Cidade Ninja é atração no Japão

A pequena cidade de Iga Ueno é a "terra dos Ninjas". Lá, até os vereadores fazem a sessão vestidos como os lendários guerreiros e o festival anual promove lançamentos inusitados como a tampa de bueiro Ninja

por Igor Nishikiori

mie

 

Em vez dos sisudos paletós e gravatas, 70 vereadores da Assembléia Municipal de Iga Ueno, na província de Mie, compareceram à sessão vestidos de Ninja. Isso mesmo. A atitude coletiva faz parte de uma ousada campanha de marketing para divulgar o tradicional Festival Ninja da cidade.


mie2O ponto alto ocorreu quando o presidente da sessão leu um projeto de lei escrito em um pergaminho, igual ao que era usado na época dos temidos guerreiros. Já é a terceira vez que os políticos locais realizam a tradicional sessão Ninja para atrair mais visitantes à região A cidade abrigou o surgimento do Iga-ryu, um dos mais famosos estilos Ninja. Desde então, ficou conhecida como a “terra dos ninjas”.

 


A escola de Iga era considerada a maior da era feudal - comparada apenas com a escola de Koga (Shiga). O local também foi lar do célebre ninja Hattori Hanzo no século 16, um dos mais cultuados até hoje. Envoltos por um ar de mistério e com fama de perigosos, os ninjas usavam técnicas de combate e espionagem. Sua arte marcial, o Ninjutsu, é uma filosofia de vida surgida há mais de mil anos. Nos dias de hoje, os Ninjas profissionais estão em extinção, mas as cidades como Iga Ueno querem ser um ponto turístico para divulgar suas raízes.


mie3

O Festival Ninja conta com lançamento de produtos bem-humorados, como o “macarrão Udon Ninja”, “café Ninja” e até mesmo a “tampa de bueiro Ninja”. O mais curioso é que na época do festival, a maioria dos habitantes saem de casa trajando roupas de Ninjas. Para tornar a fantasia mais real, muitos costumam portar espadas, Shurikens (estrela) e bandanas. Música e dança, simpósios e aulas de técnicas com os professores de Ninjutsu são outras atrações que agitam o festival.

 

Bueiro Ninja é uma das atrações da cidade


O tempo parou


Quem visita a pequena e isolada Iga Ueno tem a impressão de que o lugar parou na época dos Ninjas. A cidade manteve intactas algumas características de séculos anteriores. O imponente castelo de Ueno ainda remete ao tempo do shogunato. O castelo foi erguido por volta de 1608 pelo daimyo Todo Takatora, conhecido também como um excelente arquiteto. Mesmo com a sua reconstrução em 1935, o lugar conservou suas paredes feitas de madeira. Umas características marcantes da construção são seus muros de mais de 30 metros, considerados uns dos maiores do Japão.

A beleza do castelo serviu de cenário para o filme Kagemusha, do renomado diretor Akira Kurosawa. Outro local bastante conhecido é o Museu Ninja Yashiki, que mostra desde as armas e vestimentas dos guerreiros até uma demonstração da arte Ninjutsu. E para completar, a cidade também é conhecido por ser a terra natal de Matsuo Bashô, um dos maiores poetas de Haikai do Japão.


Reportagem retirada da revista Made In Japan