魚拓 GYOTAKU

Gyotaku

 

魚拓 GYOTAKU

 

魚拓 Gyotaku é a arte de fazer gravura de peixes que se originou no período Edo do Japão (1603-1868), mas hoje é praticado em vários locais do mundo. Antes que a fotografia permitisse que um pescador registrasse e exibisse o tamanho de sua captura, o Gyotaku preservava a impressão de sua valiosa captura muito depois de o peixe ser consumido.

O termo Gyotaku pode ser traduzido como "esfregar peixes", é uma forma tradicional de impressão ou fricção de peixes japoneses, uma forma de impressão da natureza usada pelos pescadores para registrar suas capturas. Foi usado com o propósito de capturar os atributos físicos de um peixe em um tempo e lugar onde a fotografia ainda não estava disponível, especialmente sobre o mar agitado.

Old gyotaku

Este é o Gyotaku mais antigo conhecido criado por Masakuni, um pescador.
Está alojado no Museu da Cidade de 福岡 Fukuoka, na ilha de 九州 Kyûshû, no sul do Japão.

 

À medida que a prática passou a ser notada pelos senhores feudais, as estampas tornaram-se mais elaboradas e foram embelezadas com cores adicionadas e pequenos detalhes. Pescadores e artistas começaram a assinar seus trabalhos com 判子 Hanko (carimbo de assinatura que geralmente é feito em tinta vermelha) para reivindicar a peça como sua. O Daimyô Sakai Tadayuki, que governou o Domínio de 小浜 Obama, ficou tão impressionado com a forma dessa arte que contratou artistas-pescadores para trazer-lhe as melhores gravuras que pudessem criar a partir dos peixes no Mar do Japão. Os Sakai foram identificados como um dos 譜代 Fudai ou clãs daimyō internos que eram vassalos ou aliados hereditários do clã 徳川 Tokugawa.

Com a queda do Shoogunato Tokugawa no final do período Edo e a rápida modernização que se seguiu, o Gyotaku caiu no esquecimento, mas vive até hoje no Japão e é apreciado por pescadores de todo o mundo como uma forma criativa de preservar suas valiosas capturas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Avc4WHG7arQ