過現未 KAGENMI
(Passado, presente e futuro)
Na obra 五輪の書 Gorin No Sho creditado ao espadachim Miyamoto Musashi, relata na seção 火 Ka (Fogo):
Existem três maneiras de tomar a dianteira em relação ao adversário.
- A primeira é aquela em que você toma a iniciativa de atacar o inimigo. Chama-se 懸の先 Ken No Sen, iniciativa de ataque.
- A segunda é a que se toma no momento em que o adversário ataca. Denomina-se 待の先 Tai No Sen, iniciativa de expectativa.
- A terceira se dá quando você e o inimigo atacam simultaneamente. É chamada 躰々の先 Taitai No Sen, iniciativa mútua.
Provavelmente, a partir desse conceito estratégico relatado nessa obra, muitas disciplinas marciais, principalmente as Gendai Budô (modalidades marciais modernas) esportivas, empregaram esse princípio sobre como se antecipar diante de um ataque, mas, geralmente usando os termos Sen No Sen, Go No Sen (Tai No Sen) e Sensen No Sen:
- 先の先 Sen No Sen: reação antecipando a ação ou iniciativa
- 後の先 Go No Sen: reação após a ação ou iniciativa
- 先々の先 Sensen No Sen: refere-se à ação mutua,
Atualmente veremos diferentes interpretações para esses conceitos. Se compararmos as duas formas, veremos que existem diferenças e para melhor compararmos, colocarei em seguida analogicamente ambos:
先の先 Sen No Sen é relacionado ao 懸の先 Ken No Sen. O Sen No Sen representa a antecipação a ação ou iniciativa, assim entendemos que quando o adversário esboça iniciar a ofensiva, agimos com a reação. Já no 懸の先 Ken No Sen, a iniciativa de ataque é tomada mesmo antes do adversário esboçar a ação.
後の先 Go No Sen é reação após a ação ou iniciativa, ou seja, quando o adversário já iniciou a investida, reagimos com um contra golpe. No 待の先 Tai No Ken a interpretação é semelhante, porém com uma antecipação maior, não esperando o termino do ataque.
先々の先 Sensen No Sen e 躰々の先 Taitai No Sen ambos referem-se a ação mútua dos combatentes.
Independente da forma combativa, seja com armas com ou sem, é muito sútil e de difícil percepção a diferença temporal de cada um desses métodos. Porém, tanto a forma original mostrada no 五輪書 Gorin no Sho como as suas sucessoras, usadas atualmente, gosto de empregar um paralelo ao conceito de 過現未 Kagenmi (passado, presente e futuro) para facilitar a compreensão desse método.
Assim:
Sen No Sen representa o 未来 Mirai ou Futuro;
Go No Sen representa o 過去 Kako ou Passado;
Sensen No Sen representa o 現在 Kenzai ou Presente.
De tal modo, os três princípios sempre indicam uma ação ou reação em três estado do tempo: antes, depois e agora.
O grande mestre 初見良昭 Masaaki Hatsumi usou a citação “Arte Martial da distância”, para definir as disciplinas transmitida por ele. Seria simples e até fácil rotular essa definição como apenas o domínio da distância combativa entre os oponentes. Mas, obviamente seu significado é mais profundo e para alcançar um entendimento adequado dessa definição, que considero esplêndida, devemos refletir de forma mais ampla sobre o assunto.
No meio Martial, a distância geralmente é definida como 間合い Maai, que no dicionário encontramos como: intervalo, pausa, alcance, tempo adequado, oportunidade apropriada, distância entre dois corpos, etc, e quando traduzido literalmente os caracteres de forma desmembrada, temos 間 Ma: espaço (entre), lacuna, intervalo, distância, extensão, período de tempo (durante, enquanto), duração, intervalo, entre (duas partes ou coisas), etc, e 合い Ai: reunir, fundir, unir, encontrar, encaixar, combinar, adequar, concordar com, estar correto, etc, Com isso, pode ser traduzido como “estar em consonância com o espaço ou período de tempo”, e no qual prefiro definir como 空間認識 Kukan Ninshiki (Consciência, percepção espacial).
O 空間 Kûkan (espaço) é um componente da existência material e o 出会い Deai (encontro, confluência, mas geralmente usado para designar o tempo), a sequência das transformações da matéria. De tal modo, o espaço e o tempo passam a ser concepções indissociáveis.
Quando usamos o deslocamento no espaço nas artes marciais fazendo um 体捌き Taisabaki (controle do corpo, tbm. definido como esquiva) para uma defesa ou avançando para aplicar um ataque estamos unificando vários elementos.
O Maai ou consciência espacial é a habilidade cognitiva essencial para perceber o nosso relacionamento com o entorno ao seu redor ou externo (表 Omote) e com você mesmo ou interno (裏 Ura). Essa percepção espacial cria representações sobre nosso espaço através de sentimentos, noções sobre nosso corpo, como o posicionamento e a orientação. Espaço é tudo aquilo que nos rodeia: objetos, elementos, pessoas, etc. O espaço também faz parte de nosso pensamento, pois é o lugar onde reunimos todas as nossas experiências.
Quando em um combate controlamos nossa distância diante do adversário, estamos intrinsicamente controlando nosso tempo de reação, no entanto há outros componentes que podem influenciar a ação, como por exemplo, a 速力 Sokuryoku (velocidade), que pode subjugar a distância, assim como o uso da 力 Chikara (força física) em relação a um 技 Waza (técnica). Esses são exemplos de uma tendência natural de usarmos nosso comportamento primitivo usando as respostas instintivas como o vigor e jovialidade para subjugar as habilidades que geralmente não foram alcançadas, mas, que poderão ser desenvolvidas com a experiência no decorrer da prática, de tal modo, quando falamos sobre a importância da percepção, que inclui no caso de um combate, a leitura do ambiente e de nosso oponente para que não sejamos pegos nessa armadilha, como ensina o conceito 万変不驚 Banpen Fugyô (dez mil mudanças sem surpresa).