二王一派 NIOU ICHIHA

Kajiya

二王一派 NIOU ICHIHA

UMA TRADIÇÃO SECULAR DE FERREIROS

 

Se pesquisarmos, encontraremos trabalhos de vários 鍛冶 Kaji (ferreiros), incluindo o representante 五箇伝 Gokaden* e escolas de vários lugares. Se compararmos, muitas são parecidas, embora sejam de regiões diferentes. Isso porque, os ferreiros e as novas técnicas viajam de um lugar para outro, as espadas às vezes podem parecer semelhantes, mesmo que tenham sido feitas em áreas diferentes durante a mesma época.

É sabido que existiu em 玖珂 Kuga, província de 周防 Suō (antiga província localizada no sudeste da atual Prefeitura de 山口 Yamaguchi), desde o final do período 鎌倉 Kamakura até o período 室町 Muromachi, por volta da era 元久 Genkyū (1204-1206) um grupo de ferreiros chamado 二王一派 Niou Ichiha fundado por 二王三郎清綱 Niou Saburō Kiyotsuna. Esse floresceu especialmente durante o período Muromachi, e continuou ininterruptamente até a nova era das 新刀 Shintō (espadas modernas) do período 江戸 Edo.

Apesar de pouco conhecido, comparado com 備前 Bizen, que também fica na 山陽道 Sanyōdō (termo japonês que denota tanto uma antiga divisão do país quanto a estrada principal que o atravessa), parece ser sem importância e quase não se encontra lâminas deles.

Acredita-se que escola Niou era do 大和寺 Yamatodera (Templo Yamato). Parece que isso ocorreu porque, no passado, havia muitos templos Yamato em Suo e havia muita interação com os ferreiros Yamato.

大和伝 Yamatoden atuava no centro político da província de Yamato (atual província de 奈良 Nara) e, como resultado, sua ascensão e queda sempre foram influenciadas pela política da capital. As 大和五派 Yamato Goha (cinco escolas Yamato), cujos nomes permanecem como ferreiros Yamato, incluem a escola 千手院 Senjuin, a escola 当麻 Taima/Taema, 尻懸 Shikakeha, 手掻 Tegaiha e 保昌 Hoshoha. As espadas japonesas feitas pelos ferreiros Yamato são chamadas de “大和物 Yamatomono”, e produziram muitos mestres artesãos e são amplamente conhecidas por criarem muitas espadas famosas.

Diz-se que as espadas Yamato eram usadas principalmente para a preparação de 僧兵 Sohei monges guerreiros, e que muitas vezes eram retas para enfatizar a força (existem várias teorias sobre qual método de forjamento e tratamento térmico (刃文 Hamon) eram superiores em termos de força). Da mesma forma, Niou parece ter muitas 直刃 Suguha (tbm. Chokutō) ou lâminas retas, com aparência prática e simples, e está na categoria lisa.

A principal característica da 本刀 Hontō (espada japonesa) da tradição Niou, é o 大磨上 Ōsuriage (o comprimento do 茎尻 Kukijiri ou final do 中子 Nakago encurtado a tal ponto que a 銘 Mei assinatura seja removida), isso leva a encontrarmos comumente peças 無銘 Mumei (sem assinatura).

Diz-se que uma importante espada, confeccionada por Niou Kiyotsuna, pertencia ao 内藤氏 clã Naito. O clã Naito era uma família poderosa que floresceu no Japão medieval com fortalezas em todo o país, incluindo 周防 Suō e 長門 Nagato.

O nome da tradição de ferreiros 仁王 Niou, que também é escrito 二王, como encontrado assinado nas lâminas, pode representar os deuses guardiões do budismo que ficam na entrada dos templos budistas, dois Devas (uma das subdivisões do panteão hindu), e no qual é indicado na estória seguinte:

Há muito tempo atrás, quando o templo 仁王堂 Niodo perto da oficina do ferreiro pegou fogo, o fundador da escola Niou, 清綱 Kiyotsuna, usou sua 太刀 Tachi (espada longa) para cortar a corrente que estava trancando o Templo para salvar a estátua de Niou, daí o seu nome.

Porém existe outra teoria diferente, diz-se que como os ferreiros viviam em 仁保庄 Nihosho (província de Suō), e o caractere 仁 Ni é o mesmo usado para Niou. O nome do lugar Niho ainda permanece na cidade de Yamaguchi. Esta teoria parece ser a mais popular, no entanto a lenda anterior é mais romântica, rsrs.

Existem muito poucas espadas assinadas por ferreiros 二王 Niou, porém não é impossível encontrá-las. No entanto, existem dois extremos: é extremamente caro e acessível se você se esforçar o suficiente para encontrá-las.

Pesquisando os ferreiros da tradição Niou, descobriremos que mesmo na província de 山口 Yamaguchi haviam muitas 古刀 Kotō (espadas antigas) na região de 周防 Suō e 新刀 Shintō (espadas modernas) na região de 長門 Nagato (antiga província localizada a oeste da atual Prefeitura de Yamaguchi).

Muitos nomes de ferreiros da tradição Niou por todos esses séculos assinaram várias lâminas, como 清貞 Kiyosada, 清長 Kiyonaga, 清鎮 Kiyoshizu, e até casos como assinaturas conjuntas como do pai Kiyoei e filho Kiyomi e devemos entender que especificar características nas obras dessa tradição é muito difícil, pois muitas dessas características mudaram dependendo do período e região.

 

*Os Gokaden são 大和伝 Yamatoden (Prefeitura de 奈良 Nara), 山城伝 Yamashiroden (Prefeitura de 京都 Kyōto), 備前伝 Bizenden (Prefeitura de 岡山 Okayama), 相州伝 Sōshuden (Prefeitura de 神奈川 Kanagawa) e 美濃伝 Minoden (Prefeitura de 岐阜 Gifu).