HATSUMI SENSEI CONTRA RIKIDÔZAN

 

HATSUMI SENSEI CONTRA RIKIDÔZAN


Durante uma aula de domingo no 本部 Hombu, Hatsumi Sensei estava mostrando técnicas contra 両胸取 Ryômune Dori (agarramento duplo da lapela). Ele fez questão de demonstrar estas técnicas em alguns dos estrangeiros de grande porte na sala. Sensei arremessou cada um facilmente e os fez gemer de dor.

Ele disse então que cada praticante que alcança um nível alto no Budô deveria poder derrotar qualquer lutador profissional. Não estava falando sobre o tipo de lutador profissional como vemos atualmente, com representações dramáticas ou em grande parte com lutas preparadas, mas ele estava recorrendo ao tipo de atletas e desafios que eram comuns durante a sua mocidade.

Hatsumi Sensei falou então sobre uma história do passado dele quando tinha aceitado com antipatia um desafio contra um do mais famoso desses lutadores, Rikidôzan.

Rikidouzan

[Rikidôzan originalmente se chamava 김신락 Kim Sinrak, nasceu em 14 de Novembro de 1924 no Sul de 함길도 Hamgyong, na Coréia ocupada pelos Japoneses. Ele se tornou filho adotivo da família 百田 Momota de fazendeiros da cidade de 大村 Omura, 長崎 Nagasaki. Inicialmente, quando ele era jovem treinou para ser um lutador de 相撲 Sumô. Ele se juntou a 二所ノ関部屋 Nishonoseki Beya (Escola de Sumô) e fez sua estréia em maio de 1940 com o 醜名 Shikona (nome de Ringue) de 力道山 Rikidōzan. Devido à discriminação contra coreanos pelos japoneses na ocasião, Kim Sinrak reivindicou que o seu nome era 百田 光浩 Momota Mitsuhiro. Foi chamado de "Pai do Puroresu" (プロレス Puroresu é um termo popular para o estilo ou gênero de luta profissional desenvolvido no Japão) e um dos mais influentes homens na historia do Wrestling. O termo Puroresu veio das palavras inglesas: “professional wrestling” que na pronúncia japonesa fica “purofesshonaru resuringu”. Ele foi creditado como precursor do esporte de luta profissional para o Japão quando o japonês precisava de um herói local para emular e louvar como um herói nacional. Rikidôzan teve a fama de lutador profissional no Japão semelhante ao lutador no como “Santo” no México, “Bret Hart” no Canadá, o “Big Daddy” no Reino Unido ou “Hulk Hogan” nos Estados Unidos. Em dezembro de 1963, Rikidôzan tinha defendido o seu Título Internacional prosperamente por 19 vezes, e nesse mesmo ano foi assassinado no dia 15 de Dezembro].


Por volta deste mesmo tempo havia um estrondo Ninja em andamento no Japão. O personagem Ninja estava aparecendo nas mídias por toda parte e Hatsumi Sensei estava em demanda nas entrevistas de televisão e procurado para demonstrações das suas perícias. Sensei nunca escondeu a sua idéia que não podem ser comparados real Budô e a Luta como esporte. Talvez ele disse algo em uma entrevista, talvez Rikidôzan estava buscando publicidade simplesmente desafiando e criticando o Ninja legendário.

Havia trocas de palavras e cartas de um lado para outro. Rikido-zan convocando Hatsumi Sensei basicamente para um desafio. Hatsumi Sensei escreveu a Takamatsu para aconselhá-lo. Takamatsu que é era um veterano de muitos tais desafios na sua mocidade, fala para aceitar o desafio e assim começou a treinar Hatsumi Sensei em como derrotar este oponente.

Uma semana antes da briga acontecer, Rikidôzan foi assassinado por um ヤクザ Yakuza em um sanitário público de uma boate de Strip-tease em Tokyo.

Aqui relatam duas versões do assassinato:

Riki_figth

[No dia 8 de Dezembro de 1963, enquanto saindo de uma boate de Tóquio, Rikidôzan foi apunhalado com uma lâmina encharcada com urina pelo gangster da Yakuza Katsuji Murata que pertenceu a 暴力団住吉一家 Boryokudan Sumiyoshi Ikka (nome de uma organização de criminosos). Segundo relatos, Rikidôzan agrediu e expulsou Murata do clube e continuou a festa, enquanto recusou buscar ajuda médica. Outro relato diz que Rikidôzan realmente chamou o seu médico logo após o incidente, e foi constatado que os danos não eram sérios. Ele morreu uma semana depois de Peritonite (inflamação no peritônio) no dia 15 de dezembro.]

Outro relato conta:

[Na noite 8 de dezembro, aconteceu a tragédia. Rikidôzan cujos interesses empresariais lhe colocaram em contato com um das numerosas gangues que dominavam a vida noturna de Tokyo, estava no sanitário público do New Latin Quarter (casa noturna) quando um gângster chegou. O gângster advertiu Rikidôzan, segundo relatos, para ficar fora deste território. Rikidôzan que nunca levou desaforo de qualquer pessoa lhe disse que fosse para inferno. Eles lutaram, e então um canivete de mola perfurou-lhe, e Rikidôzan se desmoronou perdendo muito sangue. Levado as pressas para o hospital, foi lhe falado que a ferida era secundária e curaria logo. Mas, uma semana depois, após sangrar abundantemente, ele morreu de Peritonite na idade de 39 anos.]

Hatsumi Sensei simplesmente declarou aos alunos que o lutador foi esfaqueado pela Yakuza. Sensei falou que foi uma fatalidade afortunada para ele, porque ele teria sido destruído provavelmente pelo lutador.

“È dito que os Ninjas fazem a sua própria sorte”.