据物斬り SUEMONOGIRI

tameshigirii

据物斬り

SUEMONOGIRI

(Testando corte em cadáveres de criminosos)

Este trabalho foi realizado desde o período 桃山 Momoyama até o período 江戸 Edo para 試し斬り Tameshigiri ou testar o 切れ味 (habilidade de corte ou afiação) e desempenho das espadas.

Com base nos resultados, as espadas foram forjadas para torná-las ainda mais resistentes e cortantes, e uma tabela de afiação foi criada que classificava o grau de habilidade de corte. E provavelmente deve ter sido popular entre os Samurai porque eles queriam uma espada mais afiada.

Como resultado, por exemplo, se três corpos fossem empilhados uns sobre os outros e todos eles fossem cortados ao meio, as palavras 三ツ胴 Mitsudō (três troncos) seria escrita na 茎 Nakago (haste) em incrustações de ouro, fazendo parecer que a 武勇伝 Buyūden (lenda da destreza da espada, saga heroica) estava sendo adicionada à espada como um valor agregado. (Aliás, o máximo de corpos cortados relatado da história foi 7 troncos) e este pode ser um bom exemplo que comprova a popularidade de espadas afiadas quando testadas.

A forma como essa lista de desempenho do fio das espadas surgiu, foi cortando cadáveres de 罪人 Zainin (criminosos). Parece que observaram cuidadosamente o torso e a forma como os ossos foram cortados para avaliar o quanto haviam sido cortados.

No início, o corte experimental era realizado pelos próprios 大名 Daimyō (senhores feudais) ou, como no 試し道場 Tameshi Dôjô (sala de treino de corte experimental) do clã 会津 Aizu, qualquer pessoa da família poderia fazê-lo, desde que seguissem as regras estabelecidas.

No entanto, à medida que o mundo se tornou mais pacífico e o número de pessoas que realmente usavam espadas diminuiu, pessoas especializadas em espadas apareceram por ordem do shogunato 徳川 Tokugawa e permaneceram ativas até por volta de 1870. (山野嘉右衛門 Yamano Kaemon do início do período Edo era famoso. Mais tarde, 山田浅右衛門 Yamada Asaemon apareceu como um discípulo e, a partir de então, as pessoas que experimentaram a espada por gerações se autodenominariam Yamada Asaemon.)

O método de fazer tal corte experimental e o cabo no qual a lâmina foi usada foram encontrados em um livro chamado 古今鍛冶備考 Kokon Kajibikō (livro de avaliação de espadas), que pude ver em uma exposição em um museu de espadas anterior.

Para unificar o método de corte, parece que foi estabelecido o procedimento de colocar o cadáver em cima de um monte de terra, e o movimento do corte era de balançar amplamente a espada levando-a nas costas e após em direção ao chão, conforme mostrado abaixo.

tameshigiri

Nessa época, muitas pessoas podem pensar que a lâmina estava presa a um Koshirae comum, mas parece que, pelo menos a partir de uma certa época, a lâmina estava presa a um 柄 Tsuka (cabo) exclusivo chamado 切り柄 Kirie.

tsuka3

tsuka

O 柄 Tsuka possui uma estrutura na qual o 目釘 Mekugi pode ser fixado em vários lugares para que várias lâminas possam ser combinadas.

O fato de haver um encaixe de metal ao redor do cabo parece dar uma boa ideia da quantidade de tensão colocada no cabo durante o corte experimental. Se algo assim não estiver preso, a madeira pode quebrar.