naval).
A relação entre o Templo Negoro-ji e o povo Saiga era boa, e os residentes do lado Saiga às vezes construíam 塔頭 Tacchū3 (subtemplos) no Templo Negoroji. Também existe a teoria de que as armas utilizadas foram repassadas pelo Negoroshū.
As armas, que se tornaram populares durante o período 戦国 Sengoku (aprox. 1467-1568), são conhecidas como armas que mudaram a própria natureza da guerra. Elas podem aplicar uma força de ataque à distância que tornam as armaduras quase inúteis e, com certo treinamento, pode ser usado até mesmo por quem tem pouca experiência em combate. Seu poder superou o das espadas, lanças e arcos, e ficou conhecido como uma arma terrível.
Por outro lado, por ser de difícil fabricação e por exigir pólvora, o que exigia rotas e habilidades especiais para obter matéria-prima e prepará-la, muitos comandantes militares inicialmente ficaram céticos quanto ao seu uso em combate. Existe a teoria de que 織田信長 Oda Nobunaga foi o primeiro a usar armas de forma organizada e com sucesso, mas é bem sabido que elas eventualmente se tornaram armas essenciais na era Sengoku.
- Estes são os 家紋 Kamon (emblema de família) o 三つ柏 Mitsukashiwa (três folhas cipreste) referente a
- Negoroshū e o 八咫烏紋 Yatagarasu (corvo com três pernas) referente ao Saikashū.
- É importante esclarecer que o termo Yohei (mercenário) é colocado de forma a indicar qualquer profissional que trabalhava por recompensa, assim também incluíam bandoleiros, 浪人 Rōnin e espiões 忍び Shinobi, ficando difícil correlacionar precisamente.
- 種子島 Tanegashima é uma ilha situada ao sul de Kyushu, no sul do Japão, e faz parte da Prefeitura de 鹿児島 Kagoshima. Segunda maior ilha situada no arquipélago 大隈 Ōsumi Seu nome foi usado para nomear as armas de fogo arcabuz por ser o local do primeiro contato conhecido entre Europeus e Japoneses, em 1543.
- Templo menor no terreno de um templo principal ou pequeno templo Zen construído para comemorar a morte de um sumo sacerdote.