Hanaf

花札

HANAFUDA

 

O 花札 Hanafuda, literalmente traduzido como “cartas de flores”, é um jogo de baralho japonês antigo que sofreu várias personificações modernas. O nome Hanafuda não recorre a um único jogo específico, foram criados vários jogos diferentes do baralho de Hanafuda original, e cada jogo recebeu seu próprio nome distintivo, mas são referidos frequentemente pelo título genérico de Hanafuda.

O Hanafuda tradicional tem 48 cartas divididas em 12 naipes, um para cada mês do ano. As quatro cartas de cada mês japonês inspirado em temas da natureza, como as flores de cereja em março ou Acer em outubro. Os fabricantes de baralhos modernos tiveram algumas liberdades com as ilustrações tradicionais, e o Hanafuda contemporâneo usa uma longa variedade de estilos de animação, e até mesmo incorpora caráter não tradicionais. 

O jogo de cartas teve sua primeira aparição no Japão no período 室町 Muramochi, com os intensos contatos com Missionários europeus, que levaram a influência do cristianismo e os 種子島 Tanegashima (um tipo de mosquete) havia se tornando a arma de combate principal. 織田信長 Oda Nobunaga estava muito interessado nos produtos europeus, assim como 豊臣秀吉 Toyotomi Hideyoshi e 徳川家康Ieyasu Tokugawa depositaram grande importância no comércio exterior.

Os documentos relatam a etimologia da palavra 歌留多/骨牌/かるた Karuta (carta), indicando o jogo de cartas em Português. Acredita-se que o jogo de cartas, levado pelos europeus, era o Hombre, L'Hombre ou Hombre Renegado, que surgiu na Espanha no inicio do século XVII, como uma das variações de quatro versão de jogos. Estas versões de jogos espalharam-se pela Europa e permaneceu popular como um dos primeiros jogos de carta até o final de do século XVIII. Embora o L'Hombre desaparecesse eventualmente, ainda permanece popular na Dinamarca, e é jogado amplamente em vários países sul-americanos onde é conhecido como Rocambor.

Em pouco tempo o Karuta já havia se tornado popular no Japão. O baralho continha 48 cartas com 4 naipes e numerações e figuras como conhecemos. No entanto, obter o baralho estrangeiro não era difícil, em pouco tempo surgiram fabricantes japoneses que improvisavam seus próprios baralhos pintados à mão. Foi no período 江戸Edo, mesmo contradizendo a atitude inicial de Tokugawa em relação ao comercio exterior, que o governo do Japão adotou uma política extremamente nacionalista nesse período (1603 e 1868) da história, foi quando a sociedade japonesa esteve debaixo da regra do 幕府 Bafuku (Shogunato) de Tokugawa e dos 300 Daimyô regional do país. O período foi caracterizado através do crescimento econômico, ordem social rígida, políticas externas de isolamento, polícias, administração floresta sustentável e prazer popular nas artes e cultura.

Hanaf2A interdição dos jogos estrangeiros de cartas foi uma das muitas proibições desse período, e apesar daquela proibição, jogos clandestinos com cartas surgiram e permaneceram altamente populares. Para poder burlar a proibição durante o Shogunato, foram criados cartas novas, cada vez mais diferentes das originais, com desenhos diferentes. Por exemplo, um jogador anônimo projetou um jogo de carta conhecido como ウンスンかるたUnsun Karuta. Estas cartas foram adornadas com arte chinesa, cada uma descrevia os guerreiros chineses, armamento, armadura e dragões. Este baralho consistiu em 75 cartas, e não foram tão populares quanto os jogos de cartas Ocidentais tinham sido, simplesmente por causa da dificuldade da familiarização com o sistema. Um dos mais populares destes baralhos surgiu no início do século XVIII, e ficou conhecido como めくりかるた Mekuri Karuta. Tempos e tempos jogos com um baralho de cartas com desenhos particulares ficavam muito populares, o governo proibia esses cartas que então iniciavam a criação de um novo. Este jogo de gato e rato entre o governo e os jogadores rebeldes resultou na criação de muitos desenhos discrepantes. Mas, com a fiscalização restringindo e dificultando os jogos, os fabricantes decidiram inventar um baralho tão distinto e que pudesse ser utilizados nos jogos tradicionais japoneses, que não haviam sido banidos. Desta forma, o governo não poderia abolir estes baralhos sem eliminar os jogos tradicionais, ainda bastante queridos pela nobreza. Assim, na metade do século XIX surgiu oHanafuda, que acabou se tornando o único baralho japonês sobrevivente, mesmo quando as leis que proibiam os baralhos foram revogadas em 1885.

