budou_kisou

 

Budô no Kisô significa as maravilhosas características do caminho marcial ou, podemos entender como os fundamentos filosóficos do Budô.

No Budô, existem muitos conceitos básicos usados no treinamento diário. Porém, esses mesmos conceitos que são, no início, apenas termos usados na prática marcial de forma física, serão mais tarde, conceitos para o refinamento do praticante, uma analogia da vida.

A filosofia do Budô está na busca constante do aperfeiçoamento pessoal, autoconhecimento e na contribuição pessoal para fazermos um mundo melhor.

Os procedimentos próprios da disciplina nas artes marciais, muitas vezes fogem à compreensão dos iniciantes, principalmente os ocidentais, mas é importante procurar entender e praticar estas formas (型 Kata) de conduta para formar o caráter e entendermos que a disciplina será a vereda da liberdade.

As pessoas que procuram as artes marciais tradicionais, buscando as disciplinas de refinamento espirituais e filosofia, devem entender que, se  não tiverem determinação, perseverança e resistência a todos os adversos que surgirão em sua prática, e também em relação a sua vida pessoal, não alcançarão uma compreensão desses princípios. Somente o 修行 Shugyô (treinamento austero e constante) e 真心 Magokoro (sinceridade e devoção) com o Budô, ou seja,  não esperar nada em troca, aceitando o Budô realmente como um caminho, e não como um atividade, que começarão a caminhar na via do maravilhoso mundo do 識の世界 Shiki No Sekai (Universo da sabedoria).

Quando escolhemos entrar no mundo do Budô, estamos escolhendo a responsabilidade de carregarmos tradições seculares e, com isso, estamos nos comprometendo a caminhar na mesma via que muitos guerreiros e mestres seguiram com tanta fé e determinação.

Eu aprendi com meu Sensei que, nessa vereda existem muitas barreiras, dificultando nossa caminhada. Essas dificuldades são na verdade, provações que mostrarão se estamos preparados para continuar esse misterioso caminho.  E quando não seguimos de forma sincera o caminho escolhido, sentiremos como se alguém tivesse puxado o tapete sob nossos pés e cairemos.

Existe um ditado que diz: 七転び八起き Nana Korobi Yaoki

“Se caio sete vezes, oito me ergo”.

Quando nos levantamos de uma queda e continuamos a caminhada, estamos colocando em prática os conceitos filosóficos que aprendemos no Budô e, naturalmente, o Budô será integrado a nossa vida, bem como, a nossa vida será o Budô.


頑張って下さい

Ganbatte Kudasai