Embora a origem do Hanafuda seja antiga, pode ser vista a influência de longo alcance das cartas de flores em várias referências da cultura popular moderna. Hanafuda é a fonte de vários dos jogos de carta mais antiga e mais popular do Japão. Alguns variantes são: Koikoi こいこい八八花, Hachihachihana, 北海花 Hokkaihana, 越後花 Echigohana, 越後小花 Echigokohana, 越前花 Echizenhana, 金時花 Kintokihana ou 阿波花 Awahana, 奥州花 Ôshûhana ou 山形花 Yamagatahana, 花巻花 Hanamakihana, 備前花 Bisenhana.

Estas cartas são responsáveis pela fundação de uma das companhias de jogo mais prósperas da atualidade. Baralhos de Hanafuda foram os primeiros produtos oferecidos pela famosa fabricante de videogames Nintendo. No final do século IX, a corporação Nintendo foi fundada com o propósito exclusivo de produzir baralhos de Hanafuda pintadas à mão. Esta foi à fonte primária de renda deles durante quase cem anos.

O baralho do Hanafuda possui 48 cartas, mas inversamente ao baralho ocidental, que possui 4 naipes de 12 cartas cada, ele tem 12 naipes (famílias) de 4 cartas cada. Cada família representa uma flor ou folha diferente. As famílias não possuem nomes oficiais em outros idiomas, mas entre jogadores podem ser relacionadas aos meses do ano.

松 Matsu(Pinheiro) - 一月Ichigatsu (Janeiro)

1tuki

梅 Ume(Ameixeira) - 二月 Nigatsu (Fevereiro)

2tuki

  Sakura(Cerejeira) - 三月Sangatsu (Março)

3tuki

藤 Fuji(wistéria) -四月 Yongatsu (Abril)

4tuki

菖蒲 Shobu/Ayame(Íris) -五月 Gogatsu (Maio)

5tuki

牡丹 Botan(Peônia) - 六月 Rokugatsu (Junho)

6tuki

  Hagi(Lespedeza) - 七月 Shichigatsu (Julho)

7tuki

薄 Susuki(eulália) - 八月 Hachigatsu (Agosto)

8tuki

菊 Kiku(Crisântemo) - 九月 Kugatsu (Setembro)

9tuki

紅葉 Momiji(Acer) -十月 Jûgatsu (Outubro)

10tuki

柳 Yanagi(Salgueiro) -一月 Jûichigatsu (Novembro)

11tuki

桐 Kiri (Paulínia) - 十二月nigatsu (Dezembro)

12tuki

 

Particularmente, as cartas do Hanafuda são divididas em quatro tipos:

- カス Kasu (as menos valiosas) só trazem a figura da flor ou folha. Cada família tem doisKasu, exceto Novembro, que só tem um e Dezembro que tem três.

kasu

- 短冊Tanjaku(Faixas), cuja ilustração traz uma faixa vertical pendurada unido às flores. Nas famílias de Abril, Maio, Julho e Novembro esta faixa é vermelha e lisa (赤短Akatan), nas famílias de Junho, Setembro e Outubro ela é azul (青短Aotan) e nas famílias de Janeiro, Fevereiro e Março ela é vermelha com um poema escrito dentro (短冊Tanjaku).

tanzaku

 

- 種 Tane(Semente) traz uma figura distinta: Uguisu ou Rouxinol (Fevereiro), 不如帰Hototogisu ou Cuco (Abril), 八橋 Yatsuhashi ou Ponte (Maio), Chô ou Borboletas (Junho), Inoshishi ou Javali (Julho), Kari ou Gansos (Agosto), Sakazuki ou copo de Sake (Setembro), 鹿Shika ou Veado (Outubro), Tsubame ou Andorinha (Novembro).

tane

- 光 Hikari (Iluminado),são as cartas que chamam mais atenção, com as figuras mais bonitas: um Tsuru ou grou em frente ao Sol (Janeiro), Maku ou cortina em frente às flores de cerejeira (Março), Tsuki ou Lua cheia (Agosto), 小野道風Ono No Michikaze um homem caminhando na chuva com um guarda-chuva e um sapo (Novembro) e 鳳凰 Hôô ou fênix (Dezembro).

hikari

 

Imprima as cartas do HANAFUDA aqui.

Aprenda as regras do HANAFUDA aqui.